Vamos falar de MUSICAIS na Broadway ^^
Jeff's
Log, Stardate... 15 de Janeiro de 2015.
Minha
viagem aos Estados Unidos está chegando ao fim, bem como minha
visita à Broadway. Mas valeu a pena! Valeu muito a pena ver
todos esses musicais... assistir ao vivo àqueles que sempre
foram meus favoritos, também ter a chance de conhecer aqueles
que eu sempre tive curiosidade mas nunca consegui assistir, e se
surpreender ocasionalmente, saindo do teatro ainda mais satisfeito do
que eu esperava. Embora as surpresas nem sempre sejam agradáveis.
Tendo visto 12 musicais (e hoje à noite eu ainda tenho mais
um, Cabaret, com Emma Stone,
então esse, infelizmente, vai ficar de fora dessa análise
geral do teatro em Nova York, mas possivelmente eu comento alguma
coisa em outra hora), acho que é a hora de colocar no blog uma
análise bem geral. Você verá as postagens no blog
no decorrer desse ano (explico certinho e faço uma agenda
abaixo), bem detalhadamente. Mas para você ter uma noção
do que vem por aí...
Tive
algumas agradáveis surpresas. Entre os musicais que me
surpreenderam, eu devo classificar Aladdin e
Nevermore. Também
coloco na lista de “surpresas” Mamma Mia
e If/Then, embora
obviamente os dois fossem bons... mas eram ainda muito melhores do
que eu estava esperando, então merecem essa citação
aqui.
Começando
de baixo para cima, os de que menos gostei: On the Town
e Les Misérables.
O primeiro, uma comédia clássica da Broadway,
extremamente antiga. Tem uma história bem gostosinha, é
divertido e tudo o mais, e eu gostei muito de várias músicas
e de cenas como aquela do Museu de História Natural, com o
fóssil de dinossauro dançando. Mas no geral, não
é dos meus musicais favoritos, não me envolveu como os
demais. E Les Misérables
que (e agora algumas pessoas me matam) me pareceu cansativo. Adoro a
história, os personagens são muito humanos, e vários
momentos memoráveis realmente me emocionaram, como você
vai perceber no meu texto! Mas simplesmente não é o meu
gênero preferido, e não foi um dos musicais que eu mais
adorei. Além de que cheguei em casa deprimido.
Chorei
naquela noite até dormir.
Depois,
algumas surpresas, como The Phantom of the Opera.
Eu conheço a história, eu adoro a história e
adoro as músicas – então acho que por isso eu
esperava um pouquinho mais. Embora o Fantasma tenha sido
impressionante, não foi completamente impactante como eu
esperava que fosse, e não me deixou arrepiado tantas vezes. E,
e me parte o coração ter que admitir isso, Wicked.
Não sei se porque eu sentei longe, se porque o teatro era
muito grande, mas enfim... pareci tão distante de tudo aquilo.
E não reclamo da Elphaba por não ser a Idina Menzel,
porque já vi outras atrizes excelentes no papel... mas a atriz
com quem eu vi não parecia alcançar as notas certas em
momentos tão importantes como The Wizard and I
e Defying Gravity.
Continua sendo uma experiência maravilhosa, continuo adorando
aquela história e aquelas músicas, e eu ainda saí
do teatro chorando (eu sou emotivo), mas talvez eu esperasse mais. E
ouvi vozes bem melhores em outros musicais.
Vamos
para Avenue Q: eu
adoro aquele musical! Mesmo que eu soubesse ele inteirinho e
conhecesse cada uma das piadas, ainda assim é um delicioso
momento de descontração. Não foi um dos melhores
que e u assisti ao vivo, mas foi um bom espetáculo. Depois
Matilda, que é
tão puramente adorável! Eu amo o livro de Roald Dahl, e
eu cresci assistindo àquele filme na Sessão da Tarde...
a menininha interpretando Matilda era linda, fofa e perfeitamente
adorável! Não tem como não se encantar, como não
se apaixonar... e cenas como When I Grow Up
realmente elevam nosso espírito, nos fazem suspirar, aplaudir.
