Noite de “Nomadland”.
Durante a
cerimônia do Oscar desse ano, eu me senti só o
meme da Glória Pires (desculpa, Glorinha, acho você incrível!) na
vez em que ela foi chamada para comentar o Oscar:
“Não sou capaz de opinar”. Acho que, dos últimos muitos
anos, esse foi o que eu
menos tinha
assistido aos filmes que estavam concorrendo, com exceção à categoria de
“Melhor Animação”, em que eu conhecia todos os indicados. Não sei se foi por
causa da pandemia ou o que aconteceu, mas o resultado foi
estranho para mim. Era uma cerimônia diferente de tudo o que vimos
nos últimos anos, foi elogiada por ser mais leve e descontraída (destaque para
o
“In Memoriam”, que foi bastante
diferente do convencional, e uma mudança bem-vinda com uma música menos
melancólica), falou-se muito sobre
diversidade,
e no fim eu não pude aproveitar direito porque
me senti alheio a tudo.
É muito ruim
gostar tanto de cinema, acompanhar fielmente à premiação do Oscar ano após ano,
e me deparar com um ano em que os títulos indicados não passam disso para mim:
títulos. Eu não conhecia os filmes, não
os assisti, por isso eu não consegui me envolver. O grande vencedor da noite,
levando três estatuetas, dentre elas a de Melhor Filme (que NÃO foi a última
premiação da noite, o que eu achei extremamente esquisito), foi
“Nomadland”, mas foi uma entrega de
prêmios equilibrada, com vários outros títulos ficando com duas estatuetas cada
um, inclusive
“Soul”, a adorável
animação do ano da Pixar, que levou os prêmios de
“Melhor Animação” e
“Melhor
Trilha Sonora”, o que, é claro, eu achei bastante justo. Não tem como, ano
após ano a Pixar
nos encanta com as
suas animações, embora
“Soul” ainda não
seja, para mim, um
“Viva: A Vida é uma
Festa”.
Foi um ano
atípico, em praticamente
todos os
sentidos. Comentei um pouco sobre isso na minha Retrospectiva 2020, mas
vale ressaltar que a indústria do cinema foi bastante afetada e alterada pela pandemia
de Covid-19. Filmes foram adiados e, até agora, ainda não chegaram ao cinema. Outros
foram lançados em serviços de
streaming,
como foi o caso de
“Mulan”, que teve
seu lançamento no cinema substituído por um lançamento na Disney+. Assim,
filmes de
streaming também
concorreram ao prêmio. Como não permiti-lo nesse ano? E, por tudo isso, nos perguntávamos
justamente
como seria a cerimônia do
Oscar e que filmes estariam concorrendo. Pareceu uma cerimônia menor, com
menos indicações, talvez, e que aconteceu “fora de época”, com dois meses de
atraso do que estamos habituados a ver. É estranho estarmos terminando Abril e
falando sobre Oscar, quando já seria quase a época dos Tony Awards…
Mas não vamos nem falar nos Tonys que eu
fico triste.
A cerimônia
foi presencial, mas não na sua “casinha de sempre”, o majestoso teatro. Dessa vez,
a cerimônia do Oscar foi na Union Station, em Los Angeles –
em uma estação de trem, veja só! O resultado
é bonito, mas a cerimônia marcou um índice baixíssimo de audiência, o menor de
toda a história dos Academy Awards. E como eu comentei sobre o Tony Awards,
vamos falar de MUSICAL, que é algo que eu adoro: durante a cerimônia do Oscar,
tivemos o lançamento do trailer do novo
“West
Side Story” e, controvérsias à parte, eu estou
muito ansioso por essa estreia, embora a estreia do já aclamado (!)
“In the Heights” chegue antes, e eu
também estou ansiosíssimo. O trailer de
“West
Side Story” é belíssimo… explora cenários, tem um visual incrível e que nos
remete imediatamente ao original de 1961, mostra os personagens e alguns
números de dança.
Vai ser
incrível!
E se você
está se perguntando:
mas por que “West
Side Story”? A cerimônia do Oscar não tem o costume de divulgar trailers de
filmes que estão por vir, mas
“West Side
Story” é um clássico do cinema e que foi lançado em 1961,
há exatos 50 anos. Além de o filme estar
atingindo essa marca incrível, ele também foi premiadíssimo no Oscar de 1962,
levando 10 ESTATUETAS (ele tinha sido indicado a 11), dentre elas as de
“Melhor Fotografia”, “Melhor Trilha Sonora”,
“Melhor Atriz Coadjuvante”, “Melhor Ator Coadjuvante” e os dois prêmios
mais importantes da cerimônia:
“Melhor
Diretor” e
“Melhor Filme”. “West Side
Story” é um marco do cinema e do Oscar celebrando 50 anos em 2021, então
nada mais justo do que o lançamento desse emocionante trailer para o
remake de 2021, dirigido por Steven
Spielberg. Que prêmios será que essa nova versão leva?
Mas vamos,
agora, aos vencedores do Oscar 2021:
Lista completa de Ganhadores do Oscar 2020
Melhor Design de Produção
|
Donald
Graham Burt (“Mank”)
|
Melhor Montagem
|
Mikkel E. G. Nielsen (“O Som do Silêncio”)
|
Melhor Fotografia
|
Erik
Messerschmidt (“Mank”)
|
Melhores Efeitos Visuais
|
“Tenet”
|
Melhor Cabelo e Maquiagem
|
“A Voz
Suprema do Blues”
|
Melhor Canção Original
|
“Fight for You” (“Judas e o Messias Negro”)
|
Melhor Som
|
“O Som do Silêncio”
|
Melhor
Documentário Curta-Metragem
|
“Colette”
|
Melhor
Documentário
|
“My Octopus
Teacher”
|
Melhor
Curta-Metragem em Live Action
|
“Two Distant Strangers”
|
Melhor
Curta-Metragem de Animação
|
“If anything happens, I love you”
|
Melhor
Animação
|
“Soul”
|
Melhor Trilha Sonora
|
Jon
Batiste, Trent Reznor & Atticus Ross
(“Soul”)
|
Melhor
Figurino
|
Ann Roth (“A
Voz do Silêncio”)
|
Melhor
Roteiro Original
|
Emerald
Fennell (“Bela Vingança”)
|
Melhor Roteiro Adaptado
|
Christopher
Hampton e Florian Zeller (“Meu Pai”)
|
Melhor Filme Internacional
|
“Druk – Mais Uma
Rodada” (Dinamarca)
|
Melhor Ator
Coadjuvante
|
Daniel Kaluuya (“Judas
e o Messias Negro”)
|
Melhor Atriz Coadjuvante
|
Youn Yuh-jung (“Minari”)
|
Melhor Direção
|
Chloé
Zhao (“Nomadland”)
|
Melhor Ator
|
Anthony
Hopkins (“Meu Pai”)
|
Melhor Atriz
|
Frances
McDormand (“Nomadland”)
|
Melhor Filme
|
“Nomadland”
|
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