Smash 2x11 – The Dress Rehearsal
Um olhar para o futuro!
Um dos meus
episódios favoritos na história de “Smash” – certamente o meu favorito na
segunda temporada, mesmo que não traga músicas inteiras de “Hit List”, como “Rewrite
This Story” ou “I Heard Your Voice
in a Dream”, duas das minhas músicas favoritas e que já foram previamente
apresentadas na íntegra, e apenas um trecho pequenino de “Let Me Be Your Star”, minha música favorita de “Bombshell”, por exemplo. Mas “The Dress Rehearsal” é um FENÔMENO por
conseguir trazer de volta o espírito da
primeira temporada de “Smash”, com todo aquele nervosismo antes da
apresentação do musical, todos os problemas de bastidores, e, dessa vez,
equilibrando muito bem uma pré-estreia de “Bombshell”
e uma apresentação importante de “Hit
List”.
Inclusive,
esse é UM GRANDE MOMENTO para “Hit List”.
“Bombshell” está a apenas uma semana de
estrear na Broadway, finalmente. O que não quer dizer que tudo esteja pronto e funcionando perfeitamente. O primeiro problema
acontece quando as portas não se abrem no início de “Let Me Be Your Star” e, no fim da apresentação do primeiro ato, o
musical já acumula pelo menos 14 erros, sem contar aquele momento que pega todo
mundo desprevenido, que é quando, durante a cena de Marilyn com JFK, toda a
roupa de Ivy cai, ao invés de apenas o vestido a deixando de camisola, o que é
se torna rapidamente uma das coisas mais
comentadas na internet… além disso, o início do segundo ato está com um
problema sério desde que Tom adicionam “Public
Relations”, porque isso está atrasando o fim do intervalo.
Demais.
Então, Tom
precisa colocar tudo para funcionar.
Talvez o mais sensato fosse seguir a orientação de Eileen e cancelar a apresentação do dia seguinte,
mas Tom acredita que isso é praticamente um atestado de que o show é um
fracasso, e ele não pode permitir que isso aconteça… então, ele promete que vai
dar um jeito em tudo – e faz o que pode. Ele resolve o lance do intervalo longo
muito bem com a ajuda de Julia e “Dig
Deep”, uma cena que começa da plateia e acontece na frente do palco (entendo algumas estratégias de outros musicais,
agora, como “(You’re) Timeless to Me”,
em “Hairspray”), e a decisão de tirar ou não a roupa, já que fez muito
sucesso, cabe a Ivy, suspense que ela mantém até o final… e surpreende a todos,
mudando a cena da nudez.
Mas
apostando nela!
“Hit List”, por sua vez, está passando
por uma série de transformações, desde que o papel da Diva precisou ser
aumentado e foi transformado em uma espécie de vilã… agora, seguindo um
conselho de Julia (!), Derek pede que os atores apresentem o musical na íntegra, para ele ter uma visão
completa e, quem sabe, ter alguma ideia, e pode parecer uma birrinha infantil o
que ele está fazendo (porque ele está agindo feito um tremendo babaca desde que
descobrira que Karen e Jimmy estão juntos), mas acho que, artisticamente, ele
tem razão – é como Julia dissera: quando o Michael saiu de “Bombshell”, ela pôde ver o musical de verdade, sem nenhuma
“distração”. É exatamente o que Derek precisava:
começar a ver “Hit List” sem toda a
distração de Karen.
E ele vê… a
mudança de “Hit List” é algo que
incomoda Jimmy e Karen profundamente: Karen é a estrela de “Hit List” e quer continuar sendo; Jimmy quer que Amanda, a
personagem de Karen, seja a primeira coisa que o público vai ver quando for ver
o musical… mas Derek adiciona uma cena curta da Diva sozinha no palco, cantando
“Broadway, Here I Come!” a capella, caminhando em direção a
Amanda/Nina e atirando nela – mas ninguém vai saber em quem ela atirou, e a
história vai ser uma espécie de flashback,
na qual todos se perguntam quem foi a vítima da Diva… e é uma ideia
interessantíssima que recria “Hit List” mais uma vez, e quando isso
vira uma tremenda de uma discussão entre todos os envolvidos, Scott dá a
decisão a Kyle e pergunta o que ele acha.
E ele diz
que Derek tem razão.
Assim, “Hit List” faz sua primeira apresentação
completa ao público (especificamente ao Richard Francis, o importante repórter
do The New York Times que já está se apaixonando pelo musical) com o novo
início… E ACABA SENDO UM VERDADEIRO SUCESSO. Acho que Karen e Jimmy tinham mesmo que descer do seu pedestal –
apesar de eles serem incríveis e os protagonistas de “Hit List”, nem tudo é sobre eles. Kyle fez muito bem tomando a
decisão certa quando lhe foi dada voz, e Ana também entregou tudo como a Diva,
especialmente depois daquele comentário profundamente infeliz de Karen sobre como “Derek só estava dando aquela música
para ela porque estava bravo com ela e com Jimmy”. Sério: a Karen precisava mesmo ter dito aquilo antes da apresentação?
Ana está
certíssima em arrebentar e não se sentir culpada!
Com o novo
início e com o papel da Diva aumentado, “Hit
List” talvez deixe de ser algo muito “Romeu
e Julieta” para ser algo realmente novo, realmente marcante… é o que Derek espera, e é o que Richard enxerga, a julgar
pela INCRÍVEL matéria que ele escreve sobre as duas apresentações daquela
noite: “Bombshell” e “Hit List”. Para o desespero da equipe
criativa de “Bombshell”, o musical da
Marilyn Monroe é tratado como bom, mas “focado demais no passado”, enquanto “Hit List” é o evento da temporada, algo
fresco e intrigante que também fala
sobre reinvenção e que tem muito a ver com “uma Marilyn dos tempos atuais”, com
um olhar para o futuro. É uma crítica
interessante, com um tom apimentado de fofoca no fim, quando cita Julia, que
deve dar o que falar.
Mas “Hit List” estreou. E FOI UM SUCESSO.
Agora, tem
tudo para virar um fenômeno.
Para mais
postagens de “Smash”, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário