A Madrasta (2022) – A morte de Rafa: Parte 2

Lucrecia é expulsa!

Perder o Rafa foi a coisa mais triste que aconteceu em “A Madrasta”. Ele era um dos personagens mais queridos da novela… o mais bondoso dos três irmãos, o primeiro a aceitar e a amar “Marisa Jones”, o responsável pelo romance mais terno e bonito que a novela viu. Toda a sequência de despedida dele no quarto de hospital, falando o que queria dizer a cada uma das pessoas que ama antes de morrer, é arrebatadora – e destruidora. E tudo por culpa de Lucrecia, a mulher que o gerou, mas que nunca foi sua mãe. Lucrecia estava tão determinada a manter Rafa afastado de Jimena porque “ela era pobre e órfã”, que ela não se importou o mínimo com ele, sendo a responsável por sua morte quando denunciou Jimena para que ela fosse levada embora do orfanato.

Com isso tudo, ao menos finalmente TODOS ESTÃO CONTRA A LUCRECIA. Mesmo antes da morte de Rafa, enquanto ele está conversando sozinho com Jimena e os demais estão esperando do lado de fora, Lucrecia está sendo confrontada por suas atitudes e Esteban prevê a possibilidade de colocá-la para fora de casa por constantemente se meter no que não é da sua conta. Todas as cenas após a morte de Rafa são igualmente dolorosas… Marisa e Jimena abraçadas, com Marisa a agradecendo por ter amado tanto o Rafa e ela se perguntando como vai aprender a viver sem ele, por exemplo; ou o sofrimento de Lucía, abraçada à foto do irmão, de quem sempre foi tão próxima, e então ela recebe o apoio de Pablo, porque todas as diferenças ficam de lado agora…

Quando Lucrecia aparece no hospital, ainda sem saber da morte de Rafa, Inês grita com ela, dizendo que por sua culpa o Rafa está morto, e Lucía e Marisa apoiam Inês para expulsar Lucrecia, e pouco muda na expressão de Lucrecia – ela não se importa de verdade, nunca se importou. Inês volta a expulsar Lucrecia, que tem a cara-de-pau de aparecer no velório, depois de TER SIDO ELA QUEM MATOU O RAFA, e movida pelo ódio de ver Lucrecia ali, Inês diz um monte de coisa… como que ela “é a pior mãe do mundo”, por exemplo. Então, tudo vem à tona, Esteban escuta e descobre que Rafa é filho de Lucrecia e Bruno, e dá para ver a satisfação no rosto de Lucrecia, que só se envolveu com Bruno para poder atingir Inês, que o amava de verdade.

Sua missão de vida foi trazer infelicidade a todos.

E nunca se arrependeu de nada… nem de matar o próprio filho.

Esteban, então, EXPULSA LUCRECIA DE CASA (finalmente!), e diz que se ela não sair por bem, ele vai ter que tirá-la à força… é bem satisfatório ver Lucrecia sendo proibida de voltar a entrar na casa, inclusive para buscar suas coisas (que Inês manda mais tarde em um saco de lixo), até porque nenhum morador da casa quer vê-la pela frente. Até os sobrinhos gritam com ela, depois de terem descoberto toda a história… é um verdadeiro escândalo e um caos, e o que mais machuca Lucrecia é quando ela tenta implorar para Esteban e ele a despreza – o seu maior castigo, e é meio catártico de se assistir. E, naquele momento, Lucrecia tenta contar a Hugo e Lucía que Marisa Jones é, na verdade, Márcia Cisneros, a mãe deles… mas Esteban a impede a tempo.

A memória de Rafa traz outras cenas bonitas… como a de Marisa, Jimena e Lucía, quando Marisa promete que não vai deixar que levem Jimena a lugar nenhum, porque pretende adotá-la, e Lucía diz que “vai ser uma irmã mais velha para ela”. Sem nem saber oficialmente disso, Esteban também anuncia a Márcia que está pensando em adotar Jimena e levá-la para morar com eles, o que deixa Marisa feliz, porque juntos eles têm mais chances de conseguir a adoção. Também é bonita a cena de Jimena com o padre, na qual Jimena diz que está pensando em estudar aviação, como o Rafa sonhava. Por fim, a tristíssima cena das cinzas e a “despedida final” da família, que é acompanhada pela música que o Rafa compôs e cantou para Jimena como trilha sonora.

Frente a tudo isso, Lucía e Pablo percebem que não existe motivo para eles seguirem brigando se eles se amam… e Pablo, depois de estar ao lado de Lucía no momento mais difícil de sua vida, diz que, se ela permitir, ele quer ser o pai do seu filho – e as coisas se acertam entre eles de maneira rápida e decisiva, com Lucía mandando o Álvaro embora de uma vez por todas, o que também é bastante satisfatório de se assistir. Tudo fica perfeitamente claro, Lucía e Pablo conversam com Esteban, Hugo dá a Pablo as boas-vindas à família, Esteban diz que vai apoiar Lucía no que ela decidir… e, assim, algumas tramas vão se fechando. Esteban descobre que Lucía é mesmo sua filha, como Márcia sempre dissera, por exemplo, e Lucía descobre que nunca esteve grávida no fim das contas.

E caminhamos para a conclusão de “A Madrasta”.

 

Para mais postagens de “A Madrasta”, clique aqui.
Para as outras produções da “Fábrica de Sonhos”, visite essa página.

 

Comentários