Além da Ilusão – A filha de Heloísa

Heloísa, a melhor personagem de “Além da Ilusão”: sim ou com certeza?

Infelizmente, desenvolvi alguns problemas com “Além da Ilusão”; notadamente, a maneira absurda como o roteiro é conveniente para Davi e força a barra com habilidades que não deveriam ser de um ilusionista comum, mas também me incomodo com alguns bordões que já saturaram (“Eu falo mesmo, comigo não tem lorota”) ou algumas falas extremamente didáticas que soam muito forçadas no meio do texto (do nada uma pessoa que provavelmente tem pouca instrução, em uma conversa informal e um momento de tristeza, citando uma frase de Carlos Drummond de Andrade no meio da conversa, por exemplo), mas uma coisa eu preciso dizer: A HELOÍSA CONTINUA PERFEITA. Heloísa foi uma das primeiras personagens por quem eu me apaixonei na novela, e enquanto o que sinto pelos demais oscila, minha admiração por Heloísa SÓ CRESCE.

Ela consegue até salvar cenas nas quais a Isadora está sendo bem irritante, por exemplo… depois da sua decepção amorosa, Isadora está agindo com a imaturidade de uma adolescente de 14 anos (eu sei que ela é jovem ainda, eu sei que “Rafael” foi seu primeiro amor, mas Isadora adora bancar a mulher adulta que eu esperava mais dela), e está se deixando enganar por Joaquim, que está se aproximando dela e tentando fazer de tudo para reconquistá-la. A última de Joaquim é convidá-la a ir para o Rio de Janeiro trabalhar como estilista, “bondosamente” se voluntariando para ir com ela… e ela está inclinada a ir. Mais ainda quando ela vê Violeta e Eugênio se beijando na tecelagem, o que a deixa furiosa, porque ela acha que isso é “uma pouca vergonha”, que a mãe está fazendo algo muito errado, e ela ainda fica mais brava quando percebe que o Rafael sabia e não disse nada…

Embora não fosse um segredo dele para ele contar.

Esse negócio de segredo sempre dá um problema em novelas e séries, mas eu sou da opinião de que se o segredo não é seu, não cabe a você contar – Rafael não tinha mesmo que dizer nada de Violeta e Eugênio para Isadora! Mesmo assim, Isadora chega em casa bufando e arrumando as malas para ir embora para o Rio de Janeiro, e diz à tia que o pai não tem culpa de estar como está e ainda é marido de sua mãe, e não merecia ter sido traído, diz que “isso não é justo”… Heloísa, então, se prepara para ARRASAR, como toda vez em que está em cena, e ela fica igualmente brava na defesa da irmã, o que eu achei incrível: ela diz que o que “não é justo” é uma mulher jovem e exuberante como a Violeta ser infeliz e ficar confinada à loucura de um marido cuja doença não tem data para acabar… Isadora, no entanto, não ouve a tia. Ela está inconformada.

Isadora fica ainda mais brava no decorrer da conversa, porque ela confronta a tia e pergunta se ela acha, então, que o que Violeta está fazendo é certo, e Heloísa responde que o que ela está dizendo é que não lhe cabe julgar o que ela está vivendo e tudo o que ela quer é ver a irmã feliz… e Eugênio devolveu o brilho ao olhar de Violeta – esse comentário, no entanto, faz com que Isadora perceba que, assim como Rafael, Heloísa também já estava sabendo de tudo e não lhe disse nada. Então, no ápice de sua burrice e em uma das falas mais vergonhosas e irônicas que a personagem já disse, Isadora diz que “pelo visto, só o Joaquim é digno de sua confiança”. Eu ri tanto de nervoso naquele momento que eu simplesmente parei de prestar atenção por longos minutos, enquanto a novela continuava rodando… eu realmente não tenho paciência para personagem burro.

Heloísa tem todos os motivos do mundo para odiar Matías – e vai ter mais agora. Quando Inácio leva Clarinha embora, Matías vai ao quarto de Heloísa para tripudiar dela, dizendo que é patético chorar pela “menina que ninguém queria”, e eu preciso dizer novamente: o Matías é um filho da p*ta nojento inegavelmente, mas a atuação de Antonio Calloni é tão perfeita que assistir às suas cenas é um imenso prazer. Com todas as críticas que atualmente tenho a “Além da Ilusão”, então, o fato de dois atores do nível de Antonio Calloni e Paloma Duarte contracenarem tanto faz com que a novela ainda valha a pena. ESSES DOIS ENTREGAM CENAS PERFEITAS O TEMPO TODO. Essa sequência depois de a Clarinha ir embora é angustiante, revoltante e fortíssima, mas é um verdadeiro marco da teledramaturgia, sem dúvida alguma. E então se “revela” algumas coisas…

…que todos nós sabíamos desde o início, mas finja surpresa.

Mexida com as provocações de Matías, Heloísa chora e xinga Matías, dizendo que a filha também era dele, e se ele nunca parou para pensar se ela estava viva, se estava bem, onde estava, e ele responde: “Heloísa… ela está bem viva. E eu não me preocupo, porque eu sempre soube onde ela está”. Heloísa gostaria de acreditar que Matías está blefando, mas ele é muito convincente, e está fazendo isso para atormentá-la, é claro. Matías sabe, Matías sempre soube, onde estava a “Clarinha”, e agora diz que quer que ela “se dane”, e repete algumas vezes que “ela vai morrer sem saber onde está a sua filha”. A maneira como isso machuca Heloísa, como ela se descontrola e parte para cima dele, como bate e o chama de desgraçado, de “ruim”, e então ela também o ataca, dizendo que ele merece todo esse sofrimento, porque sabe que ele matou a Elisa, e por isso está ficando louco.

É uma cena forte, angustiante, triste e que me deixou bastante doído quando acabou – mas, ao mesmo tempo, é o que eu digo constantemente quando assisto a cenas desses dois: é um privilégio poder assistir a tamanha qualidade de atuação. Então, temos um flashback que oficializa a grande “revelação” de que Clarinha, a filha de Heloísa, É A OLIVIA, ao mesmo tempo em que Olivia está fugindo da vila operária, porque todo o seu amor não correspondido pelo Padre Tenório a está fazendo sofrer demais… eventualmente, as cenas acabam ficando cansativas, no entanto, assim que o foco sai de Heloísa: isso porque a novela trata o fato de Olivia ser a filha de Heloísa como algo “extraordinário”, sendo que 95% (ou mais) do público já sabia desde os primeiro capítulos, e quando as cenas se tornam repetitivas e expositivas demais, a novela se excede.

Mas mal posso esperar para ver a Heloísa descobrir isso.

Mais um momento que Paloma Duarte vai BRILHAR e me arrancar lágrimas, certamente!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários