Sítio do Picapau Amarelo (2003) – O Gran Circo Mefistofélico: Parte 3
Emília descobre a verdade do Seu “Bodoque”!
Medeia e
Mefisto, os perversos donos do Gran Circo Mefistofélico, continuam fazendo suas
maldades e tentando roubar tudo de inusitado
que o Sítio de Dona Benta tem a oferecer. Os animais foram todos roubados e
agora estão sendo obrigados a trabalhar
no Circo, hipnotizados… Rabicó está fazendo um número andando na corda bamba;
Conselheiro é um palhaço (justamente o Conselheiro!); e Quindim é “uma terrível
fera” domada por Medeia. Visconde é o primeiro a perceber a ausência deles,
quando busca pelo Conselheiro para discutir qualquer
assunto de ciência, mas não o encontra… apenas um livro seu abandonado
perto da árvore. E ele sabe que o Conselheiro
jamais deixaria o seu livro dessa maneira. Depois, ele vai atrás do Quindim
e tampouco o encontra. E ainda tem o
Rabicó, que estava estranho da última
vez que o viram, mas que também já não
viram mais.
A história
continua se desenvolvendo muito bem.
Eu gosto do cenário do Gran Circo Mefistofélico, e eu acho que Mefisto e Medeia
são dois vilões excelentes, justamente por
serem realmente malvados… eles têm um quê de comédia, por estarem no “Sítio do Picapau Amarelo”, mas eles são
ambiciosos e cruéis, e não paspalhos idiotas como os piratas espaciais de “Zumpilion”, por exemplo, ou os
caçadores de “O Sumiço da Emília”.
Inclusive, eu me lembro de ficar um pouco
chocado, como criança, enquanto assistia, porque os dois são realmente malvados. Nessa semana
vemos isso claramente na maneira como eles tratam os próprios animais do Sítio
do Picapau Amarelo, ou, pior ainda, como eles enganam a pobre Dona Benta, de
uma maneira horrível… só alguém muito mal
teria coragem de fazer alguma coisa contra a pobre Dona Benta!
Também
descobrimos que o dinheiro que o pessoal
do Circo está usando NÃO É DE VERDADE. Elias não o aceita como pagamento em
sua venda, e Teteia mostra para Miloca que a
tinta do dinheiro está saindo toda: então, só pode ser dinheiro falso.
Nervosa, ela invade o Circo com um carrinho cheio de dinheiro falso, mandando
todos saírem agora mesmo do seu terreno, ou os denunciará como falsificadores de dinheiro. Medeia e
Mefisto, no entanto, falam das novas atrações do Circo (!), e conseguem um
pequeno prazo para arrecadas dinheiro de
verdade… mas Miloca fica horrorizada
ao descobrir que uma das novas atrações é o “seu” rinoceronte, e então ela vai,
ultrajada, até o Sítio falar com Dona Benta: “Dona Benta, eu tô muito decepcionada com você. Então quer dizer que
você não vende o rinoceronte para mim [Dona Benta, a senhora é amiga do meu
pai!], e vende o bichinho para o circo?”
Dona Benta
fica horrorizada com a informação: é
claro que ela não vendeu bichinho nenhum para o circo! Ainda mais o
Quindim, que chegou ao Sítio fugido justamente de um circo onde ele era
maltratado! As crianças querem sair
imediatamente para buscar o Quindim no Gran Circo Mefistofélico, mas Dona
Benta insiste em acompanhar as crianças – assim, eles chegam ao Sítio na noite
de “um grande espetáculo, recheado de novas atrações”. E uma dessas novas atrações, inclusive, é a Teteia, que deixa um recado
para Miloca, dizendo que vai seguir o seu sonho e “ser artista de circo”.
Naquela noite mesmo, Teteia fará sua estreia como ENGOLIDORA DE FOGO, porque o
engolidor de fogo do circo acabou de
queimar a língua… e tem MUITA COISA para acontecer na noite desse “grande
espetáculo” – inclusive a Emília descobrindo a verdade sobre o Berloque.
Berloque se
materializa depressa no Circo, para ver o
que está acontecendo, mas logo desaparece, e Emília é a única que chega a
vê-lo, e então “resolve investigar”. É então que ela vê o Berloque encontrando
a bailarina, e a ouve chamá-lo de
“papai”, e então todas suas suspeitas são confirmadas: eles são mesmo pai e filha. Ela ainda descobre mais, porque
Berloque lhe conta que aquele circo já
foi dele, em uma época em que todo mundo era feliz. Conhecemos um pouco
mais sobre a história de Berloque e do circo enquanto ele conta para a
bonequinha sobre o golpe dado por Mefisto quando Nabira não quis nada com ele e
ele decidiu se vingar de todos,
roubando o seu livro de magia, e se tornando perigoso aprendendo hipnose…
Emília diz que vai dar um jeito de fazer as coisas voltarem a ser como antes: o Circo vai voltar a ser do Seu Berloque.
