Club 57 – Tiago, o libertador

Nova Holanda!

QUE DELÍCIA ACOMPANHAR UM PLOT DO TIAGO EM 1800. Se está bem chato acompanhar qualquer coisa que tenha a ver com o romance sem sal de Eva e JJ em “Club 57”, eu adoro quando a série deixa isso de lado e investe em tramas de comédia, como as várias de Rubén e Sofía (constantemente salvando o ritmo da temporada), e ideias interessantes como quando o Tiago vai parar em 1800 e começa a mudar a história da Independência da América Latina. Tiago criou um dispositivo de saltos no tempo para que pudesse ir a diferentes épocas e encontrar um relógio que ganhara de presente do seu pai e que perdera, e embora seus saltos normalmente sejam curtos, ele acaba se estendendo mais em 1800 – e começa a “se divertir” por lá, em uma trama que incomoda tanto os Guardiões do Tempo quanto os Guardiões do Caos… afinal de contas, ele está causando mais confusão do que eles!

A viagem de Tiago e sua amizade com Simón Bolívar começa a alterar uma série de coisas no presente – a começar pelos nomes dos países e do próprio continente, que deixa de se chamar “América do Sul”, por exemplo, para se chamar “Nova Holanda”. Antes de podermos ver o Tiago dando sugestões a Simón Bolívar no passado, acompanhamos as alterações e o imaginamos se divertindo à beça por lá, daquele seu jeito todo debochado e despreocupado… as mudanças de Tiago, na verdade, não se limitam à América, porque ele “transforma” Portugal, por exemplo, em “República de Cristiano Ronaldo”, o que faz com que Eva saiba imediatamente quem é que está por trás disso, porque ela sabe que Cristiano Ronaldo é o jogador favorito de Tiago… inclusive, interessante que ela saiba detalhes como esse, para quem finge tanto “não se importar”, não?

Obrigado, Rubén, por provocar a Eva com isso, inclusive.

Venezuela se torna o “Reino da Arepa”, enquanto a Colômbia recebe a melhor transformação de todas, a meu ver, ao se tornar a “República Remixada de Shakira”. E as coisas se tornam cada vez melhores quando Rubén e Sofía vão apresentar um trabalho na aula de história, por exemplo, e se deparam com uma selfie de Tiago em um banner da sala, entre outras figuras históricas, e quando Rubén pergunta o que é aquilo, o professor pede que “ele tenha mais respeito com o grande libertador”. Tiago está se divertindo tanto que ele começa até a mudar os nomes dos meses, criando, por exemplo, “Tiagosto”. É algo tão simples, na verdade, mas “Club 57” se sai muito bem nesse estilo non-sense que nos diverte, e eu poderia continuar acompanhando o Tiago com Simón Bolívar em 1800 por vários capítulos… mas Eva quer acabar com essa confusão.

Então, Eva e Rubén encontram uma “nova” Franken TV, daquela linha temporal, para poder ir ao passado e parar o Tiago, mas a máquina do tempo não funciona porque a linha temporal continua se transformando, e circuitos que estavam ali segundos atrás simplesmente desaparecem – isso, no entanto, não é apenas feito de Tiago, porque Vero e Miguel também estão fazendo mudanças na linha temporal a partir de 1957, seguindo uma ideia que Vero pegou no “documentário” dos anos 1980: “De Volta Para o Futuro”. Eventualmente, Eva consegue saltar para 1800, usando um vestido que tanto Rubén quanto Tiago acham hilário, e ela chega ao passado bem na hora em que Tiago está tirando a selfie com Simón Bolívar que apareceu na aula de história do presente… e destaco o Simón achando que Tiago e Eva são namorados, noivos ou algo assim.

Bem que eu queria.

Eva diz que está ali para arrumar o desastre de Tiago, mas os dois acabam fugindo dos guardiões do tempo, com uma ajudinha de Simón Bolívar – Eva acha que é melhor que Tiago volte com ela, porque os guardiões vão apagar a sua memória e sabe-se lá o que pode acontecer, mas Tiago é teimoso e orgulhoso e diz que não vai embora com ela, que prefere ficar e confiar em Chronos… no fim, Eva fica chateada com a decisão de Tiago, o que eu posso estar exagerando, mas me parece muito importante, porque o fato de ela ficar “chateada” mostra que ela se importa – assim como Tiago se importa com ela, mas também quer se fazer de durão, até porque sente que não tem nenhuma chance com ela… ele está tão apaixonado por Eva que até Simón Bolívar percebeu, e eu preciso dizer que é uma maldade do roteiro deixar o Tiago apaixonado assim se não é para eles ficarem juntos.

Ainda tenho esperanças? Sim. Terminarei frustrado? Provavelmente.

Mas devo dizer que Simón Bolívar se tornou uma das minhas participações especiais favoritas de “Club 57”, só por ele visivelmente shippar Eva e Tiago, e até tentar dar uma forcinha para que eles fiquem juntos… em uma conversa com Tiago, ele diz que se nota que ele está apaixonado por Eva, e que ele sempre pode encontrar o relógio que ele perdeu, mas não uma garota como Eva, então talvez ele devesse ir embora com ela, o que deixa Tiago pensativo… depois, Simón vai conversar também com Eva e lhe dá seu próprio relógio de presente, pedindo que ele o entregue a Tiago, dizendo que ele não vai aceitá-lo se ele o der, porque é muito orgulhoso. Eva concorda e diz que Tiago também é muito cabeça-dura, mas Simón o defende e diz que talvez Tiago só não saiba bem expressar o que ele sente, então pede que, da próxima vez que o vir, o escute.

É o próprio Tiago que procura Eva, então, para dizer que está indo embora de volta para o futuro com ela, e Sofía aparece para buscá-los antes que os outros guardiões os capture e comece a mexer com as memórias deles… como não tem daquele produto dos guardiões o suficiente para dois saltos, Sofía pede que eles deem as mãos para saltarem juntos, e eu fico pensando muito na maneira como eles são relutantes a isso – acho que se não houvessem sentimentos recolhidos, os dois segurariam um a mão do outro sem problema, porque não significaria nada, mas o fato de eles fazerem “draminha” torna a cena levemente romântica, não? Como se não bastasse, quando os dois dão as mãos, finalmente, a série corta para o clipe deles, que é um clipe MEGA ROMÂNTICO. Sério, se eles não pretendem deixá-los juntos, os produtores estão brincando com a nossa cara…

E isso é muita crueldade!

De volta ao presente, agora os guardiões só precisam “consertar” a linha temporal…

E corrigir alguns nomes.

 

Para mais postagens de Club 57, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários