[Season Finale] American Horror Story: 1984 9x09 – Final Girl
“The 80’s
will never die”
A HISTÓRIA DO
CAMP REDWOOD CHEGA A 2019. Eu amei “American
Horror Story: 1984”, e a finalização foi maravilhosa. Eu acho que a
temporada representou muito bem aquilo que queria retratar: a década de 1980, e
os filmes de terror slasher da época!
Gostei muito de toda a ambientação, do desenvolvimento da trama, e que não foi
apenas o básico como talvez pensamos
que seria lá na introdução da temporada… no meio da temporada, “1984” deu uma guinada legal, inovou,
trouxe novidades ao enredo, mas com tudo muito bem encaixado, e finalizando em
2019 com Bobby Richter, o filho do “Mr. Jingles”, chegando ao Acampamento
Redwood para tentar entender o que
aconteceu com o seu pai – foi um roteiro muito bem fechadinho, muito
interessante e esse último episódio teve cenas bem características de slasher, além de um surpreendente final emocionante.
EU AMEI ESSA
TEMPORADA! \o/
Já o início
desse último episódio é intrigante.
Conhecemos o personagem de Finn Wittrock na temporada chegando ao Acampamento
Redwood com um celular muito moderno
– e então nos damos conta que estamos em 2019. Ele é deixado a alguns metros do
lugar e precisa terminar o caminho a pé, e tudo o que eu conseguia pensar era: “Sempre tem um louco”. Ele chega a um
Acampamento Redwood abandonado depois do Festival de 1989, e é um cenário
desolador e interessante, com tudo destruído e envelhecido. Montana é a
primeira fantasma que aparece para “recebê-lo”, e ela fica curiosíssima com o celular em sua mão, e diz que “agora entende
porque eles foram esquecidos ali há tanto tempo”. Querendo saber um pouco sobre
o mais novo visitante do lugar, Montana
descobre que seu nome é BOBBY RICHTER… ou
seja, o filho do Mr. Jingles.
A cena da
Montana o abraçando!
É uma nova
Montana, quase… depois de tantos anos (faz 30 anos desde a última vez que a
vimos!), ela está entediada, desesperada para saber o que tem acontecido lá fora – e enquanto ela faz suas perguntas
(sobre como é a música, o que as pessoas fazem para ficar em forma, quem é o
presidente, o que pensam sobre os anos 1980, se Judd Nelson ganhou um Oscar),
eu fiquei com pena dela. Trevor é o segundo fantasma a aparecer, e o Bobby fica
totalmente desconcertado, porque ele os conhece das histórias que estudou, mas
não sabe como é possível que eles
estejam ali. Eles não deveriam estar
mortos? Bobby explica que quer saber sobre o pai e entender por que ele mandou cheques para ele sua vida toda,
supostamente, mas eles lhe contam que seu
pai está morto… e, pior do que isso, nenhum fantasma voltou a vê-lo nesse
tempo todo.
Falando em
fantasmas… AMEI MONTANA E TREVOR MOSTRANDO PARA BOBBY QUE SÃO FANTASMAS. Eles
falam isso com tanta naturalidade,
porque para eles é natural, rotineiro, e então o episódio assume um inusitado
tom divertido, no meio de toda a bizarrice, e é maravilhoso! Montana pede que
ele a mate, para provar o que está dizendo, e meio que o obriga a atirar na sua
testa, sangue voando para todo lado, Bobby surtando, coitado, enquanto o Trevor
animadamente grita: “Me next! Me next!”,
e oferece uma faca para que Bobby o esfaqueie. Mas Bobby se recusa, e ele mesmo
corta o próprio pescoço. Bobby quase surta, tenta escapar, e os dois entram
pela porta novamente, como antes… então,
Bobby não tem outra alternativa que não acreditar no que eles estão dizendo, e
então eles se sentam para contar toda a história para ele.
De volta ao Halloween de 1989.
Antes do início
do Festival, Trevor tentou salvar as bandas que chegavam ao Acampamento, ao
mesmo tempo em que acabava com os planos
de Margaret, então ele bloqueou a entrada para o parque e mandava um a um
de volta embora. Essa é a sequência em que vemos a morte de Trevor. Ele está ali, na sua “redemption song”, para
impedir Margaret ao menos uma vez, e ela o mata, para impedi-lo de continuar a
atrapalhando. É uma cena desesperadora enquanto ele morre aos poucos, do lado
de fora do acampamento, e Montana grita, desesperada, esperando que ele consiga
entrar para morrer do lado de dentro…
mas ela não pode sair para ajudar, e ele não tem forças para rastejar até onde
ela está. Então, inesperadamente, Brooke aparece e ajuda Trevor a entrar no
Acampamento, para morrer do lado de dentro e se tornar um deles. Para sempre.
“Why would you help me?”
“Because I’m not like you”
Isso mudou
Montana, e ela e Trevor decidiram que a
matança tinha que terminar. Trevor, então, mata Bruce, o assassino
aleatório da temporada, o que é fácil: o problema é Richard Ramirez. E, cara,
EU AMEI AQUELAS CENAS DOS FANTASMAS CONTRA O RICHARD! Montana o engana e o
atrai para uma emboscada, uma cabana onde todos
os fantasmas esperam para matá-lo. Montana dá o primeiro golpe, nas costas
de Richard, e depois todos se reúnem numa carnificina sangrenta e brutal,
esfaqueando Richard até que ele morra… sem entender, ao ouvir a história, Bobby
pergunta por que o mataram dentro do
acampamento, e eles explicam que o caso dele era diferente: ele foi ressuscitado
por Satã, e ele voltaria de qualquer maneira, mas não como eles, não apenas
dentro do acampamento, mas livre para ir onde quisesse.
Por isso,
eles resolveram cuidar disso pessoalmente. Por aproximadamente 30 anos, eles
velaram a morte de Richard, revezando em turnos com todas as mais de 40 almas
que habitam o lugar, e toda vez que Richard despertava, eles o matavam ali
mesmo, imediatamente. E sempre pensavam
em novas e criativas maneiras de acabar com a sua vida. “Daqui em diante, tudo o que sentirá é dor”.
Foi uma das ideias mais BACANAS que o episódio e a temporada tiveram,
certamente! E os fantasmas fizeram isso para impedir que novas pessoas
morressem, para salvar a vida, primeiramente, de Bobby Richter, que seria o
primeiro que Richard mataria, para se vingar de Benjamin: o garoto no Alasca. Bobby agradece por terem salvado a sua vida
durante todo esse tempo, mas ele não quer ir embora, não ainda… não até que consiga falar com o pai.
As coisas, no
entanto, não são exatamente como ele esperava… 20 minutos mais cedo, uns
INCOMPETENTES deixaram que Richard Ramirez acordasse e escapasse, e então ele consegue fugir e escutar enquanto Bobby
conversa com Montana e Trevor, e diz que está atrás do pai. Ele entra na cabana
atacando, pronto para matar o Bobby, e o Bobby corre, numa clássica cena de
filmes de terror dos anos 1980, a faca de Richard acerta a sua perna, e parece
que ele está perdido, mas os
fantasmas novamente o ajudam, e pulam sobre Richard, dando a Bobby a
oportunidade de correr, e ele vai diretamente para Red Meadows, o hospital em
que o pai esteve internado… e ele quase é internado como o pai, até que nele
diga que está ali para saber sobre Benjamin Richter, e Donna (!) o escuta e
aceita falar com ele… a conversa de Bobby com Donna completa mais um episódio
desse passado sombrio.
Primeiro,
Donna conta a Bobby que Benjamin era um
homem inocente, e que a verdadeira assassina sempre foi Margaret – e agora descobrimos o que aconteceu com
Margaret. Ela quase saiu impune, a não ser por aquela noite em 1989, quando
os fantasmas se reúnem todos contra ela, em volta de sua cabana, prontos para
matar. Donna é a primeira a atacar Margaret, seguida em seguida por Brooke – elas estavam ali para isso, esperando esse
momento. Mas, no momento do tiro, Brooke é atingida, e tudo indica que ela
vai morrer… então, os fantasmas tomam o assunto nas próprias mãos, E É UMA DAS
CENAS MAIS SLASHER E MAIS NOJENTAS DA SÉRIE! Eles não apenas matam Margaret,
mas cortam cada membro seu e o jogam em um triturador, com os restos expelidos para o lado de fora do Acampamento, para que
ela não volte.
É cruel, mas
é uma cena TÃO F*DA.
A vingança que Margaret merecia.
Os gritos de
Margaret… tudo, tudo, tudo é angustiante, e tudo o que esperamos de “American Horror Story”. No fim, os
fantasmas arriscam, mas a decapitam, porque “o cérebro ainda funciona por 30
segundos após a decapitação”, e então jogam o seu tronco e, por fim, sua cabeça
no triturador, para fora do Acampamento Redwood para sempre… ou assim pensam. E
quem ficou por último é a Donna, “a garota final”. Mas não foi Donna quem
mandou os cheques para Bobby esses anos todos, então ela resolve ajudá-lo a investigar, porque ela também quer saber quem
mais sobreviveu: “Maybe you aren’t the final girl after all”. Assim, eles
chegam até outra sobrevivente: BROOKE. E é interessante ver uma Brooke
supostamente 30 anos mais velha, com umas desculpinhas para que ela ainda pareça tão jovem, e eu me
pergunto se soubemos tudo mesmo da história.
Brooke se
casou, tem uma boa casa e um bom marido, filhos… e ela tentou ligar para Donna,
contar-lhe a verdade, mas nunca teve coragem, porque quando ouvia sua voz,
todas as memórias assustadoras do Acampamento vinham à tona, mas agora elas
estão juntas novamente. Donna diz que não
está brava por ela ter uma boa vida, mas por ela não permitir que ela seja
parte dela. É a segunda vez que Brooke praticamente “volta dos mortos”, e
por um segundo eu me perguntei se ela teria aceitado o pacto de Richard
Ramirez, mas aparentemente não. Ela conta a história sobre como ela quase morreu com o tiro de Margaret, mas
acabou sobrevivendo e foi ajudada por Ray, que cuida dela e a ajuda a deixar o
Acampamento, “porque ela não queria morrer lá dentro”. Mas, ela acaba não
morrendo, de todo modo… alguém chama uma
ambulância, e ela é salva.
Brooke também
é uma “final girl”.
Sabendo disso
tudo, Bobby ainda quer retornar para o Acampamento e ver o pai, falar com ele,
ao menos uma vez. E ele é surpreendentemente recebido pela nojenta da Margaret
– aquela desgraça não morreu do lado de
fora. Aparentemente, ela morreu um
segundinho antes da máquina expeli-la do lado de lá, e isso foi o
suficiente para que ela esteja ali para sempre, para atormentar a todos, e é
angustiante. Ela diz que estava ali, escondida, esperando pelo momento em que o
mataria, tudo para prejudicar Benjamin, mas Benjamin FINALMENTE faz o seu
retorno, impedindo que ela faça qualquer coisa contra seu filho: “You think I’d let you hurt my son?”
Então, Benjamin “mata” Margaret e se reúne com o seu filho, NUMA DAS CENAS MAIS
LINDAS DE TODA A TEMPORADA. Emocionado, Bobby abraça o Benjamin, e é um momento
tão tocante.
Benjamin
pergunta por que ele queria tanto vê-lo e por que o abraça daquele modo, se ele nunca foi um pai para ele, mas
Bobby diz que ele nunca esteve presente, sim, mas ele fez o que qualquer pai
faria: ele sacrificou para salvar o filho,
e ele está ali para agradecê-lo. A cena é linda, Benjamin lhe beija a testa,
diz umas coisas bonitas, e o manda não
voltar mais ali, mas garante que sempre estará orgulhoso dele… O MOMENTO
ESTAVA LINDO, mas Margaret o interrompe matando Benjamin e saindo correndo
atrás de Bobby, gritando que “ela é a garota final”, completamente
descontrolada. Quem o salva, dessa vez, é Lavinia, que manda Margaret deixá-lo
em paz, porque ele merece um final feliz…
EU ADORO COMO LILY RABE APARECE PARA BOTAR ORDEM EM TUDO. Então, ela mata a
Margaret, a entrega para os fantasmas, e se despede de Bobby…
“Tão lindo. Como meu Bobby seria…”
A cena de
Bobby com a avó também é LINDÍSSIMA, e eu gostei de como ela entregou a
Margaret para os fantasmas, porque só posso imaginar que eles farão com ela
mais ou menos o que fizeram com Richard durante esses anos? Montana é a última
a se despedir de Bobby; pede que ele vá embora e não volte mais ali, mas que
não os esqueça e que conte suas histórias… correndo, então, Bobby deixa o
Acampamento Redwood para trás, em uma cena lindíssima, e quando ele passa pela
entrada do Acampamento, ele deixa de correr. Olha para trás e vê a família
olhando para ele, se despedindo e o abençoando: Lavinia, Benjamin e Bobby. A
trilha sonora é EMOCIONANTE, e a emoção está quase transbordando dos olhos de
Bobby, em seus olhos cheios de lágrimas, finalmente tendo conseguido o fechamento que esperava para sua
história.
Agora, ele
pode seguir em frente, viver.
Agora, ele não precisa mais correr. Agora,
ele está livre e pode andar.
QUE FINAL
MAIS LINDO, EU AMEI DEMAIS! <3
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