[Season Finale] Desventuras em Série 2x10 – O Espetáculo Carnívoro: Volume 2
“But life is like that. It's a
cliffhanger”
Que
finalização de temporada FASCINANTE. Okay, okay, deveras desesperadora, mas nos
deixa ansiosos pelo o que está por vir em “O
Escorregador de Gelo”, quando a terceira temporada for lançada no próximo
ano. Seguindo ao momento de GRANDES REVELAÇÕES que foi o fim de “O Espetáculo Carnívoro: Volume 1”,
Lemony Snicket faz uma pausa para nos mostrar como está o Parque Caligari
atualmente, enquanto ele narra a história: não existem mais barracas, apenas um
fosso mal escavado e cinzas. Então ele menciona a expressão “na barriga da fera”, que ainda será
usada três vezes até o fim desse episódio, com direito a contagem e tudo. Então voltamos para a Barraca da Fortuna, onde
Violet, Klaus e Sunny Baudelaire fizeram tantas descobertas e onde acabaram de
se reencontrar com Olivia Caliban, que tem algumas informações a mais para
dar-lhes.
Segundo
Olivia, C.S.C. guarda informações no
Parque Caligari, e “Madame Lulu” é um pseudônimo para qualquer voluntário que
esteja ali no momento, um cargo rotativo.
A mulher que era Madame Lulu antes dela, como ela nos conta, foi até o Hospital
Heimlich para buscar o açucareiro antes que Esmé Squalor conseguisse pôr suas
mãos nele, e por isso ela é agora a Madame Lulu. A mulher ainda não retornou, e
Jacques Snicket jamais retornará. É ela quem fala sobre a sede de C.S.C. nas
Montanhas de Mão-Morta, e diz que se um
dos Baudelaire pais sobreviveram, é lá que estará. Por isso, as crianças
estão determinadas a ir lá, desde que Violet consiga arrumar os carrinhos da
montanha-russa, e Olivia diz que ela
mesma os levará, só precisa empacotar a biblioteca e comida. Eles partirão pela manhã. Também é legal
como os Baudelaire perguntam sobre a natureza
boa ou má da organização…
Então ouvimos falar da CISÃO pela primeira
vez!
Interrompendo-os
nessa conversa importantíssima, algo muito comum em “Desventuras em Série”, o Conde Olaf anuncia um novo espetáculo,
protagonizado por aberrações e leões famintos em um fosso: no dia seguinte, uma
aberração será arremessada no fosso para ser devorada pelos leões famintos, por
isso os Baudelaire precisam dar um jeito de escapar o mais rápido possível. Antes de fazê-lo, eles também conversam com
as outras “aberrações” no trailer, que parecem preocupadas em serem devoradas,
mas dispostas a fazê-lo, porque “é bom para os negócios”. Eles tentam
convencê-los de que eles podem fazer outra coisa da vida, e que literalmente TUDO é melhor do que ser devorado
vivo por leões como o espetáculo carnívoro de um parque. Mas o problema é que
as aberrações não são lá muito inteligentes.
Quando os
Baudelaire falaram de “uma oportunidade batendo à porta”, eles não se referiam
a Esmé Squalor, que aparece com uma faixa dizendo “I LOVE FREAKS”, e que está
ali para enganá-los. É vergonhoso e revoltante como ela diz que os ama, como
diz que “os considera seus amigos”, e eles são tão ingênuos e manipuláveis que
acreditam em tudo. Então, ela oferece um “lugar” na trupe do Conde Olaf para
eles trabalharem, e para isso eles só precisam fazer uma coisa antes para
provar sua coragem: cometer assassinato.
Eles terão que jogar Madame Lulu no fosso no lugar de qualquer aberração que
seja sorteada no dia seguinte, e todo mundo parece muito empolgado em fazer
isso, a não ser, é claro, pelos Irmãos Baudelaire, que não estão dispostas a
condenar uma mulher inocente à morte apenas para que eles mesmos sejam salvos
nem nada.
Durante toda
a noite, com as Montanhas de Mão-Morta à distância, cobertas de gelo, as
crianças trabalham juntas, enquanto o Conde Olaf se cansa de toda a “enrolação”
de Madame Lulu para responder as suas perguntas, e encontra a pulseira de
paciente de Violet no Hospital Heimlich caída em sua tenda. Uma das cenas mais tristes do episódio é das crianças na
montanha-russa, comentando sobre como “andar de montanha-russa era uma coisa
que crianças normais faziam”, e eles não sabem mais o que é ter uma vida normal
há muito tempo. E Lemony
Snicket ainda torna a cena muito mais soturna com o comentário: “There are few truly happy moments in the
lives of the Baudelaire children. This is not one of them”. Então, eles precisam deixar a montanha-russa
para trás e correr para a tenda do Parque Caligari onde o “Espetáculo Carnívoro”
está prestes a começar.
E QUE CENA
HORRIPILANTE.
A plateia
está ali, ávida por ver “violência e comilança porca”, e isso é tão cruel. Mais perturbador e doentio é a
maneira como o Conde Olaf anuncia tudo com naturalidade, e como a plateia
parece tranquila em receber esse “espetáculo”. Ali, enquanto o sorteio
acontece, Violet e Klaus chegam a pensar em empurrar o Conde Olaf em seu lugar
(!), afinal, se alguém merecia ser devorado por leões famintos, esse alguém era
o Conde Olaf, mas tudo vira uma confusão. Beverly-Elliot são sorteados, e
Violet e Klaus caminham pela prancha de madeira, controlando a multidão e
sugerindo que eles sejam empurrados, e que o próprio Conde Olaf os empurre. O
plano de empurrá-lo em seu lugar não dá certo, no entanto, pois ele se esquiva
da tarefa e manda “Madame Lulu” em seu lugar. A cena é como no livro, vira um
pandemônio completo e assustador, e depois que Olivia salva os Baudelaire…
…ela mesma é
atirada aos leões famintos.
Foi uma morte
CRUEL, e ao menos o público teve a decência de ficar horrorizado. No entanto,
novamente o capanga do Conde Olaf não morre junto com Olivia, e eu fico me
perguntando porque a série não está matando os capangas do Conde Olaf… isso é
importante para mostrar o quanto todos os
lados estão correndo risco, e também porque torna o personagem de Olaf ainda mais frio, porque ele pouco se
importa com essas mortes. Além do mais, acentua a ideia de que “os capangas são
dispensáveis”, e faz mais sentido que ele aceite a ideia de Esmé Squalor de
“recrutar” as aberrações Hugo, Colette e Kevin para a sua trupe. Eu ainda estou
esperando que essas mortes aconteçam… quem sabe agora, com todo mundo rumando
às Montanhas de Mão-Morta, à mancha de café no mapa que indica a base secreta
de C.S.C.?
Informação importante: Beatrice não morreu
empurrada daquele penhasco.
Suas asas de libélula funcionavam de verdade.
Ao fim do
episódio, o Conde Olaf e Esmé Squalor recrutam todas as aberrações, incluindo
os Baudelaire, para sua trupe, e para irem com ele, eles precisam atear fogo à
barraca da Madame Lulu, com todas as informações importantes que têm ali, entre
fitas de vídeo e livros. Acredito que a cena seja ainda mais traumatizante na série que no livro, porque eles hesitam
por mais tempo, e o Conde Olaf os ajuda, acendendo a tocha e guiando suas mãos
até que o fogo tome conta do lugar… é um monte de transição, um momento de
corrupção que serve para que as crianças se perguntem o que estão fazendo, e se são pessoas boas no fim de tudo. São, eu digo, em minha opinião, mas coisas
terríveis aconteceram com eles e eles precisaram entrar na dança… afinal de
contas, Esmé deixou a barraca levando Sunny com ela, e eles não podiam deixar a
irmã para trás, sozinha com o Conde Olaf.
Por isso,
ninguém pode julgá-los pelo que fizeram. Com o Parque Caligari em chamas
deixado para trás, o Conde Olaf dirige um carro puxando o trailer das
aberrações, onde Violet e Klaus estão sozinhos e preocupados com Sunny no outro
carro. Aqui, ainda temos cenas extras como o retorno da antiga “Madame Lulu” ao
parque, vendo tudo em chamas, e nós não sabemos quem ela é, com o roteiro sugerindo que seja Beatrice ou a própria
mãe dos Baudelaire, mas nós sabemos que
“Desventuras em Série” ADORA nos enganar. De todo modo, o episódio acaba em
um intenso e desesperador cliffhanger:
por rádio, o Conde Olaf conversa com os Baudelaire no trailer de aberrações e
conta que sabe quem eles são de verdade… então, eles veem Hugo, Colette e Kevin
cortando a corda que unia o trailer ao carro, e eles são separados de sua irmã,
pra valer.
Sunny vai
embora com o Conde Olaf…
…eles ficam
para trás, em um trailer desgovernado, prestes a cari de um penhasco!
“I myself
am in suspense about the current fate of the Baudelaires. And there are other
details I've yet to discover, such as the fate of my late brother's taxi and
location of a certain sugar bowl. And the identity of the previous Madame Lulu,
though reliable sources tell me it's a woman I know very well. It can be
frustrating to live in suspense. Not knowing what's around the next curve in
the road. You may feel as if you are on the edge of a cliff, not knowing if you
will fall. How sharp the rocks are at the bottom, or if you will have time to
scream. But life is like that. It's a cliffhanger”
A vida é um cliffhanger.
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