The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story 2x07 – Ascent
“This dress
is not my legacy. You are”
Esse episódio
é sobre ASCENSÃO, como sugere o título. Estamos em 1992, e acompanhamos os dois
lados da história cuidadosamente. De um lado, Gianni Versace está lidando com
uma doença séria que está tomando conta depressa, e ele acha que é o momento de
preparar Donatella para assumir o seu legado, não apenas mais como a pessoa que
“ajuda”, mas como a própria pessoa responsável pela marca Versace. “This dress is not my legacy. You are”.
Do outro lado, encontramos Andrew Cunanan trabalhando em uma farmácia, sem
qualquer perspectiva ou “plano”, como o seu chefe diz, e então ele decide que quer ser alguém. Como ele diz, na
revoltante cena do sorvete: “I want the
best!” Assim, ele começa a trilhar o seu caminho ascendente até Norman,
onde ele começou no episódio passado, e
dali em diante foi só decadência.
Gianni
Versace e Donatella têm sérias divergências criativas, ou até em como olham
para o “negócio” da família, mas Versace quer preparar a irmã para quando ele
não estiver mais ali, por isso decide desenhar um vestido com ela: “It’s not the quality of the sketch. It’s the quality of
the idea”. Em
Nova York, na Gala do Aniversário de 100 anos da VOGUE, Donatella usa o vestido
e é um tremendo SUCESSO. A imprensa cai sobre ela em milhões de fotos, e embora
haja quem goste e quem não goste, todos
estão falando sobre ela. Ela é amada.
No entanto, ninguém está comprando o
vestido, e aqui a divergência entre os irmãos é gritante: ela é prática, pensa
racionalmente, quer desenhar outro vestido que seja “comprável”, então. Ele,
por sua vez, é o próprio artista sentimental e exagerado. Explode em gritos,
corta o vestido todo, pergunta se agora “está normal o suficiente”, e as brigas
entre os dois pioram…
Assim como a sua doença.
Quando ele deixa de ouvir, ela precisa
assumir a empresa temporariamente.
Já Andrew
Cunanan, da cena da farmácia, do sorvete e do bar gay com Jeff Trail, ele tem
uma ideia que pode ser uma maneira de ganhar dinheiro: VIRAR UM GAROTO DE
PROGRAMA. A sequência toda é bem bizarra, desconcertante, e desconfortável. Andrew Cunanan responde às perguntas, mas nada é
o que a mulher queria ouvir, então
ela o dispensa, dizendo que embora ele tenha um pênis grande (!), ela não pode vender um “filipino inteligente”. Não é o que os homens procuram. Então
ele decide que ele fará isso por ele mesmo… ele
mesmo se venderá. Assim, ele começa o seu jogo, e em toda sua dissimulação,
ele é muito bom no que faz, vide a cena do teatro, em que ele está todo
elegante, pedindo um vinho, Playbill na mão, fingindo-se indiferente, mas
conquistando olhares… ele faz com que
Norman vá falar com ele: “May I buy you another glass of wine?”
Os jogos de
Andrew Cunanan funcionam perigosamente bem. Norman ficou impressionado de cara,
e Gallo foi o único que não gostou dele.
Lincoln o conhece dizendo ao
Norman: “I leave you alone for one second
and you find the most handsome man in the house!” Assim, Andrew é
convidado para um jantar na casa de Lincoln depois do teatro, e ele é bem
direto quando é convidado para ficar, depois que todos vão embora: “I’ll make you a counteroffer: a weekly allowance,
an expense account and I’m available to you at all times”. A cena é um
tanto quanto estranha porque a
negociação é perturbadora. Andrew deixa muito claro o que quer (dinheiro), e
Lincoln entra nesse jogo desde que ele tenha diversidade, e Andrew lhe promete trazer todo tipo de homem para
casa, tornando aquele um verdadeiro paraíso
gay.
“Let’s discuss your wants, and my terms”
Mas Andrew não está nem aí para Lincoln,
naturalmente. Ele está interessado em usar o seu dinheiro e mentir para as
pessoas que está trabalhando com petróleo (“What
do you know about oil?” “I know how to handle a greasy hole”), e é assim
que ele avista David sozinho em um bar, lhe compra bebida e o convida para
sentar-se com ele. O David é absurdamente
fofo e, nessa época, ingênuo demais. Então ele se envolve com facilidade…
no quarto, Andrew o provoca, mas é David quem primeiro o beija, e as cenas são
QUENTES, embora breves. Os beijos, as roupas sendo tiradas, aquela tomada do
chuveiro… uma delícia, mas é triste
ver a vida de David acabando, vê-lo abrindo o coração sobre uma garota da
escola, enquanto Andrew olha para ele com certa admiração, de uma forma meio
deturpada. Seria quase bonito se Andrew
não fosse louco.
Então fica apenas perturbador.
Lincoln
cancela todos seus negócios com Andrew depois dessa noite. Ele pode ver tudo o que Andrew gasta, e ele não vai financiar encontros
com “amantes secretos”, com razão. Quando Andrew retorna, ele encontra
Lincoln com outro cara, um homem hétero completamente inseguro e babaca, que mata
Lincoln batendo nele cruelmente só
porque as mãos deles se esbarraram quando Lincoln foi tirar a bebida de sua mão
– ele ainda se “defende” dizendo que “Lincoln tentou beijá-lo”. É totalmente revoltante, e o cara realmente
se livra de qualquer acusação com a polícia dizendo isso. Depois dessa
morte, Andrew se volta a Norman, usa a história de David para impressionar (!),
e parte para a próxima vítima, enquanto a mãe surta porque “ele não vai levá-la
com ele como prometeu”. Cenas totalmente
desconcertantes que só acentuam o quanto a família é desequilibrada.
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