Friends 3x03 – The One with the Jam

“Well, you’re gonna need much bigger jars”

Exibido originalmente em 03 de outubro de 1996, “The One with the Jam” é o terceiro episódio da terceira temporada de “Friends”, e começa com uma cena divertidíssima do Chandler ouvindo barulhos “estranhos” no quarto de Joey, que culminam em um acidente e, então, descobrimos que o Joey caiu da cama enquanto pulava em cima dela – e quebrou o braço. Tudo isso é uma desculpa para justificar uma tipoia que Matt LeBlanc precisou utilizar, mas tem tudo a ver com o Joey, e eu adoro como isso se torna uma piada durante o episódio, como quando ele chega com o braço machucado e os amigos perguntam se ele contou ao médico o que ele estava fazendo quando quebrou o braço e tudo o mais… é legal quando a série consegue aproveitar elementos assim!

Nesse episódio, Phoebe está sendo seguida há alguns dias por um cara chamado Malcolm, e ela finalmente resolve confrontá-lo para saber o que ele quer, e ele fala algo sobre “ela não ter atendido o telefone e retornado suas mensagens”, e então Phoebe descobre que, na verdade, Malcolm é um ex-namorado de Ursula – com quem ela acaba se envolvendo perigosamente, mesmo que ela o tenha conhecido nessa situação e o fato de a Ursula ter uma ordem judicial para que ele não se aproxime dela não diga muito bem sobre Malcolm… não é a minha história favorita do episódio, mas a Phoebe faz com que alguns momentos sejam divertidos, por mais absurdos que alguns sejam, como todo aquele diálogo caótico que os dois têm na estação de metrô.

Em paralelo, Chandler pede a ajuda de Ross e de Rachel porque tem algumas dúvidas sobre relacionamento que surgiram quando a Janice perguntou se “ela estava gorda” – o que rende um dos melhores diálogos desse início de temporada, e depois encaminha para uma das cenas mais engraçadas do Chandler. Afinal de contas, o Chandler não gosta de dormir abraçadinho a noite toda e, aparentemente, a Janice gosta, e o Ross tem uma dica de como “se livrar” da Janice… uma técnica simples de abraçar, rolar e voltar, que O CHANDLER CONSEGUE ESTRAGAR COMPLETAMENTE E É GENIAL! A cena do Chandler rolando a Janice para o seu lado da cama e depois a derrubando enquanto tenta “soltar o braço que ficou preso embaixo dela” é uma das mais absurdas e mais HILÁRIAS de “Friends”.

Por fim, temos a Monica tentando encontrar uma alternativa para parar de pensar em Richard, e a sua “grande estratégia” é fazer geleias loucamente. Já disse mil vezes o quanto eu AMO “Friends”, mas essa história toda da geleia é um grande exemplo de como a série é genial: como não é necessário nada muito grandioso para se fazer comédia, porque são os personagens que tornam tudo isso tão maravilhoso! A Monica falando sobre ter acordado às 4 horas da manhã para ir buscar frutas no porto e começar a fazer geleias, o Joey empolgadíssimo com as geleias da Monica ou o Chandler dizendo que “ela vai precisar de um pote maior” quando ela abandona as geleias e decide que quer um bebê… todos pequenos momentos que funcionam à perfeição e nos arrancam risadas.

A história de a Monica querer um bebê é muito importante para a Monica quanto personagem – quem já viu “Friends” antes sabe disso. Monica sempre sonhou em ser mãe, ela ama a maneira como o Ben olha para o Ross, e ela tem 28 anos e teme que leve mais 28 anos para encontrar o homem ideal e, então, ela já terá 56 e não vai ser viável ter filhos… é tudo fruto de uma ansiedade que faz todo o sentido dentro do seu sonho. E ela decide ir a um banco de esperma para ter um filho sozinha, e isso nos leva a duas cenas muito boas: primeiro, o momento em que a ficha de um dos doadores é claramente de Joey, e o Joey reage a isso da melhor maneira possível; depois, a cena em que o Joey, sem saber o que está fazendo, faz a Monica desistir da ideia e pensar melhor.

Que cena boa da Monica e do Joey, por sinal!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários