Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você (To All the Boys: P.S. I Still Love You, 2020)
First love x Last letter
Ai gente, eu
ESTOU TÃO TRISTE. Para mim, “Para Todos
os Garotos: P.S. Ainda Amo Você” foi UMA GRANDE DECEPÇÃO. Não sei o que eu
teria achado do filme se eu nunca tivesse lido o livro de Jenny Han (embora
seja evidente que a Lara Jean, independente do que ela diz, não está feliz em seu relacionamento com
Peter), mas, tendo lido, eu fiquei extremamente desapontado com o filme… o
pior erro do filme, a meu ver, foi santificar Peter Kavinsky, colocando-o em um
pedestal de onde ele não pode ser derrubado, então a adaptação simplesmente ignora TODOS os momentos em que ele age
como um tremendo babaca com a Lara
Jean, e o torna a vítima, quando ele, na verdade, pisou na bola inúmeras vezes e acabou com a Lara Jean… de quebra,
isso vilaniza a personagem da Lara Jean, torna a sua relação com John Ambrose
McClaren quase clandestina, e toda a
essência bonita do livro original parece se perder.
É deprimente.
Vamos falar
de John Ambrose, que é quem eu mais amo na série…
Jordan Fisher
é incrível (ele é muito lindo, canta
maravilhosamente bem – mas nem colocaram o “Do
you wanna build a snowman?”, e está encantador como John Ambrose McClaren),
mas eu sinto que o roteiro direcionado a Peter Kavinsky falha ao adaptar o quanto John é perfeito nas páginas que
lemos. Em “P.S.: Ainda Amo Você”,
Jenny Han fala sobre John Ambrose McClaren beirando a perfeição… nós lemos o livro e nos apaixonamos incondicionalmente
por ele, enquanto Peter se torna um babaca
quase irreversível. Infelizmente, sinto que a Netflix temeu mexer no casal protagonizado por Lana Condor e Noah Centineo,
com toda a popularidade que eles ganharam no primeiro filme… e isso nos privou
de momentos ainda mais mágicos entre
Lara Jean e John Ambrose McClaren, o que é, para mim, a melhor parte do segundo
livro. E, infelizmente, eu já tinha uma noção de que isso aconteceria mesmo
antes de começar a ver o filme…
Foi exatamente
como eu temi.
O filme,
portanto, é praticamente ruim. Ele fica
pesado, com poucos momentos de comédia,
algo que marcou o primeiro filme da trilogia, e percebemos o quanto Lara Jean
está infeliz – mesmo com a escolha da
adaptação de não mostrar todo o lado
mais babaca e machista de Peter Kavinsky. Li uma review na internet que falava sobre como o filme falha em não demonstrar em que momento e em que coisas Lara Jean e Peter Kavinsky se conectam. Se a Netflix
quer tanto que nós torcemos por esse casal (enquanto lia, eu achava
impossível torcer por Peter, não depois de tudo), ela não nos entrega motivos o
suficiente para isso… eles não têm nada em comum, e mesmo enquanto eles “estão
bem”, Peter não a trata com o respeito que talvez ela merecesse. O atraso, a
popularidade no Valentine’s Day, a falta de uma serenata para ela…
São pequenas
coisas que fazem toda a diferença.
No filme, o
estágio de Lara Jean é totalmente distorcido. Promovido pela própria escola,
ela vira uma marionete na Belleview, quando na verdade era ela quem deveria ter todas as ideias, além de Stormy não ser a avó de John Ambrose, e o John
Ambrose faz a sua aparição muito antes no
filme. Logo no início do filme, Lara Jean recebe a resposta de John
Ambrose, e pensa em respondê-la, mas não o faz, porque nada do que começa a
escrever parece correto. Então, ela
nunca responde as cartas, e essa foi a primeira coisa que me incomodou, porque
eu amava a troca de cartas de Lara
Jean e John Ambrose na metade do livro… John já aparece na Belleview desde o
começo, também como voluntário (o que é ruim, porque ele não tem nenhum compromisso com a Belleview no livro…
ele está ali, na cena do baile, por exemplo, POR CAUSA da Lara Jean), e a minha
esperança de que, com eles tendo mais
tempo de tela juntos, a relação deles fosse ser ainda melhor desenvolvida foi totalmente jogada no lixo.
