Riverdale 1x08 – Chapter Eight: The Outsiders


“Do you have anything to do with Jason Blossom’s death?”
Para retornar de um breve hiatus, Riverdale traz um episódio em que se resolve parte da história de Polly Cooper, em um chá de bebê cheio de tensão que nos ajuda a entender um pouco mais da família. Enquanto isso, a construtora de Fred Andrews perde os seus funcionários para Clifford Blossom quando está prestes a começar a construção no drive-in e Archie, na expectativa de ajudar o pai, acaba descobrindo mais coisas sobre as Serpentes do Sul. O episódio começa nos relembrando da situação de cada um dos personagens. Polly sendo interrogada sobre o carro que pegou fogo e o seu conteúdo, como as drogas de Jason, e Archie divide um quarto com Jughead, e eles jogam videogame juntos como amigos e irmãos, e foi muito fofo… então surge a ideia de um Chá de Bebê para o bebê de Polly e Jason, e Alice, a louca, vai interrogar Betty e Veronica sobre sua filha…
E Betty é categórica!

“I think it's an amazing idea. You want to be loving and supportive like a normal grandmother? Then, great. Otherwise, stay away”

Tudo bem que há alguma razão em temer o Chá de Bebê, afinal de contas pode ser um banho de sangue de Blossoms versus Coopers, e eu não queria estar no lugar de Hermione, colocada por Veronica na missão de convencer Alice a vir (já que Polly quer a presença da mãe), mas é uma boa ideia… de algum modo. Enquanto o chá se organiza, os Andrews enfrentam problemas financeiros e, para ajudar o pai, Archie convoca uma equipe de amigos e ajudantes que incluem Jughead, Kevin e Moose, e se apresenta ao trabalho: “Your new crew, reporting for duty” – e eu devo dizer, CHEGOU A DAR UM CALOR. Mas em um dia de trabalho, as coisas já dão significativamente erradas, porque Moose termina o dia apanhando de pessoas misteriosas, que ameaça que continuará vindo bater neles enquanto eles continuarem a trabalhar.
Um verdadeiro terrorismo.
Inconformado com a situação, o Archie tenta fazer alguma coisa, e Jughead tenta impedi-lo de ir falar com as Serpentes, e nós sabemos o motivo – de todo modo, Betty diz que eles são traficantes de drogas (afinal de contas, a droga de Jason era, supostamente, um trabalho para eles), e Jug não gosta de ouvir como eles falam da equipe do pai… e quando Archie chega com os amigos ao Bar das Serpentes do Sul, a verdade vem à tona depressa: O PAI DE JUGHEAD É UMA SERPENTE. Bem, nós sempre soubemos disso, mas é um choque para o Archie, que interpreta que tudo isso que está acontecendo, então, é uma espécie de vingança pessoal dele contra Fred, por causa do que aconteceu entre eles no passado, quando eram sócios. Assim, ele chega ao Chá de Bebê visivelmente consternado, e acusa Jughead: “After everything my dad’s done for you”.
Foi triste. Gosto DEMAIS dos dois, ainda mais juntos, para vê-los se magoarem!
E o Chá de Bebê… um desastre, sim ou claro? Alice Cooper COMPARECE ao evento, e sua entrada foi acompanhada de tensão. Cheryl aparece com um mega presente e pedindo que seja a madrinha da criança (cargo que já é ocupado por Betty), e até a avó de Jason, que aprovava o casamento, apareceu! E disse umas coisas interessantes, como o fato de Polly estar esperando gêmeos… será? “A vovó tem demência e sangue cigano”. E é claro que, no meio de toda a confusão, Blossom e Cooper Mães se enfrentam e é tenso. Muito tenso. Mas eu gostei de como tivemos uma conversa franca das Cooper, na qual Polly colocou seus sentimentos para fora, como “We were supposed to be together. And you didn't let us have that, neither of you. And you know it cost Jason his life”, e então Polly conta sobre como o pai quis que ela abortasse a criança.
E Alice fica ensandecida. Mas vamos por partes. Primeiro, Jughead e Betty conversam sobre o pai dele, e ela decide que eles podem ir falar com ele, porque talvez ele saiba algo sobre o Jason, devido à droga que ele estava carregando como uma encomenda das Serpentes do Sul, e Jug enfrenta o pai bem diretamente, com um “Do you have anything to do with Jason Blossom’s death?”, ao que ele garante que NÃO é um assassino. Archie conversa com seu pai sobre legado, música e construção e é lindinho. E Alice, por fim, surta contra o marido, com raiva, porque ele fez com a filha o mesmo que uma vez fez com ela (ela realmente fez um aborto, ou ele queria que ela abortasse Polly? Ou existe ainda uma terceira irmã Cooper perdida por aí?) e, com raiva, ela expulsa o marido de casa, e foi o ÚNICO momento na série toda em que eu gostei dela e fiquei ao seu lado.
“I don’t want you here when Polly gets home”
Archie e Jug fazendo as pazes? QUE COISA MAIS LINDA. Com declarações como “You’re like my brother”, da parte de Archie e “You are my brother” por parte de Jug! Amei! Por fim, ainda temos várias dúvidas. O namorado de Kevin está com ele apenas para ter informação sobre as ações do xerife, e está trabalhando com o pai de Jughead, mas eu falhei em entender exatamente qual o plano. Mas doeu, porque Kev gosta dele de verdade, espero que ele, que já está se sentindo culpado, também desista disso tudo. Como forma do plano, provavelmente, o pai de Jug leva as Serpentes para trabalhar para o Andrews, e Betty conversa com Polly dizendo que a mãe expulsou o pai de casa e que agora ela pode voltar embora… mas ela não o faz. Ao invés de voltar para a casa, Polly vai para a Mansão dos Blossom, o que eu achei bem insensato…
Dá para sentir a vibe negativa daquela casa assustadora e macabra.
Mas vamos ver o que nos espera lá!

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários