O Amigo Invisível / A História do Gato
Estou com uma semana atrasada de episódios do Sítio do Picapau Amarelo porque nem tive tempo de assistir semana passada… mas já aproveitei e vi os dois agora para comentar no blog, e foram ótimos. Totalmente distintos um do outro, ambos ricos em conteúdo, e souberam usar bem os personagens. O desenho é bonito e cativante, e os personagens foram igualmente valorizados, além do espírito da obra de Monteiro Lobato.
Em O Amigo Invisível, Pedrinho, Narizinho e Emília estão meio tristes com dona Benta e tia Nastácia, por nunca os deixarem fazer algumas coisas, por ser perigoso demais; após conhecer um garoto invisível, eles também se tornam invisíveis e podem fazer muitas outras coisas… mas eles descobrem que ser invisível para sempre não é o que eles querem, então precisam convencer o novo amigo a devolver a visibilidade para eles. Mas como pegar um garoto invisível que está fugindo?
Já em A História do Gato, tivemos a adaptação de uma das passagens de Reinações de Narizinho, em que o Gato Félix aparece no sítio, cheio de histórias mentirosas só para poder ganhar confiança e atacar o galinheiro durante a noite; compra uma boa briga com Visconde por isso tudo (e Emília não teve tanta participação no desenho quanto teve no livro), até ser desmascarado. Foi o episódio mais fiel e próximo ao livro que a série animada já produziu até o momento.
Ambos os episódios foram bons, e embora tenha gostado muito do visual e proposta das crianças invisíveis (e como o desenho foi tratado então), gostei especialmente do segundo episódio, por sua proximidade ao livro. Senti-me novamente como me sentia muitos anos atrás, quando lia as obras de Monteiro Lobato… e bateu aquela vontade de reler. Deixo o convite para os livros e a série animada, tanto para os fãs antigos (para matar a saudade), quanto para os novos, adentrando esse mundo do Sítio do Picapau Amarelo pela primeira vez… até mais!
Desses dois eu só tive oportunidade de assistir ao do Amigo Invisível. O do Gato Féix pode ser que eu assista essa semana. Pode ser que eu me engane, mas trocando de assunto, Gato Félix também é um gato preto com uma mala amarela, não é?
ResponderExcluirSim, sim também (:
ExcluirMas Lobato gostava de fazer essas coisas, colocando personagens como o Popeye em seus livros... (y)