Vale o Piloto? – Desejos S.A. 1x01 – O que você quiser, quando quiser

Intrigante!

Lançada no último dia 27 de março pela Star+, “Desejos S.A.” é uma série brasileira de suspense com uma premissa simples e intrigante: uma agência que pode realizar qualquer desejo, desde a pessoa aceite os termos. A pessoa que terá o seu desejo atendido só precisa pagar uma taxa de R$9,99 e terá que ajudar no pedido de outra pessoa em algum momento… uma proposta tentadora, especialmente para as pessoas mais desesperadas, mas secretamente perigosa e cheia de consequências. O conceito da série me faz pensar em contos de ficção científica escritos por Philip K. Dick, e o tom da série tem um quê de sombrio, caótico e debochado, me remetendo, talvez, a alguns episódios de “Black Mirror” – o primeiro episódio me deixou profundamente curioso pelo que vem a seguir!

“O que você quiser, quando quiser” é tanto o slogan da Desejos S.A. como o título do Piloto, que acompanha a história de Josué Camargo, interpretado por Alejandro Claveaux, um homem obcecado por Valéria, a mulher que está prestes a se casar com o seu irmão… a série é categorizada como antológica, tendo em vista que acompanharemos diferentes histórias de diferentes clientes da Desejos S.A. a cada episódio, mas a história vai se construindo conforme cada nova história nos dá mais informações a respeito da Desejos S.A. e o que está por trás dela – esse primeiro episódio serve, principalmente, como uma apresentação da empresa, sem grandes explicações, já que vamos desvendar isso pouco a pouco durante a temporada de 6 episódios.

Josué é alguém perturbado… incapaz de superar a obsessão que tem pela cunhada, ela assiste a seus vídeos na internet, cheira a saída de banho que ela deixa com ele antes de pular na piscina, e tenta “reproduzir” sua imagem em uma garota de programa, mas nada supre o seu desejo, até o momento em que ele vê um cartaz da Desejos S.A. em um banheiro e, alcoolizado, liga para lá. Toda a sequência da ligação para a Desejos S.A. é brilhante! Tem um toque de macabro, de misterioso e de perversamente convidativo conforme Josué conversa com um atendente virtual, provavelmente leva pouco a sério toda a “brincadeira”, mas faz o seu pedido: ele quer fazer sexo com Valéria. E, então, o seu desejo é registrado pela Desejos S.A., para ser atendido em breve.

O que me intriga no momento é como e, principalmente, por que a Desejos S.A. consegue realizar esses “desejos”. Josué recebe uma estranha ligação o mandando para um hotel onde supostamente seu desejo será atendido e ele se depara com duas coisas: 1) primeiro, um homem que diz que “está na sua vez”, e o ajuda entregando-lhe uma fantasia que ele precisa usar e que o ajuda a se depilar; 2) depois, Valéria e algumas amigas no quarto ao lado, em uma espécie de despedida de solteiro na qual ele entrará como o stripper contratado. E a sequência é propositalmente bizarra – transmite perfeitamente a ansiedade de Josué prestes a conseguir o que sempre quis, e a frustração quando Valéria cai no sono antes que algo aconteça de fato e ele sai correndo…

E, dali em diante, entramos em uma sequência de ação vertiginosa que me fez pensar demais em “Nerve”. Enquanto está indo embora do hotel (cuja diária já vale umas dez, ou cem, vezes o valor de R$9,99 que ele pagou, o que é intrigante), Josué Camargo é abordado por uma senhora no elevador que lhe entrega um celular: ele tem 1h30min para descobrir a senha para desbloquear aquele celular e entregar em um endereço que ela lhe passa, e as coisas parecem escalonar de uma maneira assombrosa quando ele é ameaçado com um vídeo dele com Valéria e ele coloca o próprio emprego em perigo para cumprir a “missão” passada pela Desejos S.A., chegando no último segundo possível no endereço indicado para entregar o celular para a próxima pessoa…

Essa história ainda veremos com mais calma.

Particularmente, eu achei esse primeiro episódio PRATICAMENTE PERFEITO! Eu gosto de como ele é rápido e de como tem uma condução razoavelmente simples, mas precisa, para explicar a premissa da série antes que possamos nos aprofundar mais. A direção, as atuações, o roteiro, tudo funciona nesse primeiro episódio de “Desejos S.A.”, e eu acho que teremos uma grande série em mãos! A conclusão do episódio é perfeitamente irônica, mostrando a tamanha infelicidade de Josué durante o casamento de Valéria com o seu irmão – ele não conseguiu transar com Valéria, ela fala sobre como “as amigas encontraram o stripper menos dotado do Brasil para ela”, e ele ainda perdeu o emprego, tudo nessa ânsia de conseguir “o que quiser, quando quiser”.

As minhas expectativas estão altíssimas! Vamos aos próximos episódios!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários