My Stand-In – Episode 9: Among thousands of people you meet those you’ve met

Segunda chance?

“My Stand-In” é mesmo uma série EXTRAORDINÁRIA. Eu gosto da ousadia de contar uma história “fora da caixinha”, com personagens humanos que têm defeitos, sentimentos ruins, tomam decisões equivocadas… a intensidade desse nono episódio nos atinge em cheio e nos prepara para a última fase de “My Stand-In”, agora que o antigo corpo de Joe foi encontrado, Ming tem certeza absoluta de que o “novo” Joe é o Joe por quem ele está esperando há mais de dois anos e, mesmo que Joe diga que “nunca vai perdoá-lo”, ele está determinado a reconquistar o seu amor. “Among thousands of people you meet those you’ve met” é um episódio sentimental e marcante, que lida bem com a “bomba” jogada na conclusão do episódio anterior: o corpo de Joe foi encontrado.

Só podemos imaginar o que se está passando dentro de Joe com a notícia de que seu antigo corpo foi encontrado – especialmente depois de ele ter confessado recentemente a Sol e a Wut que ele tinha esperança de que seu corpo estivesse em algum lugar, talvez em coma, e de alguma maneira ele pudesse retornar para ele… agora, ele realmente não tem mais como fazer isso. Enquanto Ming se responsabiliza de todos os trâmites, que envolvem o reconhecimento do corpo através de DNA, porque não restou muito mais que pudesse ser usado para identificar o antigo Joe, Wut e Sol tentam manter o Joe afastado, porque é algo muito pesado, de verdade, mas Joe não pode simplesmente ficar distante… e nós entendemos perfeitamente a necessidade de estar lá, de ver com os próprios olhos.

É desesperador!

Toda a sequência do funeral de Joe entrega um dos momentos mais intensos, mais dolorosos e mais bonitos de “My Stand-In”, na minha opinião, e eu gosto de como a série consegue transmitir muita coisa sem precisar de longos diálogos expositivos – muitas vezes, não precisa de diálogo nenhum, porque eles conseguem colocar em cena sem precisar “explicar”. A visita silenciosa de Joe, mesmo depois de Sol e Wut pedirem que ele não fosse, representa muito, e ele sai dali destroçado. Em paralelo, Ming está completamente sozinho, e enterrado na própria dor silenciosa, enquanto relembra o que viveu com Joe, e os erros que cometeu… e ele fica ali, na mesma posição, sabe-se lá por quanto tempo, até que o corpo de Joe e as flores sejam tiradas dali.

A cremação de Joe é outro momento impactante, enquanto o próprio Joe e Ming olham a fumaça subindo em direção ao céu, e é naquele momento que Joe explode pela primeira vez… é naquele momento que ele ataca Ming e pergunta por que ele está chorando agora, e Sol e Wut o tiram de perto de Ming. Depois, Ming aparece com a sua expressão mais arrogante para dizer que ele já “resolveu as coisas com os parentes de Ming” e “ele vai ficar responsável por tudo de agora em diante”: é ele quem vai ficar com as cinzas de Joe, e é ele quem vai ficar com os seus pertences todos, que ele pretende queimar, para “acabar com toda memória que resta de Joe” ou qualquer coisa assim. Joe quer enfrentá-lo, quer perguntar que direito ele acha que tem…

Mas como fazê-lo sem entregar-se?

Naquela noite, Joe resolve invadir a sua antiga casa, na qual Ming tem morado nos últimos anos, mais uma vez… ele quer salvar alguma coisa de sua antiga vida, antes que Ming cumpra a sua promessa e se desfaça de tudo – e ele cai direto na armadilha preparada por Ming. No episódio anterior, Ming entendera que aquele Joe era o mesmo Joe que ele amava, e talvez o corpo sendo encontrado o tenha feito duvidar, como vimos no início do episódio… quando Joe agiu daquela maneira tão intensa durante a cremação, no entanto, Ming voltou a ter certeza de que, de alguma maneira, Joe tinha voltado em outro corpo, e ele disse o que disse para provocá-lo, esperando justamente que ele fizesse o que está fazendo agora… pode-se dizer que Joe é previsível.

Ou que Ming o conhece muito bem.

Sol entra na casa, dá um soco em Ming e tira Joe dali, mas a verdade é que não existe muito que o Sol possa fazer… ele está tentando “ganhar” o Joe e, particularmente, eu acho que ele tem falas bastante preocupantes que deixam escapar uma toxicidade tão grande quanto a de Ming, ou talvez até maior, porque ela é encoberta sob uma fachada de “bom moço” que o Ming não tem e nunca teve. De todo modo, a “competição” entre Ming e Sol segue gerando entretenimento, e Joe está atordoado demais para fazer algo concreto a respeito. Os dois parecem “competir” por ele durante um evento do clipe que ele gravou com Sol, por exemplo, e Joe sabe que não há nada que ele possa fazer, com o lugar tão cheio de repórteres e sua carreira apenas começando.

Então, ele deixa que as coisas aconteçam.

Depois do evento, no entanto, Ming dá um jeito de falar com Joe, implorando por uma chance, e aqui ganhamos um dos meus diálogos favoritos no episódio, quando eles falam a respeito de “segundas chances”. É muito curiosa a maneira distorcida como Ming tenta interpretar a situação a seu favor, dizendo que “Joe foi mandado de volta para ele”, mas Joe responde de maneira muito sábia, dizendo que essa não é uma segunda chance para Ming… essa é uma segunda chance PARA ELE, que pode recomeçar a sua vida e corrigir os erros que fizera da outra vez – e um dos seus erros foi o Ming. Há tanta força em Joe ao dizer isso, por mais que lhe doa, por mais que, de alguma maneira, ele ainda goste de Ming… naquele momento, ele diz o que precisa ser dito.

Gosto muito de como, quando Ming abraça Joe e fala sobre amor, Joe diz que o amou mesmo, que o amou o tempo todo – mas o amor que ele tinha por Ming morreu junto com o antigo Joe. É bom ouvir ele dizer isso para o Ming, o Ming merece ouvir isso, mas o mais curioso é que, mesmo que saibamos que não é inteiramente verdade, nós sabemos e sentimos que o Joe queria mais que tudo que fosse… ele queria realmente que o seu amor por Ming tivesse morrido junto com seu antigo corpo, porque as coisas seriam mais fáceis. Naquele momento, no entanto, ele diz o que precisa ser dito e junta coragem para ir embora, e Ming vai novamente atrás dele, o abraça e o lembra do contrato ainda vigente entre eles: e diz que vai usar o tempo restante para fazer com que Joe volte a amá-lo

Agora, devemos ver o Ming fazer de tudo por Joe. Mal posso esperar!

  

Para mais postagens de “My Stand-In”, clique aqui.
Visite também nossa página: Reviews de BLs

  

Comentários