“Por acaso,
¿hay entre nosotros otro hombre?”
Eu me lembro
de assistir “Maria do Bairro” e
pensar: por que todo mundo se apaixona
pela Maria? Nunca foi uma dúvida real, era mais uma pergunta retórica,
quiçá um pouco sarcástica: EU SEI porque todo mundo se apaixona pela Maria, e
são motivos pelos quais eu mesmo me
apaixono quando assisto às novelas. Como não amar a Thalía?! E é muito bom ver
que Maite Perroni, em sua EXCELENTE e carismática
atuação como Marichuy, consegue herdar essa atração natural que ela exerce sobre as pessoas. Juan Miguel se apaixonou
por Marichuy quando a conheceu, e cada vez mais quando a levou para morar
consigo, lá no começo da novela. O mesmo aconteceu com Leopardo, que nem queria
saber de hóspedes em sua fazenda, mas
que acabou encantado pela moça que conhecia como “Lírio”, a ponto de querer
assumir o seu filho e casar-se com ela.
Isso até Lírio fugir de volta para a capital.
De volta ao
México, Marichuy RETORNA À TELEVISA, para retomar sua carreira como atriz, como
Alejandra Robles – afinal de contas, ela precisa de dinheiro para cuidar do seu
filho e para Candelaria! Dessa vez, no entanto, as duas não voltam para a comunidade,
e acabam em um apartamento de Amador, que a deixa como “dona” da casa enquanto
vai morar no apartamento da irmã. Assim, no entanto, as pessoas desconhecem seu
paradeiro, e nem Cecília, nem Omar, nem o Padre Anselmo podem encontrá-la… e
Omar chega depressa até o Padre Anselmo, porque Micaela não pode lhe negar o
endereço do irmão quando Leopardo a pede. Assim, o padre avisa Marichuy que
Omar está na cidade, procurando por ela, e a aconselha a ir conversar com ele,
dizer toda a verdade… seguindo o conselho do padre, Marichuy diz que ele pode
mandar o Omar ir vê-la no novo endereço.
Antes desse
reencontro, no entanto, um outro
acontece, um que MEXE COM NOSSOS CORAÇÕES. Marichuy está pedalando pela cidade,
como sempre faz, quando para em um semáforo, ao lado de ninguém menos que o
próprio Juan Miguel. É uma cena e tanto, e o amor está escancarado nos olhares
sem palavras de ambos…
as palavras, no
entanto, eventualmente aparecem para estragar tudo. Marichuy diz que “eles
não têm nada para conversar”, enquanto o pessoal buzina, e Juan Miguel segue
Marichuy lentamente, de carro, com os dois conversando com gritos acima do
tráfego, ou então parados em semáforos. Os mal-entendidos, no entanto, os
afasta um do outro, pois ambos
sabem
que o outro está de casamento marcado, Marichuy tenta dizer-lhe que “não o ama
mais”, mesmo quando ele desce do carro, se aproxima dela e lhe pergunta
diretamente…
“¿No me amas?”
É INEGÁVEL
que eles se amam, mas eles negam. E
os dois SOFREM com isso.
Para
completar a tragicidade dessa história, Omar chega à cidade e reencontra Juan
Miguel, seu velho amigo, a quem fala sobre “Lírio”, sobre como se apaixonou por
essa moça, e conta a história meio distorcida, que é como a conhece – e não
posso negar que ri um pouco dos dois chamando o ex-marido de “Lírio” de
“canalha” e afins. Infelizmente, é sincero o sentimento de Omar por “Lírio” – a
maneira como ela o faz se sentir bem, se sentir feliz, e agora ele quer
reencontrá-la, porque acredita que, se não pode ficar com ela, no mínimo tem o direito
de saber a verdade… por que ela fugiu sem
falar com ele daquela maneira? Juan Miguel o convida para ficar ali em sua
casa, ao invés de um hotel, e o incentiva a seguir lutando pela mulher que ama…
para completar, ainda diz que vai
“ajudá-lo” a encontrá-la. Mas Omar não precisa…
Recebe o telegrama com o endereço de “Lírio”.
O endereço,
passado pelo Padre Anselmo, realmente leva Omar até “Lírio”, e é claro que ele
não podia ir vê-la
sozinho. Ah, não,
ele tinha que levar Juan Miguel com ele! E devo dizer: QUE CENÃO! Tudo é
bastante
tenso, na verdade, porque
Omar está
felicíssimo por
reencontrá-la, totalmente alheio a toda a história nos bastidores. Enquanto ele
pergunta o que aconteceu e por que ela fugiu, os olhos de Marichuy se convertem
em lágrimas, e as expressões nos rostos tanto dela quanto de Cande e Juan
Miguel são
de arrepiar. Para tornar a
cena ainda mais
irônica, Omar ainda
pergunta:
“Por acaso, ¿hay entre nosotros
otro hombre?” Realmente, essa é uma situação
bastante delicada, e assistimos
vários
corações se despedaçando com esse reencontro triplo inesperado, e uma cena
brilhante e muito bem interpretada. São esses momentos que
aumentam o poder de
“Cuidado
com o Anjo”.
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