Eles não conseguem
traduzir a perfeição do John Ambrose
McClaren, embora a imagem tão vívida do personagem que conheci no livro e o meu
amor por Jordan Fisher façam com que, de todo modo, eu me apaixone por ele. Mas,
como eu disse, o erro do filme foi não fazer o paralelo entre os dois garotos. Lara
Jean está mexida, está em dúvida, mas ela não diz a Margo que “está apaixonada
por dois garotos ao mesmo tempo”, por exemplo, e todas as cenas mais lindas,
como a noite no lar de idosos e o “Você
quer brincar na neve?” ou não existiram ou foram distorcidas. Mas o que
faltou mesmo foram as babaquices do
filho da p*ta do Peter… no livro, enquanto Lara Jean está investida nesse relacionamento, Peter está o tempo todo andando com Gen, abraçando a Gen, defendendo a Gen… Gen SEMPRE vem em primeiro plano, Lara Jean
sempre em segundo.
E ele faz a
Lara Jean sofrer demais.
O filme não teve
NENHUMA cena da Lara Jean o vendo com Gen.
É patético, vergonhoso… e medroso da
adaptação.
Pelo menos
mostra quem o Peter é de verdade, p*rra!
Para mim,
isso é o maior erro do filme porque, como eu comentei, isso tenta vilanizar a
Lara Jean, o que foi uma escolha MACHISTA do roteiro. Tirando os erros
grotescos que o Peter cometia, a “dúvida” de Lara Jean com a aparição de John
Ambrose McClaren fica parecendo quase uma traição,
e Peter se converte na “vítima traída”, enquanto Lara Jean é a vilã que está “mantendo
suas opções abertas”. Até a cena da casa na árvore amenizou tudo, porque é revoltante quando Lara Jean não convida Gen
e o Peter aparece trazendo ela, porque
estava na casa dela, e tiraram isso… e tiraram o jogo de “Assassino”. Basicamente,
tiraram tudo que eu gostei no livro para endeusar o Peter. Até quando o Peter “pisa
na bola”, que é quando Lara Jean se arruma toda para o jogo e a cena termina
com o rompimento dos dois, as coisas foram mais calmas.
É o único
momento do filme em que Peter é razoavelmente vilanizado, e ainda não é o
suficiente. Lara Jean nem chega a vê-lo
com Gen, é só uma foto que Chris mostra para ela, e, pior, ele vai no jogo. É importantíssimo
que, como no livro, O PETER NÃO VÁ AO JOGO! Porque ele já deixou Lara Jean
esperando por treinos longos, ele nunca
deixou de ir a um jogo por causa dela, porque “o jogo era o mais importante de
tudo”, mas pela Gen ele deixa de ir… isso
é que machuca mais a Lara Jean, e nem isso eles tiveram coragem de fazer. Ele
vai ao jogo no filme. Também o fato
de, durante a briga, Peter contar que Gen “está passando por algo com os pais”,
que é algo que ele nunca diz no
livro, porque “quer proteger a Gen e não pode dizer nada”. A única coisa bem-feita
nesse término é deixar claro que ele sabia que foi ela que gravou o vídeo, e
que era ela que ele estava esperando na
banheira naquela noite da viagem.
Não a Lara Jean…
Mas eu vou
ter que insistir na tecla: O ROTEIRO DO FILME É MEDROSO E MACHISTA. Eles temeram
mexer na “integridade” de Peter, o “Príncipe Encantado”, e para isso
distorceram todo o resto… como quando Peter pega de volta o colar de Lara Jean.
No filme, é ela quem, insegura, pergunta se ele o quer de volta e, depois de hesitar, ele diz que sim. No livro, é
ele quem o pede, de forma seca e grosseira, em um momento humilhante, porque eles nem estão sozinhos. E para piorar, no livro
o colar tem, desde o primeiro livro, uma importância muito grande para Lara
Jean, que não tem nada a ver com Peter… era um colar que ela queria há muito
tempo, que ela teria comprado logo, e a atitude do Peter de tirá-lo dela é um
gesto egoísta e pensado apenas para machucá-la.
Ele o faz, e o faz intencionalmente. E
não quero nem comentar a cena de Lara Jean e Gen na casa da árvore…
A reta final
do filme apressura as coisas, diminuindo, novamente, o personagem de John
Ambrose McClaren, que devia ter sido tão
protagonista quanto Lara Jean ou Peter. O baile na Belleview, por exemplo, não
é tudo o que eu imaginei. Ela está linda e é lindo ver as expressões dos dois
quando ela desce as escadas, mas faltou o John ir buscá-la em casa, com o carro
do pai, todo galante e maravilhoso, faltou ele ter tido todo o trabalho para
conseguir a roupa perfeita, mostrando que ele se importava… e não vamos
esquecer que o filme ignorou todas as babaquices do Peter depois do término, como as cenas com Gen, a cena da festa de Kitty,
e o aniversário de Lara Jean… cenas em
que John Ambrose McClaren, novamente, seria o cara perfeito. E, durante a
dança, Lara Jean não está completamente
feliz como ela deveria estar… infelizmente.
Ah, e o Peter
não arruína a noite, aparecendo com Gen.
O final do
filme enfiou uma série de cenas em um único momento, para satisfazer os fãs de
John Ambrose McClaren que, como eu, devem estar decepcionados nesse momento. Eles “brincam na neve”, mas é breve, e
o beijo não é mágico como deveria
ser… o beijo, na verdade, é tão distorcido que é o que coroa a decepção que o
filme representa, com todo o medo de quem adaptou o roteiro… eles se beijam, e
então Lara Jean fica triste, e John
comenta: “It’s Peter”. Lara Jean
responde: “I’m sorry”, e sai
correndo. E é importante notar que o livro deixa PROPOSITALMENTE CLARO, com
todas as letras, que Lara Jean NÃO pensou em Peter quando beijou o John
Ambrose… ela o beijou porque QUERIA
beijá-lo. E foi um momento bonito, um momento dos dois, que não foi
maculado pela memória de Peter nem nada assim… odiei a Lara Jean do filme ao
dizer para a Stormy: “We kissed. But I… I wantes him to be someone else”.
Bleh.
A Lara Jean
do livro NUNCA diria isso.
E a Stormy do
livro NUNCA a aconselharia a ir atrás do Peter.
Por fim, ao
invés do Peter estar ali com Gen para estragar
a noite de Lara Jean mais uma vez, ele está ali para buscá-la porque “ela não
gosta de dirigir na neve”, em outra jogada do roteiro para transformá-lo em “fofo”.
E eles se beijam, dizem que se amam… e eu só consegui sentir angústia. Foi isso o que o filme me
causou: angústia. Eu tento, sempre
que possível, separar o filme do livro,
mas, no caso de “P.S.: Ainda Amo Você”,
isso é impossível, porque a adaptação não apenas se desviou do material
original, como DETURPOU COMPLETAMENTE a história. O roteiro mal escrito,
machista e motivado por elementos externos nos entregou um Peter vítima, um
John Ambrose em segundo plano e uma Lara Jean infeliz, e eu ainda não consegui
entender qual era o propósito do
filme, de modo geral. Gostei tanto do primeiro filme, mas terminei o segundo completamente desapontado.
Fazer o quê?
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