Malhação 2008 – O Festival Estadual de Teatro
Spring Awakening + Rent
Eu gosto
muito desse destaque que “Malhação 2008”
dá a musicais, embora pouco vejamos realmente dos ensaios ou performances
completas… mas quando os jovens têm a chance de se apresentarem no FESTIVAL
ESTADUAL DE TEATRO, com o texto escrito por Fernandinho, nós podemos ver um
pouquinho do que parece uma obra amplamente inspirada por “Spring Awakening”, e um pouquinho de “Rent”. O evento acontece em outra cidade, o que quer dizer que
vários alunos da escola precisam viajar juntos, e então sabemos que uma série de coisas estão para acontecer
durante essa viagem… o Bruno vai assumir que está apaixonado pela Angelina,
por exemplo; a Yasmin vai sofrer a perda de Peralta, depois de tê-lo traído com
o Andreas; Chiara vai desmascarar um impostor; e até o Adriano vai fazer de
tudo para tentar conquistar Beatrice de uma vez por todas.
Acompanhamos,
também, os últimos ensaios antes da apresentação – e é um verdadeiro desastre.
Débora “exige” trocar de personagem com a Angelina, mas o mais ridículo de tudo
não é isso: o mais ridículo é que a Angelina topa, porque “não quer briga”, e
Orfeu deixa isso acontecer… logo em seguida, então, Débora sugere “alterações
no roteiro”, dizendo que o seu personagem e o de Guga “deveriam se beijar”, e
as coisas vão ficando cada vez mais complicadas quando Orfeu sugere, então, que
todos os personagens que são casais se
beijem nessa cena, e quem beijaria a Angelina? O Bruno! Guga protesta,
Débora pergunta se ele não quer beijá-la ou não quer que o Bruno beije a
Angelina, e ele diz que não quer nenhum
dos dois, e felizmente temos a Eneida de pulso firme e cabeça no lugar,
para dizer que NINGUÉM VAI TROCAR DE PAPEL AGORA, EM CIMA DA HORA!
Ufa.
Afinal de contas, não é assim que funciona…
Enquanto
isso, Débora tenta fazer as pazes com Yasmin, não porque realmente se importe
com ela, mas porque precisa que ela
continue cantando para a Faniquito para que ela possa dublar – para
conseguir a amiga de volta, Débora promete ajudá-la a reconquistar o Peralta,
mas as coisas não saem como o planejado…
ela conversa com uma companhia de ballet no evento, oferecendo um empresário
para eles se eles aceitarem o Peralta na companhia, mas quando Paula, a
bailarina, vem assisti-lo para ver se ele tem talento, ela simplesmente se encanta por ele: “Não é que a Marcinha tinha razão? Esse bailarino é tudo de bom”.
Então, ela conversa com Peralta e o convida para dançar uma coreografia com ela
naquela noite, e ele topa… enquanto os dois dançam, Yasmin SURTA na plateia, e
ainda mais quando a dança termina e Peralta
beija a Paula.
“Mas o que que é isso, meu Jesus Cristo?”
Olha, fiquei
com pena da Yasmin, não… nem consegui torcer por ela. Ela traiu o Peralta com o
melhor amigo dele (a raiva maior continua sendo do Andreas, aquele dissimulado
filho da p*ta), e agora fica na plateia protestando, se sentindo “a corna”,
acusando Peralta de “estar chifrando ela”, sendo que nem faz sentido… quem fez
isso foi ela, e agora eles nem estão mais
juntos… Peralta tinha todo o direito. Então, quando a sua ideia dá errado,
Débora tem outra ideia: fala para a Yasmin se fingir de doente para que o
Peralta venha cuidar dela, e ele quase cai nisso, com as duas dizendo que “é
tudo culpa dele”, mas ele se abaixa para secar umas lágrimas de Yasmin,
realmente preocupado, e descobre que as
manchas no seu rosto foram pintadas com batom. Então, Peralta fica livre da
enganação… até que Yasmin fique doente de
verdade.
