Sítio do Picapau Amarelo (2006) – Cuca se vinga de Pedrinho

“É hoje que todo mundo vai aprender a odiar o Pedrinho”

Quando o Pedrinho ajudou o Pepe Caipora a fugir das garras da Cuca, ele devia saber que a jacaroa encontraria uma maneira de se vingar dele… e ela o faz justamente quando o seu aniversário está chegando, o que rende um pouco de sofrimento para o garoto – e eu fiquei com tanto dó do Pedrinho! Cuca tem um plano maldoso e eficiente dessa vez: ela invade o quarto de Pedrinho em busca de algum objeto dele, e leva o seu bodoque, com o qual ela consegue fazer uma poção que lhe permite se transformar em uma cópia do Pedrinho – e, se passando por ele, ela vai causar uma série de estragos, acabando totalmente com a imagem de “bom garoto” do Pedrinho. O Manjericão é o único que a vê invadindo o quarto de Pedrinho e tenta impedir, mas, além de não conseguir, ele ainda perde o seu poder de fala, já que Cuca não pode deixar que ele conte a ninguém o que viu.

Manjericão é o único que sabe a verdade e não pode dizer nada.

Não demora muito para que Pedrinho dê pela falta do seu bodoque de estimação, mas isso não é o suficiente para que ele perceba que alguma coisa está errada, e como o Manjericão não pode dizer nada, Pedrinho só vai descobrir quando for tarde demais… porque a Cuca está determinada a fazer com que todos passem a odiar o garoto – e mesmo antes de ela começar a interagir com as pessoas, eu já comecei a sofrer, porque o timing torna tudo muito mais grava, já que estava todo mundo tão empolgado com o aniversário do Pedrinho, pensando na festa que fariam para ele, nos presentes que comprariam… Visconde tinha preparado fogos de artifício que escreveriam uma mensagem para o melhor amigo no céu, e a Narizinho tinha comprado um livro de aventura do Júlio Verne, e Emília estava se vangloriando sobre ter o “presente surpresa” mais especial de todos.

A primeira pessoa a ver o “novo” Pedrinho é o Elias, que não entende muito por que ele compra tantos doces e pede para colocar na conta de Dona Benta, mas acaba vendendo… depois, a Cuca vai até a veterinária do Chico Maciel, se recusando a dividir os doces de maneira bem malcriada e pegando um coelho que ele leva para a mata, em uma gaiola, o que também deixa o Pepe Caipora e a Flora sem entender… afinal de contas, esse tipo de coisa não são do feitio dele. Quando a Dona Benta confronta o verdadeiro Pedrinho sobre os doces comprados na venda do Seu Elias e pede uma explicação, o garoto não entende nada – “Explicação não tem, só sei que não fui eu”. Sabendo rapidamente de tudo o que está acontecendo, Pedrinho procura o Chico para dizer que não sabe o que disseram que ele fez, mas não foi ele… ele não pegou nada da veterinária.

Inicialmente, as pessoas até acreditam no Pedrinho… afinal de contas, dá para ver no desespero de sua voz que ele está dizendo a verdade, e é como a Tia Nastácia diz ao defendê-lo: o Pedrinho é um menino que não mente, e Dona Benta concorda com isso – mas também não pode negar que a história está muito mal contada. Uma das cartadas mais inteligentes e revoltantes da Cuca vem quando o Pedrinho entra no laboratório do Visconde e, curioso, quase vê o seu presente de aniversário antes da hora, mas o sábio sabugo o impede a tempo e o faz prometer que ele não vai olhar o que está escondido embaixo daquele lençol… o problema é que a Cuca está assistindo a tudo pela sua bola de cristal, e como ela quer fazer com que o Pedrinho perca todos os seus amigos, ela volta ao Sítio do Picapau Amarelo especificamente para fazer o garoto quebrar a sua palavra.

Narizinho, Emília e Thirza querem acreditar em Pedrinho, dizem que ele não teria coragem de fazer isso tudo que estão dizendo que ele fez, ainda mais tão perto do seu aniversário, mas talvez seja mais difícil defendê-lo depois que a Cuca entra no laboratório do Visconde, causa um estrago e uma explosão perigosa dos fogos de artifício… Visconde é jogado para longe por causa da explosão, machucado e balbuciando coisas sem sentido, mas ele está “bem” o suficiente para ver o “Pedrinho” fugindo do seu laboratório de maneira suspeita. Para completar, Emília encontra o bodoque do Pedrinho no laboratório, o que pode ser uma “prova do crime”. Quase morri de pena do verdadeiro Pedrinho quando ele chega preocupado com o melhor amigo e, magoado, Visconde pergunta para ele “por que ele quebrou o seu juramento”. Pedrinho não merecia tudo isso.

Dona Benta dizendo que “está muito decepcionada com ele” também me destruiu.

Que dó do Pedrinho todo triste: “Ninguém acredita em mim”.

Ele vai ter que descobrir o que está acontecendo de verdade!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários