Todas as Flores – Vanessa se livra de Maíra
O destino de Maíra.
Dessa vez,
Vanessa vai mesmo se livrar de Maíra…
e olha que Zoé tentou proteger a filha, mesmo depois de Maíra ter descoberto a
arma que Galo levou para ela e não ter sido absolutamente nada discreta a respeito disso. Quando Zoé comenta com Vanessa
sobre toda a coisa da arma, Vanessa usa a oportunidade para dizer que “chegou a
hora de fazer o que devia ter feito há muito tempo”, e fala de “levar a Maíra
para aquele lugar” – então sabemos que Maíra está com passagem comprada para a Fazenda, mas, antes de ela realmente
ir para aquele lugar, Vanessa tem alguns planos de “sujá-la” antes de
desaparecer com ela: já que Maíra está
trabalhando em uma fórmula secreta para a Rhodes, ela planeja fazer o Rafael
acreditar que Maíra roubou a fórmula do novo perfume e vendeu para a
concorrência.
Infelizmente,
Vanessa pensa no plano com detalhes, e as coisas funcionam de fato – vamos
percebendo, rapidamente, que não vai ter como Maíra sair impune daquilo. Primeiro,
Vanessa segue Maíra e a vê abrir o cofre e decora a senha: então, ela só
precisa abrir ela mesma, pegar a fórmula e a amostra, e começar a trabalhar.
Primeiro, ela escreve uma carta, como se fosse a Maíra, e pede que um garoto
entregue para o dono da Joyeux, a empresa concorrente, e é claro que isso é o
suficiente para chamar a atenção do homem: o
perfume é claramente bom, e ela o está oferecendo. Quando ele marca uma
reunião com a “Maíra” para conversar a respeito do novo perfume, então, só tem
uma coisa que Vanessa pode e precisa fazer: se
passar pela Maíra ela mesma.
Vou dizer:
Vanessa não tem limites… mas ela certamente É UMA VILÃ ICÔNICA, se juntando à
Flora e à Carminha no hall de vilãs icônicas criadas por João Emanuel Carneiro
e interpretadas por grandes atrizes – sabe, aquelas vilãs que nós sabemos que
são maldosas e cruéis, mas que arrancam risadas nossas mesmo quando sabemos que
não devíamos estar rindo… como a
primeira cena da Vanessa vestida como Maíra, saindo do quarto e propositalmente
esbarrando na porta e se matando de rir depois… como a Letícia Colin consegue
entregar tanta comédia ácida e tanto absurdo carisma a uma pessoa que sabemos e vemos que é absolutamente má e perversa? Bem, de todo modo sempre
soubemos que Letícia Colin é UMA GRANDE ATRIZ, e ela está arrasando no deboche.
Se passando
por Maíra e tentando imitar o jeito de falar dela (ou como ela acha que Maíra
fala), Vanessa se encontra com o dono da Joyeux em uma sequência
propositalmente forçada e cômica, na qual percebemos que não tem como ela falhar… ela é sedutora, pede 500 mil reais, e
certamente a Joyeux vai ganhar muito mais que isso com aquele perfume – mesmo
que seja evidente que aquele perfume foi roubado
da Rhodes. Aparentemente, não existe muita ética
nesse mercado, o que não nos surpreende. Então, Vanessa vende o perfume, o
dinheiro cai na conta da Maíra, a
Joyeux lança o perfume, e Vanessa só precisa seguir o seu jogo, e trazer o
perfume da concorrência para Joy provar. Dali em diante, ela não precisa mais
se envolver, só deixar a história rolar.
Joy
reconhece o perfume imediatamente, e o leva para Rafael: “Esse é o último lançamento da Joyeux. Experimenta”. Confuso, bravo
e desconfiado, Rafael leva o perfume para Maíra para perguntar se ela comentou
com alguém ou se mostrou a fórmula para alguém, e é aquele momento em que algo
definitivamente se parte entre eles, porque tem um tom de acusação na sua
pergunta, que Maíra não deixa de perceber, e então ela pergunta se ele está
desconfiando dela, e embora ele tente se defender dizendo que “só precisa
entender o que aconteceu”, ela diz que se passou pela sua cabeça que poderia
ter sido ela, então a relação deles é um erro e ele definitivamente não a ama…
afinal de contas, que tipo de amor é esse que duvida da outra pessoa desse
jeito?
E acho que o
amor de Rafael pode realmente ser
colocado em dúvida. Inicialmente, eu achei que ir falar com Maíra e perguntar a
ela se ela tinha comentado com alguém não era, necessariamente, uma acusação,
porque ele estava tentando entender o que tinha acontecido; mas a atitude dele
é crescentemente problemática, e quando ele coloca alguém para seguir a Maíra e
para romper o seu sigilo bancário para ver se ela recebeu por uma venda, então
não há caminho para defendê-lo… ele está genuinamente duvidando de Maíra mesmo
antes de ter qualquer prova contra ela. Então, Rafael vai ganhando as provas do
que ele já acredita mesmo antes disso, e não pensa racionalmente, como o
próprio Humberto diz: se ela fosse mesmo
uma golpista, ela ganharia muito mais se casando com ele.
CARA, ATÉ O
HUMBERTO FOI MAIS SENSATO QUE O RAFAEL!
Mas enfim…
Rafael se converteu naqueles protagonistas da década de 1990, que acredita em
armações contra a sua amada, e quando Vanessa vai além e arma para Maíra ser
fotografada no Arraial do Cabo com um cara só de sunga levando água de coco
para ela, Rafael ainda se convence de que Maíra o estava traindo e agora está
curtindo o dinheiro que ganhou na praia, com o seu amante… a armação de Vanessa
é eficaz, e é difícil duvidar depois de tudo, só me enerva o fato de o Rafael
ter desconfiado mesmo antes de ter
qualquer prova plantada por Vanessa. Dessa vez, Vanessa realmente conseguiu
queimar a Maíra de verdade, e só falta uma única coisa: mandar a Maíra para a Fazenda. E, para isso, ela terá que convencer
a Zoé a apoiá-la.
Zoé realmente parece gostar de Maíra e se
importar com ela, e realmente parece contra
todo o plano de Vanessa: ela diz que tem vergonha de ter parido uma “criatura
medonha” como ela e a manda se retratar, pedir desculpas para Maíra e contar
toda a verdade para o Rafael, mas é claro que Vanessa não tem a menor intenção
de fazer isso… Zoé até diz que, se Vanessa não contar a verdade, ela mesma vai
contar, mas Vanessa a ameaça: se ela não mandar a Maíra para a Fazenda, como ela
está mandando, então ela vai denunciá-la para a polícia e contar para todo
mundo sobre a sua “profissão” de traficante de gente… ou leva a filhinha para a
fazenda dos escravos, ou Vanessa acaba com a sua vida. Interessante que Zoé
segue irredutível enquanto pode.
Ela realmente não quer fazer isso com Maíra,
mas isso se torna UMA GUERRA DECLARADA entre Zoé e Vanessa, e Letícia Colin e
Regina Casé ARRASAM do início ao fim da cena, proporcionando um dos momentos
mais tensos da novela, entre duas
personagens que várias vezes já nos fizeram rir. A transformação das
expressões, o real suspense que toma
conta da sequência, as ameaças… quando Maíra descobre sobre o dinheiro na sua
conta, ela jura descobrir o que aconteceu e provar a sua inocência, e desiste
de ir embora de volta para Pirenópolis, dizendo que vai trocar de roupa e vai
para a Joyeux imediatamente, e Vanessa diz que esse é o último prazo de Zoé
então: ela vai ligar para os seus
capangas e mandar Maíra para a Fazenda agora mesmo.
Zoé tenta
argumentar, tenta dizer que Vanessa não
tem nenhuma prova contra ela, que ela faz tudo direito, mas Vanessa tem uma
prova, sim: ela está com a arma que Zoé escondia na cozinha, que Galo usou para
matar várias pessoas, e que “deve estar cheia das digitais da Zoé”. Vanessa é
tomada por uma mistura perversa de deboche, sarcasmo e loucura, e Zoé percebe
que, mesmo contra sua vontade, ela não vai ter escolha: Vanessa a superou… perigosa, ameaçadora, definitiva. Então, mesmo
parecendo sinceramente contra sua vontade, Zoé liga e pede que venham buscar
Maíra, para a celebração distorcida e perturbada de Vanessa: “Que o diabo te carregue, cega dos infernos”.
O nível a que Vanessa chegou é tipo de vilã
na reta final de novela.
E ainda
estamos na metade da primeira parte… O QUE VEM PELA FRENTE?!
A chegada da
Maíra na Fazenda é macabra. Mas deve
movimentar a trama. Estou curioso!
Para mais
postagens de “Todas as Flores”, clique
aqui.
Comentários
Postar um comentário