You 1x04 – The Captain
O segredo de Beck.
Um episódio
bem diferente de “You”, e parece que a série já tem a sua próxima vítima: PEACH.
Mesmo assim, eu não acho que Joe Goldberg conseguirá fazer algo contra ela com
a mesma facilidade com que matou Benji – ele pode detestá-la, mas ela é a
melhor amiga de Beck e quer defendê-la, e ela não pode simplesmente “sumir” de
uma hora para outra. Deve ser um embate interessante ao longo da temporada,
tendo em vista que Peach também é bem
inteligente. Enquanto Beck saía por causa de um “segredo” e Joe a seguia
até um Festival de Dickens, Peach aproveitou para investigar o Joe, indo até a
sua casa em busca do “Ozma de Oz”,
que ela tinha tanta certeza que fora pego por ele durante aquela festa na sua
casa, há alguns episódios… e, bem, ela não estava errada, estava? Mas ela não contava com o Joe vê-la em seu
apartamento.
“The Captain” é interessante por mexer um pouco com as coisas, e colocar
metade dele narrado pela Beck – quando a narração sai de Joe e passamos a
conhecer Beck mais a fundo, eu cheguei a uma conclusão: ninguém parece muito normal quando se pode escutar seus
pensamentos. Beck inicia o episódio na cama ao lado de Joe depois da ejaculação
precoce que terminou o episódio anterior, e então ela recebe uma mensagem de um
tal de “Capitão”, que ela responde no banheiro, enquanto Joe lê do lado de
fora. É um cara marcando um “encontro” para aquele fim de semana, mandando
dinheiro para que ela possa comprar “a roupa”, e Beck se convence a jogar o jogo, já que é ele quem
supostamente está pagando por sua cama nova e sua conta de celular. Por fim,
ele diz que “a ama”, e Beck responde que também o ama, e Joe vai embora.
“Oh, Beck. You’re a disaster”
Beck conta no
grupo das amigas sobre o Joe “só ter durado 8 segundos”, e eu achei isso
sacanagem, e Annika é a única que ao invés de ficar fazendo perguntas idiotas,
pergunta se “ele vale a pena” – porque isso é algo que Beck tampouco sabe, mas
precisa decidir. Então, vemos Beck em um hotel de beira de estrada, esperando o
tal do “Capitão”, e se sentindo uma covarde enquanto se arruma. Então, quando o
Capitão chega, vemos que é um senhor já
velho, e o roteiro quer que nós acreditemos em algo que não é real. Enquanto Joe observa do
quarto ao lado, retornamos de volta à cena final do episódio passado, para que
vejamos as cenas seguintes do ponto de vista de Joe – o “love ya” que ela mandou ao Capitão o destruiu, mas Joe sorri quando
Beck responde a Annika que sim, ele vale a pena, e ela vai dar mais uma chance…
e então ele a segue até o hotel.
“It can’t be! How old is he?”
Ali, então, tudo
se esclarece rapidamente quando Beck o chama de PAI! Ela mentiu sobre ele ter morrido, e Joe gostaria de entender o
porquê e, por isso, a segue até o FESTIVAL DE DICKENS, onde todo mundo está
fantasiado. É legal conhecer Ned e toda a sua “família perfeita”, que ele
conheceu depois de abandoná-los, e tudo o que Beck diz versus tudo o que ela pensa – e realmente nós somos desse jeito,
não? Toda a sequência é repleta de uma TENSÃO palpável, um suspense crescente,
e eu quase esperei uma faceta assassina
de Beck também, porque aquela mulher, Nancy, era mesmo desprezível. E como se não bastasse, a filha dela era tão ruim
quanto. Ou, como Beck diz, “igualzinha à mãe, só que menos sutil” – a menina
fala sobre como Ned vai precisar parar de mandar dinheiro para Beck, e conta
que a mãe está grávida.
O disfarce de
Joe é estragado por causa de Peach, que vai à livraria atrás dele e descobre
onde ele está – então, Peach liga para Beck, perguntando se ela está mentindo e
se Joe está ali com ela, e Ethan liga para Joe, falando sobre a “mulher que
veio atrás dele”. Então, ele não consegue mais se esconder por muito tempo, e
acaba se encontrando com Beck, com uma boa desculpa a respeito de como ele é um
“vendedor de livros”, e tudo o mais – mentira que ele não sustenta, no entanto.
Ele confessa que veio atrás dela, e que sabia onde ela estava graças a um
restaurante em uma foto que ela postou em suas redes sociais… embora isso tenha
sido bem estranho e devesse ter acionado um alarme. De todo modo, Joe é fofo
com Beck, a apoia, e ela pode se abrir com ele, falar sobre a história de seu
pai, o porquê de ela dizer aos outros que ele morreu…
Enfim.
Depois, Joe
acaba envolvido em um jantar com Beck, Ned e a sua “família perfeita”, e é um
verdadeiro DESASTRE. Eu fiquei com muita raiva pela Beck, sinceramente – ela
estava lá, toda animada falando sobre uma memória com o pai, e ele não reagia.
Então, Nancy diz que “ele evidentemente não se lembra”, e depois ainda a acusa
de “vê-lo apenas como um caixa automático”, e foi completamente injusto. Além de grosseiro! Beck responde, e é
possível sentir a sua DOR quando ela grita e quando ela joga umas verdades na
cara de Nancy, do tipo “You didn’t save
him!” Joe estava tão orgulhoso dela quanto eu estava, mas quando ele tenta
conversar com ela, ela o manda embora – ela não está bem para conversar. E a
relação com o pai é realmente bem perturbada.
Gosto de como ela diz a ele que “sente sua falta” e que “é difícil vê-lo com
eles”, mas isso não resolve tudo…
Ao menos, isso a inspira a escrever.
Depois de
tudo, de dizer ao pai como se sentia de verdade e de conseguir escrever algo
bom depois de tanto tempo, ela só tem mais uma coisa a fazer: acertar as coisas com Joe. Então, ela vai até a sua casa – “They say girls with daddy issues are really
good in bed”. A cena é doentiamente divertida, com ele a beijando,
mas olhando ao redor e notando como a
casa o incrimina. Então, enquanto a beija e a distrai, ele vai escondendo
todas as coisas que podem acusá-lo, e eles finalmente têm uma noite de sexo e
de prazer – quer dizer, a cena foi curta e pouco nos mostraram, mas pelos
comentários de Beck na manhã seguinte no grupo das amigas, acho que ela gostou bastante, não? Destaque para a “fofura” da
manhã seguinte, com o pedido de desculpas dela, e com como ela diz que “ele é
simplesmente ele mesmo, e que não há um pingo de falsidade nele”.
Aham.
Claro.
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