Eu tive dificuldade em querer deixar o teatro. E The Book
of Mormon, que foi um musical
tão gostoso e tão divertido, mesmo que, como em Avenue
Q, eu soubesse tudo o que ia
acontecer e conhecesse as piadas. Ainda assim eu ri em todas, eu
aplaudi, eu vibrei. Foi ESPETACULAR! Adoro a música, a
sátira... só fiquei esperando o But Mostly Me
do Elder Cunningham no segundo ato.
Não
veio.
Não
estou colocando Nevermore
acima de Avenue Q, Matilda
ou The Book of Mormon,
mas é que vou usar esse parágrafo para falar de
surpresas – e Nevermore: The Imaginary Life and
Mysterious Death of Edgar Allan Poe
foi uma deliciosa surpresa! Adorei a maneira como eles contaram a
vida de Edgar Allan Poe, todas aquelas histórias que parecem
ficção escrita por ele, mas fizeram isso de uma maneira
sombria e bizarra, com figurinos excêntricos, e momentos de
puro susto! Ainda encheram o musical de referências às
suas obras, e foi uma delícia! Outra maravilhosa surpresa, e
esse foi um dos melhores musicais que eu vi
foi Aladdin. Toda a
produção, a perfeição daqueles figurinos,
a abundância de cor e brilho, aquelas músicas... também
aqueles atores espetaculares, que sabiam ser carismáticos, e
cantavam com vozes belíssimas, alcances espetaculares... um
evento marcante, um dos melhores musicais em cartaz na Broadway!
Jersey
Boys foi meu primeiro musical –
então pode ser que isso esteja atrapalhando o meu julgamento?
Não sei e não me importo. EU ADOREI. Incrivelmente
maravilhoso, músicas contagiantes, toda a diversão e
esplendor de um musical maravilhoso na Broadway! Mamma Mia
é aquela divertida história contagiante, repleta de
personagens carismáticos, e músicas que adoramos
diretamente do ABBA. Não tem como não se encantar, não
se apaixonar. Envolvente, gostoso, maravilhoso. Talvez o
melhor musical que eu vi.
Ou um dos três. Porque não vou escolher um. Mas é
maravilhoso, e eu queria muito ver novamente! E If/Then,
com a linda e adorada Idina Menzel: e tem um motivo para tudo isso.
Ela é espetacular. A sua voz, a sua atuação,
tudo realmente perrfeito. E o musical em si traz músicas
maravilhosas, e eu amo o drama inovador que ele propõe,
fazendo uma pergunta que todo mundo já se fez: e
se?
Falta
ver Cabaret,
é hoje à noite.
Quanto
à agenda, vamos lá?
Só
então para fazer sentido: músicas sobre os quais eu
nunca escrevi no On Broadway
ganham as postagens completas. Ou seja, dois textos sobre o musical,
mais uma Música da Semana, espalhadas ao longo de um mês
inteiro. Aqueles que já tiveram seus comentários
postados na seção, ganharão postagens especiais,
apenas uma postagem geral, mais uma Música da Semana, ao longo
de uma semana. E virão antes.
Assim,
começando pelos musicais que ganham um
texto
e uma Música da Semana:
Mamma
Mia – nos
dias 27 e 30 de Janeiro.The Book of Mormon – nos dias 03 e 06 de Fevereiro.
Matilda – nos dias 10 e 13 de Fevereiro.
Wicked – nos dias 17 e 20 de Fevereiro.
The Phantom of the Opera – nos dias 24 e 27 de Fevereiro.
Quanto
aos demais musicais, com dois
textos
e Música da Semana, no On
Broadway [ATUALIZADO]:
If/Then
–
nos dias 08, 13 e 22 de Março.Jersey Boys – nos dias 14, 22 e 31 de Maio.
Avenue Q – nos dias 14, 19 e 28 de Junho.
Les Misérables – nos dias 12, 17 e 26 de Julho.
On the Town – nos dias 09, 14 e 23 de Agosto.
Aladdin – nos dias 06, 11 e 20 de Setembro.
Nevermore: The Imaginary Life and Mysterious Death of Edgar Allan Poe – nos dias 11, 16 e 25 de Outubro.
Cabaret – nos dias 08, 13 e 22 de Novembro.
Comentários
Postar um comentário