Mas Emília e
Berloque são os primeiros a serem presos na caixinha de música!
Esse é um dos
elementos mais marcantes da história
do Circo. Emília e Berloque ficam presos dentro
da pequena caixinha de música, e é impossível sair de lá de dentro, a não ser
que alguém a abra. Então, eles se
sentam e conversam, e Berloque conta mais detalhes de sua história. Ele conta à
bonequinha que foi ele quem fez
aquela caixinha de música e a bailarina dentro dela, e então ele desejou tanto que ela ganhasse vida, e
ela ganhou. Como na história do
“Pinóquio”, e Berloque é o Gepeto. Então, a bailarina se tornou a maior estrela do circo, Medeia ficou
com inveja, porque tinha sido expulsa da academia de ballet, e ela colocou o
Mefisto contra todos no Circo, o incentivando a roubar o livro de magia do
Berloque. Assim, com hipnose, eles o fizeram vender o circo, e não houve mais
nada que o Berloque pudesse fazer… agora,
ali estão eles.
E nada pode tirá-los da caixinha.
Antes do
espetáculo daquela noite, Dona Benta entra sozinha na tenda do Mefisto para
falar com ele, e esse é seu erro… ele diz que ela vendeu os animais para ele, e diz que tem os recibos ali, para provar, mas é claro que a boa senhora não
fez nada disso. Agora, no entanto, ele a hipnotiza e a faz assinar tudo – AGORA, OS ANIMAIS PERTENCEM OFICIALMENTE AO
GRAN CIRCO MEFISTOFÉLICO. Eu fiquei com muita raiva do Mefisto, e com o coração partido por causa da Dona Benta,
que olha para os documentos com a sua assinatura, sem entender nada… e a
Narizinho perguntando se “ela vendeu o Rabicó, o Quindim e o Conselheiro” é uma
cena horrível de se assistir… é claro que Dona Benta nunca assinaria um documento como aquele, mas a sua assinatura está
ali e, aparentemente, não pode ser contestada. Como o Visconde diz: os documentos são de verdade.
E agora?
Mas é claro
que Medeia e Mefisto nunca estão
satisfeitos. Naquela noite, as novas atrações estão fazendo sua estreia,
mas o Saci aparece para dar uma
espiadinha, e a Medeia fica fascinada – um
Saci de verdade era “tudo o que ela precisava em seu circo”. E agora ela
não vai descansar enquanto não o capturar. O espetáculo começa, os animais do
Sítio começam a se apresentar, hipnotizadas, e Narizinho e Pedrinho saem para
buscar a Emília, que está “desaparecida” há algum tempo… eles até chegam à
tenda do Mefisto, onde eles estão escondidos dentro da caixinha de música, mas
embora a Emília e o Berloque gritem lá de dentro, eles não são ouvidos.
Eventualmente, no entanto, Emília e Berloque balançam tanto aquela caixinha que eles mesmos acabam se libertando
– quando a caixinha cai no chão, aberta, eles estão livres.
Enquanto
isso, Mefisto coloca Pedrinho e Narizinho como “ajudantes” no show de mágica do
Caçamba – as crianças e o Visconde de
Sabugosa. E o grande sabugo de milho
inteligente é o próximo a ser capturado e preso dentro da caixinha de música… sozinho. Enquanto isso, o espetáculo
continua a todo vapor, e eu devo dizer que O PESADELO FOI O MELHOR NÚMERO DESSE
CIRCO! Leandro Léo teve a chance de cantar,
e ele faz uma apresentação deliciosa. Primeiro ele canta uma música como
Pesadelo mesmo, falando dos demais personagens que conhecemos, e depois ele
canta “A Bailarina”, enquanto a
Nabira dança, e eu devo dizer que ficou
muito legal. E eu ri da Cuca disfarçada, brava porque “todo mundo estava
gostando do estrupício”. Mefisto e Medeia conseguiram o que queriam: agora, o espetáculo é um sucesso, diferente
do primeiro…
Mas isso não é o suficiente.
Eles nunca vão parar.
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