Power Rangers Samurai – Clash of the Red Rangers

Batalha entre Rangers Vermelhos.

Nossa, eu esperava muito mais desse episódio especial! Eu não vou dizer que “Clash of the Red Rangers” é, de fato, ruim, porque ainda é uma aventura bem gostosinha de se acompanhar, com o Professor Cogg passando de uma dimensão a outra para pedir “ajuda” ao Mestre Xandred e descobrindo que também existem Power Rangers do lado de cá, mas o episódio, que foi exibido originalmente em 26 de novembro de 2011 e servia como um crossover entre a excelente “Power Rangers RPM” e a okay “Power Rangers Samurai”, é bastante comum e acaba desperdiçando uma série de oportunidades que tinha para fazer algo memorável… não é, por exemplo, a oportunidade que alguns fãs esperavam para matar a saudade da temporada anterior.

Acho que “Power Rangers” tem alguns crossovers espetaculares em sua história ao longo dos anos. Existem dois que sempre me vêm à cabeça toda vez que penso em crossovers: “Forever Red”, de “Power Rangers Wild Force”, que trouxe todos os Rangers Vermelhos que tinham feito parte da franquia até então lutando juntos, e “Once a Ranger”, de “Power Rangers Operation Overdrive”, que reuniu uma equipe de cinco heróis de temporadas anteriores para assumir as funções de Rangers temporariamente, e é muito bom! Naturalmente, é fácil lembrar deles porque eles são especiais de aniversário e, por isso, eu também cito o EXCELENTE “Reinforcementes from the Future”, crossover entre “Power Rangers Time Force” e “Power Rangers Wild Force”.

Um exemplo de como um crossover com a temporada anterior deve ser feito!

Infelizmente, “Clash of the Red Rangers” é fraquíssimo e, mesmo com 45 minutos de duração, ele segue uma estrutura mais ou menos comum de episódios de “Power Rangers”, e não é nem uma boa sequência a “RPM”, tampouco representa real importância para o desenvolvimento de “Samurai”, apesar de apresentar alguns poderes novos, como a Espada Tubarão de Jayden. Acho que, para mim, o principal problema do episódio é o fato de que não termos um retorno completo da equipe de “RPM” e, embora o Ranger Vermelho apareça, Scott nunca aparece desmorfado, com uma desculpa de que “ele não pode tirar o capacete porque não sabe se o ar daquela dimensão é respirável para ele”. E eu tenho dificuldade para associar esse Scott ao Scott de “RPM”.

Sua postura não encaixa direito.

Naturalmente, muito disso vem do fato de o episódio especial aproveitar uma série de filmagens tanto de “Samurai Sentai Shinkenger The Movie: The Fateful War” e “Shinkenger vs. Go-Onger: GInmaku Bang!!”. Nem mesmo Steven Skyler, que interpreta o Antonio, aparece desmorfado em “Clash of the Red Rangers”, e o ator não faz nem a voz do personagem, que ganha outro dublador… e, assim como Scott, eu tenho um pouco de dificuldade para imaginar o Antonio dentro daquele uniforme, porque ele está um tom acima da comédia que normalmente vemos no personagem. A partir do momento em que superamos todas as oportunidades desperdiçadas do especial, que não entrega exatamente o que esperávamos, talvez seja possível curtir o episódio…

Como um episódio comum de “Power Rangers Samurai”.

O Professor Cogg é o principal adversário dos Rangers em “Clash of the Red Rangers”, e eles recebem a ajuda de Scott, o Ranger RPM Vermelho, que entende um pouco mais de máquinas do que eles… e fica um pouco admirado com a maneira “antiquada” como eles vivem e/ou lutam. Embora Scott seja bom de luta e ajude os Rangers contra os Grinders, já que as espadas dos Rangers Samurai parecem não ter muito efeito contra eles, Jayden e os demais têm um pouco de dificuldade para confiar em Scott inicialmente, até porque ele se recusa a tirar o seu capacete – além disso, ele tem uma atitude bastante cheia de si mesmo, o que não agrada muito os meninos… as meninas, por sua vez, parecem estar encantadas por ele (isso que não o viram sem capacete, porque ele é lindo!).

Eventualmente, como o título sugere, o episódio se torna sobre OS RANGERS VERMELHOS. Durante uma das batalhas do episódio, quando o Professor Cogg abre uma passagem de volta ao mundo de Scott, todos os Rangers Samurai, com exceção de Jayden, são transportados para lá – mais uma oportunidade perdida que teria tudo para ser bem aproveitada se fosse um crossover de verdade, com os atores retornando para uma participação! Então, Jayden e Scott precisam aprender a trabalhar juntos urgentemente se quiserem salvar os amigos, destruir o Professor Cogg e impedir a destruição da Terra e ambas as dimensões… mas Cogg tem um plano, dessa vez, e ele atingiu ambos os Rangers Vermelhos com algo que vai fazer com que um se volte contra o outro.

E não é como se eles já caíssem de amores um pelo outro.

Assim, temos algo de Samurai Vermelho VS RPM Vermelho, algo que “Super Sentai” adora fazer: colocar Rangers para lutarem um contra o outro. As pequenas discussões e desentendimentos começam já na Casa Shiba, se acentuam enquanto eles estão indo para o campo de batalha e apostam corrida (!), mas o clima se torna insustentável quando, ao invés de enfrentar os muitos monstros que esperam por eles, eles acabam lutando um contra o outro… pelo menos durante um tempo, que o Professor Cogg acha que culmina em um atacando o outro e se destruindo mutuamente. Scott e Jayden revelam, então, que eles estavam ambos protegidos e atuando para enganar o vilão do episódio, porque o Mestre Ji percebera como eles estavam agindo de forma estranha e os salvou…

Então, eles estão juntos!

É bom ver ambos os Rangers Vermelhos lutando lado a lado, como uma equipe – visualmente falando, é algo muito gostoso de se ver. Logo, os demais Rangers Samurai também retornam através do vórtice que eles conseguiram reverter (nem uma mençãozinha à Dra. K, que provavelmente os ajudaria nisso?!), e temos a grande batalha final do episódio, que conta com um monte de Grinders e de Moogers que precisam ser destruídos… mais do que jamais vimos juntos. O episódio conta com o Scott usando power-ups do Ranger Samurai Vermelho e o Jayden estreando novidades para a temporada e os episódios que estão por vir, além de termos, também, uma luta gigante de Megazord… quer dizer, não podia faltar uma luta de Megazord, não é?

O episódio me deixa bastante dividido. Como episódio de “Power Rangers Samurai”, eu acho que “Clash of the Red Rangers” foi bem bacana, trouxe uma história legal fechada em si mesmo, boas sequências de ação e tudo o mais… como um crossover com “Power Rangers RPM”, no entanto, ele deixa muito a desejar, e teria sido legal ver o Scott novamente, sem ser apenas morfado como o Ranger Vermelho, ou quem sabe um pouco mais da equipe da temporada anterior, que tinha personagens tão ricos e interessantes… de todo modo, essa é uma adaptação bem-vinda dos filmes especiais que saem de “Super Sentai”, especialmente do Sentai atual com o do ano anterior. Agora, vamos ver o que mais “Super Samurai” tem a nos entregar durante a temporada!

 

Para mais postagens de “Power Rangers Super Samurai”, clique aqui.
Para outras temporadas, visite nossa página.

 

Comentários