SIMONA (2018)

“Andando se hace el camino, yo manejo mi destino”

EU ESTOU TÃO FELIZ DE FINALMENTE VIR AO BLOG FALAR SOBRE “SIMONA”! “Simona” foi uma telenovela argentina exibida pelo Eltrece em 2018. Protagonizada por Ángela Torres, Gastón Soffritti e Agustín Casanova, “Simona” é a história de… bem, é difícil definir a história de “Simona”. A maior parte da ação da novela acontece na Mansão Guerrico, onde conhecemos dramas, emoções, amores e muita diversão. Eu cheguei à novela por um clipe que vi na internet (“Un Santito”), e pelo fofo casal gay formado por Blas e Júnior, mas a novela me cativou desde os seus primeiros capítulos… o roteiro, ao longo de 154 capítulos (exibidos entre janeiro e agosto de 2018), tem seus altos e baixos, não dá para negar, mas a história e, principalmente, os personagens nos cativam, então queremos estar ao lado deles, queremos vê-los mais e mais e mais.

A novela é extremamente DIVERTIDA. Com algumas situações absurdas, é fácil esquecer-se da realidade e aventurar-se em toda a comédia deliciosa que ela nos proporciona… mas não se engane, a novela também tem seus dramas e bastante sofrimento. Gosto muito da atuação de Ángela Torres, que, com apenas 19 anos, consegue ser a protagonista de uma novela do horário nobre argentino, e nos conquistar o tempo todo. Nós adoramos seu modo de falar, seu modo de andar, as coisas que faz, a maneira como ela é inteligente e determinada, mas como também é travessa e criançona… eu adoro vê-la rir! Dá uma vontade incontrolável de rir também! Em algumas partes, eu penso muito na Thalía em “Maria do Bairro”, mas ela acaba se tornando uma protagonista cheia de humor físico, como a Raven de “As Visões da Raven”. Mesmo assim, ela dá à Simona uma personalidade e uma interpretação única.

E nos apaixonamos por ela…

Assim como Piru, como Romeo, como Dante…

A história da novela começa quando a mãe adotiva de Simona passa mal e precisa ficar uns dias sem ir trabalhar na Mansão Guerrico, e então ela assume o seu lugar, temendo que eles vão colocar alguém para substituí-la. Melhor que seja ela mesma, então, não? E Simona se aproxima da família Guerrico, e dos garotos com quem brincava na infância, quando acompanhava Rosa ao trabalho, e uma antiga e quase esquecida paixão acaba vindo à tona: Romeo. A história de “Simona” ainda traz a verdade sobre a mãe biológica de Simona, Marilina, interpretada por Ana María Orozco (a Betty na versão original de “Yo soy Betty, la fea”), que depois de anos presa por ter matado o pai da garota, em legítima defesa, retorna para tentar reaver a relação que perdeu com a filha nesses últimos 20 anos… mas Simona não quer saber nada dela.

O romance “principal” de “Simona” acaba sendo uma das coisas que mais atrapalham o roteiro. Como eu disse, os personagens são carismáticos e é sempre gostoso assisti-los, mas há algo que não funciona e que o roteiro demora para perceber que não estava funcionando: a relação de Romeo e Simona. Em poucos capítulos, percebemos que aquilo não pode ir para frente, porque existem muitas falhas, como o caráter duvidoso de Romeo – embora o roteiro, de forma irritante, vá até o fim da novela tentar colocá-lo como “herói”, como “altruísta”, sendo que ele é extremamente egoísta, age sempre errado (e, na minha opinião, com má intenção), e faz uma galera sofrer ao longo desses 154 capítulos. E o que piora a imagem de Romeo é justamente o fato de termos Dante, igualmente apaixonado por Simona, mas incrivelmente melhor do que ele. Não tem como torcer por Simona e Romeo se temos o Dante, tão perfeito e sempre presente ali, esperando.

Nós somos apaixonados pela fofura do Dante.

Mas falando em paixão e em fofura, quem realmente rouba os holofotes, eventualmente, é o casal BLAS (Gabriel Gallichio) e JÚNIOR (Renato Quattordio). Assim como Aristóteles e Temo em “Mi Marido Tiene Más Familia”, Blas e Júnior ganham o público e, consequentemente, se tornam praticamente o tema central da novela em sua segunda fase… vários capítulos são quase que inteiramente dedicados a eles, dramas e confusões que geram arcos longos dedicados exclusivamente para os dois (lembram de quando o Júnior foi internado, por exemplo?), até que eles pareçam mais protagonistas da novela que a própria Simona, o Romeo ou o Dante. E eu adoro isso. Afinal de contas, os dois são incrivelmente fofos, e nós adoramos torcer por eles… eu assisti toda a primeira parte da novela ESPERANDO pelo momento em que o Blas faria sua estreia, porque eu precisava começar esse romance.

Blas chega pouco depois do capítulo 50 (!), retornando do Canadá e trazendo com ele todas as dúvidas que Júnior tentava enterrar saindo com várias garotas… Blas e Júnior já se conheciam de antes (Blas sempre foi o melhor amigo de Dante), e ELES SE BEIJARAM antes de Blas ir embora, mas Júnior não quis falar sobre isso… tampouco quer falar sobre isso quando ele retorna, tentando abafar seus sentimentos pelo garoto, mas o amor e o desejo são inevitáveis. E então Júnior descobre e assume a sua homossexualidade, entregando-se à maneira como está apaixonado por Blas, mas essa não é toda a história… existem conflitos internos pelas diferenças de ambos e fatores externos (representados principalmente por Mauro e um pouquinho por Lúcio) que tentarão separá-los… e, como todo casal protagonista de novela, eles acabam se separando por um tempo.

Mas, no fim, o amor vence.

O amor sempre vence.

A novela é ÓTIMA. Ao longo dos próximos textos, comentando em detalhes os acontecimentos da trama, você ocasionalmente me verá reclamar do roteiro, e eu não ignoro suas falhas. Como eu disse, Romeo e Simona é forçado e longo demais, por exemplo (eu vou xingar muito o Romeo e as suas atitudes escrotas, então se prepare), mas, ao fim, tudo acaba compensando, porque o sentimento de saudade que “Simona” deixa é mais forte do que qualquer irritação. A novela é colorida, divertida, repleta de personagens que amamos e, quando chegamos ao fim, percebemos que já estamos com saudade desse pessoal… de suas loucuras, seus gritos, suas palhaçadas, suas idas e vindas do amor… e de suas músicas, que embalaram momentos tão bonitos e memoráveis. Uma ótima novela, para guardar carinhosamente no coração!

<3

 

Para mais postagens de Simona, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários