Malhação 2008 – A pilantragem de Guga

Diz ele que “cansou de ser o bom moço”…

Gustavo não está lidando da melhor maneira possível com toda a decepção amorosa que foi perder Angelina – e, com tanto a Débora quanto a Luana atrás dele, ele toma umas decisões bem equivocadas. Por um tempo, Gustavo namorou a Luana, até o show da Galinha Magricela, e então ele acabou terminando com ela e, por impulso, beijando a Débora – o que eu devo dizer que, para mim, não faz o menor sentido. Com 324 capítulos a preencher, mais do que qualquer outra temporada de “Malhação”, o roteiro às vezes anda em círculos e de forma forçada para que eles possam ganhar mais algumas semanas… estamos numa fase de “Gustavo e Débora” em que, depois de Débora ter fingido estar grávida dele (!) e prestes a sequestrar o filho da Angelina, simplesmente não faz mais sentido que ele dê nenhum tipo de atenção para ela… mas o roteiro insiste.

Assim que beija a Débora, Gustavo diz que se deixou levar pelo que ela estava dizendo e pelas fotos que mostrou, mas já se arrependeu, isso foi um erro e não existe mais nada entre eles. Logo depois, ele acaba sendo beijado pela Luana, que diz que eles podem começar de novo e que até prefere assim, porque “é menos careta”, e Yasmin corre para contar para a “novidade” para a Débora, bem no momento em que ela está se vangloriando para a Angelina sobre como “recuperou o Guga”. Então, Débora decide “resolver o problema” fazendo o Guga beijá-lo novamente – dessa vez, no entanto, a Luana precisa ver, e convenientemente a escola acabou de instalar umas câmeras que vão ajudar no plano. Filipa faz Luana “ir falar com a Montanhas”, para que ela veja, na câmera, o momento exato em que Débora beija o Gustavo… porque o Gustavo deixa.

Ele fala que não quer, que eles não têm nada, mas está completamente tentado, e a Débora está jogando pesado, sabendo o que quer. Brava, Luana promete acabar com essa palhaçada (“Eu vou fazer canja dessa galinha magricela!”), e ela acaba discutindo com o Guga, chateada com ele beijar a Débora e, ainda, fazer isso na frente da escola inteira… com essa confusão explodindo, o Guga toma uma decisão surpreende enquanto conversa com o Bodão e diz que cansou de ser o responsável, o bom moço, aquele que faz tudo certo o tempo todo… e anuncia que VAI FICAR COM AS DUAS AO MESMO TEMPO. O pior de tudo é que o roteiro colocou Luana e Débora entrando nesse joguinho, sem saber que ele está ao mesmo tempo com as duas, claro, mas se provocando e guerreando pelo mesmo garoto… o que, devo dizer, descaracteriza a personagem da Luana.

Felizmente, a história não dura muito tempo… Débora e Luana acabam saindo na porrada na piscina da escola e acabam dentro da piscina, com direito à Débora mordendo o braço da Luana (?) e tudo, e embora o Guga pule na piscina para separá-las, elas já sabem e estão furiosas com o lance de ele ficar com as duas ao mesmo tempo – mesmo assim, elas não vão deixar de lutar pelo Gustavo. Débora acaba comentando o que está acontecendo com Angelina, que custa um pouco a acreditar, porque a Débora “é cheia de inventar histórias”, e então ela vai confirmar isso conversando com a Luana que, por sua vez, percebe que a Angelina está com raiva do Gustavo por toda essa história… sim, o que ele fez foi errado e condenável, mas a raiva da Angelina parece muito mais pessoal do que a indignação contra alguém que enganou uma de suas amigas.

Então, Angelina resolve confrontar o Guga pessoalmente – “Por que você tá ficando com a Débora e com a Luana ao mesmo tempo, hein?” Essa cena me confunde um pouco, porque embora o questionamento fosse certo, eu não sei se era a Angelina que tinha que ir lá dizer aquelas coisas, e é como se o roteiro da temporada estivesse tentando nos lembrar que Guga e Angelina ainda se amam e que eles têm que ficar juntos no final, quando parece que já passamos disso há muito tempo… eu sei que eles se amam, isso não precisa ficar sendo recordado o tempo todo, porque agora estamos em um momento em que Angelina acabou de ter um filho, Bruno está super feliz com o Gustavinho, e eles estão tentando construir uma família… ela vai tentar ao menos, então a cena não era necessária… até pela maneira como o Gustavo responde às perguntas de Angelina…

Gustavo diz que está agindo assim porque “não tem a mínima importância”, porque “o coração dele não é de nenhuma das duas, de qualquer maneira”, e diz à Angelina o que ela já sabe: que ele a ama. Eles discutem quando Gustavo pede que ela não se meta em sua vida, mas acaba pensando na discussão e admitindo, eventualmente, que estava fazendo tudo errado e acabou magoando todo mundo. Então, ele resolve terminar logo com essa história e chama a Débora e a Luana para conversar para dizer que NÃO QUER MAIS NADA COM NENHUMA DAS DUAS – uma cena que deveria acontecer antes de todo o sequestro do Gustavinho e da Débora esquecê-lo no shopping (!), porque, depois, parece desconexa, sendo que o que a Débora fez parece um filler que passa batido e não tem importância… Gustavo não devia nem olhar na cara da Débora depois daquilo.

Enfim. Umas bagunças que só!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários