Friends 1x23 – The One with the Birth

“It’s just the luckiest baby in the whole world”

O MELHOR EPISÓDIO DA PRIMEIRA TEMPORADA! Exibido originalmente em 11 de maio de 1995, “The One with the Birth” é o vigésimo terceiro episódio de “Friends”, e traz o aguardado momento em que Carol dá à luz: e o episódio consegue ser divertido, fofo e emocionante, tudo ao mesmo tempo! Com uma mudança de cenário interessante, tendo em vista que a maioria dos episódios se passam nos apartamentos ou no Central Perk, “The One with the Birth” está inteiramente ambientado no hospital, e traz algumas histórias, como o Joey ajudando uma desconhecida a dar à luz (ou pelo menos fazendo companhia para ela), a Rachel se interessando por um médico e a Susan e o Ross, no meio das brigas constantes deles, ficando presos em um armário.

Gosto muito de como o episódio consegue dividir a atenção em diferentes narrativas e ser maravilhoso em todas elas! A Rachel está bem engraçada tentando chamar a atenção do médico, até finalmente perceber que não dá para ter nada sério com ele com o seu comentário de “Se eu ver mais um café…” (QUE É SENSACIONAL!), e a Monica está alternando entre estar feliz e emocionada por ter um sobrinho e triste porque ela também quer ser mãe – e essa é uma trama que, eventualmente, “Friends” trará de volta à tona. A interação entre Monica e Chandler é uma das minhas favoritas no episódio (!), com o Chandler sendo um amigão, sem deixar de ser hilário: sua falta de reação à reação de Monica à proposta de “se juntarem para ter um filho se ainda estiverem solteiros aos 40 anos” é hilária!

Particularmente especial para fãs de “Friends” que já viram a série toda e estão revendo!

Joey, por sua vez, acaba conversando sobre o jogo que está passando na televisão com uma mulher grávida que acabou de chegar, e quando ela começa a ter contrações, é Joey quem a leva até o lugar “para onde todas as outras mulheres grávidas foram”, e temos uma dinâmica interessante entre Joey e essa personagem desconhecida, que precisava de alguém para estar ao seu lado no dia do nascimento do seu bebê, na ausência do pai… e Joey sabe ser incrivelmente fofo, o que eu acho muito legal! Além disso, Joey entrega sequências maravilhosas de reações, ou aquela tranquilidade e entendimento absurdo que assustam o Chandler (!) quando ele está acompanhando o parto de Carol e fala sobre como “ela só está com 9cm e o bebê está na posição correta”.

Sensacional!

Ross e Susan, como sempre, um verdadeiro CAOS. É propositalmente exagerado até que a Carol os expulsa do quarto, e quando eles seguem discutindo do lado de fora, Phoebe os coloca dentro de um armário para lhes dar uma bronca, e os quatro acabam presos lá dentro, entregando uma sequência que é hilária e surpreendentemente emocionante – e é a Phoebe quem torna isso tudo possível! A Phoebe está HILÁRIA subindo pelo duto de ventilação usando um uniforme com o nome “Ben” (amo que é assim que Susan e Ross chegam a um acordo sobre o nome do bebê!), mas também é tocante o que ela fala sobre os seus pais e como ela “mal teve fragmentos suficientes para juntar e fazer um pai”, enquanto esse bebê por nascer tem 3 pais que o amam profundamente.

Um bebê sortudo.

Ali, as brigas param… pelo menos por enquanto.

Toda a sequência do nascimento é MARAVILHOSA, e eu adoro como todos os personagens principais participam de alguma maneira… antes de serem expulsos do quarto, Rachel, Monica, Joey e Chandler estão lá fazendo uma confusão, e Ross e Susan são os únicos permitidos a ficar. O nascimento de Ben é um dos momentos mais emocionantes de “Friends”: a carinha de Ross ao ver o filho pela primeira vez! E, então, soltamos uma gargalhada sincera com a voz de Phoebe vindo dos dutos de ventilação, falando sobre como ele é uma gracinha. Amo, também, a cena da Monica segurando o sobrinho pela primeira vez e dizendo que “sempre vai ter chiclete”, e a cena final de todos aparecendo e desaparecendo da câmera, enquanto estão falando com o bebê…

ESSE EPISÓDIO É UM MARCO DE “FRIENDS”.

Perfeito do início ao fim!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários