Sítio do Picapau Amarelo (2006) – O aniversário do Pedrinho: Parte 2

“Porque ele não é o verdadeiro Pedrinho!”

Cuca está fazendo de tudo para arruinar o piquenique de aniversário do Pedrinho, enquanto o verdadeiro Pedrinho está passando um “infeliz aniversário” em um buraco no meio da mata, no qual a jacaroa o prendeu para que pudesse fazer o que bem entendesse enquanto se passava pelo garoto… mas, felizmente, está chegando a hora de desmascará-la e, quem sabe, tirá-la do caminho por um tempo! Enquanto a Cuca está sendo malcriada e inconveniente, para o choque de Dona Benta e todos os demais, Pedrinho consegue a ajuda do Pepe Caipora e da Flora para sair da armadilha na qual caíra, e então ele conta tudo para eles, antes de os três saírem correndo pela mata até o piquenique… Pedrinho diz, enquanto corre, que precisa “chegar no piquenique antes que a Cuca estrague a sua festa”, mas a jacaroa já fez isso… a “festa” está um CAOS.

Nervosa, Dona Benta diz que “o Pedrinho passou de todos os limites e agora chega”, e Thirza segura os ombros do Pedrinho falso, perguntando por que ele está fazendo essas coisas horríveis, e, de maneira dramática e triunfal, o verdadeiro Pedrinho chega, dizendo: “Porque ele não é o verdadeiro Pedrinho”. VITÓRIA, FINALMENTE! Todo mundo fica confuso com a visão dos dois Pedrinhos – confesso que aquela história de eles “não saberem” qual é o verdadeiro Pedrinho me pareceu um pouco forçada… afinal de contas, não era evidente que o Pedrinho falso era aquele que estava há dias agindo de forma estranha e fazendo coisas que, como eles mesmos disseram várias vezes, “o Pedrinho nunca faria”? De qualquer maneira, eles agem como se fosse quase impossível definir qual era o Pedrinho de verdade, para que Emília possa fazer alguma coisa.

Emília usa um frasco de perfume da Flor para jogar sobre aquele que acredita ser o Pedrinho falso e, de fato, a Cuca começa a se contorcer de dor por causa do perfume, de uma maneira quase macabra, até voltar a ser a jacaroa que todos conhecem, na frente de todos, revelando toda a verdade para que Pedrinho fique livre… e possa curtir o seu aniversário como deveria! O pessoal recebe até a ajuda do Baobá, que morde o rabo da Cuca (!), e a jacaroa é “engolida” pela terra, o que quer dizer que talvez ela fique fora por um tempo… mas ela vai embora jurando que vai voltar e que vai se vingar! Felizmente, o “Sítio do Picapau Amarelo” colocou uma sequência de cenas nas quais os personagens pedem desculpas a Pedrinho, por terem duvidado dele e terem acreditado que ele podia mesmo estar fazendo todas aquelas coisas… Visconde até fez novos fogos de artifício de presente ao amigo!

De Dona Benta, Pedrinho também ganhará um presente MUITO ESPECIAL. Dona Benta tem uma coleção antiga de gibis do Capitão Kosmos, que pertencera a um tio de Pedrinho, e o garoto sempre pede que ela lhe dê essa coleção toda vez que a vê, mas ela estava esperando que ele ficasse mais velho… antes de tudo ser devidamente esclarecido, Dona Benta olha para a coleção que pensara em presentear ao neto nesse ano, mas diz à Tia Nastácia que “não pode premiar um garoto mentiroso”, o que me parte o coração. Felizmente, tudo acaba sendo esclarecido durante o piquenique de aniversário, e Dona Benta percebe não apenas que o Pedrinho não estava mentindo quando disse que não fizera aquelas coisas das quais estava sendo acusado, como também não fora malcriado em nenhum momento… então, ele merece, sim, a coleção de gibis.

Dona Benta também pede desculpas ao neto, e diz que “tem um presente para se redimir”. A alegria do Pedrinho abrindo a caixa e vendo os gibis do Capitão Kosmos me emocionou – “Obrigado, vó. Você é a melhor vó do mundo”. É quase irônico a Dona Benta falando que o Pedrinho também é o melhor neto do mundo, depois de ter sido tão dura com ele, mas ela reconheceu seu erro e pedir desculpas… então está tudo bem. E Pedrinho está ANIMADÍSSIMO com os seus gibis que são verdadeiras peças de colecionador. Agora, empolgado como a criança que é, Pedrinho está lendo o tempo todo, brincando de ser o Capitão Kosmos e voar pelo quarto, e é muito gostoso assistir a essas cenas, porque nos remetem às nossas pequenas alegrias genuínas dessa fase da vida. No Sítio, no entanto, as coisas são mais especiais ainda… Pedrinho nem imagina a surpresa que o espera!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários