Dark 2x07 – Der weiße Teufel (Diabo Branco)
“O homem é uma criatura estranha. Todas as suas ações
são motivadas pelo desejo, seu caráter é forjado pela dor. Por mais que ele
tente suprimir a dor, suprimir o desejo, ele não pode se libertar da escravidão
eterna de seus sentimentos. Enquanto durar a tempestade dentro dele, não
conseguirá encontrar a paz. Nem na vida, nem na morte. E assim ele fará, todos
os dias, o que for necessário. A dor é o seu navio, o desejo é a sua bússola. É
só disso que o homem é capaz”
CLAUDIA
TIEDEMANN SE TRANSFORMA NO “DIABO BRANCO”. Estamos no dia 26 de Junho de
1954/1987/2020, a um dia do Apocalipse,
e a um episódio do início do último ciclo,
e ainda nos intriga qual é o papel de cada um em toda a trama complexa de
Winden e da viagem no tempo – a Claudia Tiedemann de 1987 começa a se
transformar naquela que já conhecemos, enquanto alguma versão do Jonas se
aproxima para desempenhar a sua missão, e, pela primeira vez, ele pareceu um
pouco mais com Adam do que com o Jonas inocente de 2019. Muito me intriga essa
viagem no tempo de Hannah, porque não pode ter sido um momento único para que
ela acabasse de destruir Ulrich – ela
pode estar mais envolvida na trama do que todos pensamos. O episódio é bem mais
calmo do que os anteriores, com menos revelações, deixando o clímax para o
encerramento.
Em 26 de
Junho de 2020, Jonas-2052 acorda e vê que Hannah
não está mais ali. Esse Jonas protagoniza uma cena incrível com a jovem
Martha, que bate à porta em busca de Hannah, e encontra a versão 33 anos mais
velha do homem que ama – ela está prestes a ir embora, quando Jonas-2052 a
detém, dizendo coisas que apenas o Jonas-2019 sabia, coisas que ele costumava
dizer para ela… aquele negócio de “falha
na matrix”, da primeira temporada. Isso, aliado à sensação de dejá vù de Martha, faz com que ela
perceba quem está à sua frente: “Jonas?”
A cena é muito interessante, e se torna maluca
quando Katharina chega meio surtada, dizendo a Martha quem é “aquele ali” à sua
frente: não apenas Jonas, mas seu neto e seu sobrinho, o que quer dizer que
Martha é sua tia. E nós já sabemos
disso tudo, mas ainda é MUITO LOUCO ver isso exposto.
Agora, o que
Katharina vai fazer em posse da máquina do tempo de Bartosz?
Em 26 de
Junho de 1954, o corpo da velha Claudia Tiedemann é encontrado, morta por um
tiro no peito, e Egon retorna à casa de Helge, com uma foto dela, porque ela
apareceu na delegacia no dia em que o garoto reapareceu, então talvez ele a
conheça. Quando ele mostra a foto, Helge finalmente fala: “Ele me falou dela. O Diabo Branco. Ela quer nos matar. Todos nós”,
e quando Egon diz que “ela está morta”, Helge o corrige: “Ela ainda nem começou”. Egon também tem umas cenas com Hannah, que
retorna a 1954 para visitar Ulrich, que está internado, e ela diz ser sua esposa,
usando o nome de “Katharina Nielsen”. É uma cena fortíssima quando ela o vê,
mas ela o deixa ali, para apodrecer, e diz a Egon que este não é o seu marido. Mas, agora, talvez ela fique por ali,
porque “está procurando um recomeço”, e ela parece começar a seduzir Egon.
Hannah não
presta.
Por fim, 26
de Junho de 1987, onde Claudia Tiedemann supostamente tenta impedir a morte do
pai (ao mesmo tempo em que o pai dela, no passado, investiga a morte da filha,
do futuro), e as cenas são intensas, e acabam em uma briga acalorada sobre
viagens no tempo quando ele percebe que isso
tudo tem a ver com a usina nuclear e ela está envolvida. Na discussão, é
Claudia quem provoca a morte do pai,
a mesma que “queria impedir”, como foi com Ulrich e Helge na primeira temporada,
ou com Jonas e Michael, no último episódio. “Tudo
acontecerá como sempre aconteceu”. Essa é a ideia de viagem no tempo de “Dark”. As coisas já foram assim, essas “interferências” já
são parte da história como eles a conhecem. Não há o que fazer. Antes de
morrer, o pai diz que “ela é o Diabo Branco”, se dando conta que ela é a mulher morta em 1954, que Helge chamou por
esse nome.
Agora,
Claudia Tiedemann se parece mais do que nunca com a sua versão mais velha… a
sua expressão ao lado do corpo do pai a aproxima daquela velha que tudo sabe e
tudo manipula, e ainda precisamos entender quais são os jogos de poder, e quais
são as verdadeiras alianças e intenções de cada personagem – Claudia e Adam
estão mesmo de lados opostos? Quem
está certo, se é que isso existe? De
todo modo, enquanto ela lava o sangue do pai de suas mãos, em choque e
desespero, Jonas-2020 aparece na sua casa, entrando com uma chave que a versão
mais velha de Claudia lhe deu, e então ele anuncia: “Precisamos ir agora. Não temos muito tempo”. E não sabemos qual é
sua intenção… ele acha que pode mudar as coisas, que “não precisa ser assim da
próxima vez” (como acreditava) ou ele já é como Adam, e está manipulando
Claudia?
Afinal de
contas, a uma hora dessas ele já devia ter aprendido…
Talvez o tenha…
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