E, quando isso acontece, ninguém acredita
nela.
A típica
história do mentiroso.
Enquanto
isso, Adriano está determinado a “conquistar” Beatrice, mas seguindo conselhos
bem duvidosos de seu irmão gêmeo, o
Mariano. Adriano e Beatrice acabam tendo que dividir um quarto (típico), e
Adriano, naquela noite, decide que não
vai deixar passar a sua oportunidade, e se declara para ela: “Eu tô
completamente apaixonado por você, Beatrice”. Ele faz uma declaração de
amor longa e bonita, diz que já não pode mais ficar escondendo o que sente por
ela, mas Beatrice está convicta de que ele é um garanhão, um “conquistador”, e
está apenas tentando conquistar mais uma… mas ela precisa ser muito decidida
para não cair em seus encantos, porque todos sabemos que a Beatrice, por mais
que negue, já está completamente
apaixonada por Adriano também. E a Eneida e o Orfeu até dão uma mãozinha ao
casal!
AMEI AQUELA
CENA DOS DOIS ACORDANDO JUNTOS!
Mas nada
funciona… até que Adriano decida seguir um conselho de Orfeu e ser ele mesmo. Ao ser ele mesmo, ele
larga toda a pompa de “conquistador” e abre o seu coração para a Beatrice, da
maneira mais bonita e mais sincera possível… ele fala sobre como a admira, como
fica feliz em chegar toda manhã na escola e encontrar seu sorriso, como sente
que gosta dela desde a primeira vez em
que a viu, e a cada momento ele gosta
mais e mais dela… ela fica toda balançada, parte dela desejando que isso
seja verdade, mas ela surta, o chama de “pegador”, o que é totalmente injusto,
porque foi o Félix que colocou isso em sua cabeça… Adriano tenta desfazer essa
imagem, tenta dizer que não leva jeito
com as mulheres, que é um desajeitado, mas Beatrice acredita que aquele é
apenas mais um de seus planos de conquistador, e não acredita em nada…
Coitado do Adriano!
Enquanto
isso tudo acontece, os jovens do Colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro
apresentam o seu musical, E EU ADOREI – queria ver na íntegra. Como eu disse, a
influência de “Spring Awakening” é
fortíssima e notável – no visual dos personagens, na história que está sendo
contada, nos elementos reaproveitados, como o diário que o personagem de Guga
escreve, como o diário de Melchior, sem contar que a primeira música me fez
pensar demais em “All That’s Known” –
o conceito é praticamente o mesmo. No fim, todos em linha e Angelina à frente
para cantar a última música, o visual me fez pensar em Ilse em “The Song of Purple Summer”, mas a
melodia da canção é EXATAMENTE A MESMA (não parece, não lembra, é a mesma) de “No Day But Today”, de “Rent”. Sei lá, acho que eles pensaram
que a gente não perceberia…
Mas fãs de
musicais notaram!
O musical
ainda conta com um momento em que o Bruno solta um “Porque eu tô apaixonado por você” para a Angelina, embora isso não fosse parte do texto, e Bruno
finalmente toma consciência de tudo o que
está sentindo pela Angelina… depois do musical, nos bastidores, ele está completamente encantado, e ele até pensa
em se declarar para ela, mas acaba apenas a agradecendo por ter ajudado com
toda a história dos pais dele – graças a ela, eles voltaram a se falar. Ele
também pede desculpas por tê-la tratado mal, com essas palavras: “Eu acabei te afastando de mim, igual eu fiz
com meus pais… igual eu faço com todo mundo que eu gosto”. WOW. E o Guga
está vendo isso tudo… ele até está tentando ser tranquilo, porque “já se deu
mal por causa de seu ciúme antes”, mas está
ficando cada vez mais difícil de se segurar… ele não pode evitar.
Vem mais
problema pela frente!
Para mais
postagens de Malhação 2008, clique
aqui.
Comentários
Postar um comentário