Friends 3x12 – The One with all the Jealousy



“Well, there's a kiss that he won't forget for a couple of hours, y'know”
“Yeah. Either that, or you just turned him on and sent him off to a stripper”

 

Exibido originalmente em 16 de janeiro de 1997, “The One with all the Jealousy” é o décimo segundo episódio da terceira temporada de “Friends”, e é, talvez, o momento oficial no qual o relacionamento de Ross e Rachel começa a ir por água abaixo… infelizmente, vemos o Ross colocar em risco algo que faz a Rachel feliz por causa de sua insegurança. De certa maneira, nós entendemos de onde vem essa insegurança, porque o Ross passou 8 anos com Carol e então foi trocado subitamente e tudo o mais, mas isso não perdoa os seus equívocos, de nenhuma maneira. É uma questão de confiança, necessária para um relacionamento, exatamente como a Monica disse para ele no episódio anterior: não tem a ver com o Ross, tem a ver com a Rachel e algo que a faz feliz.

Depois de ter deixado o emprego de garçonete no Central Perk e ter caído em um emprego ainda pior, Rachel ganha uma oportunidade e tanto trabalhando na Bloomingdale’s: ela finalmente está na área da qual ela gosta e tem 20% de desconto nos produtos! Mas Ross está incomodado com o Mark. Mark é o homem que apresentou essa chance para a Rachel, e ele tem sido bem bacana a ajudando desde então, e os dois compartilham o mesmo escritório, porque são os dois assistentes de alguém importante… e independente de quais fossem as intenções de Mark (que não tem nenhuma segunda intenção com a Rachel, na verdade, é tudo paranoia da cabeça do Ross), novamente é como a Monica disse: não é o Mark quem importa, é a Rachel… Ross não confia na Rachel?

Ross está insuportável durante todo esse episódio. Possessivo e ciumento, ele está fazendo de tudo para “marcar território”, e a gente fica apreensivo imaginando que a Rachel pode acabar perdendo o emprego por quão inconveniente ele é… uma série de flores, presentes, até mesmo música! E Joey e Chandler não têm exatamente os melhores conselhos para dar aos amigos – e, então, também nos lembramos que essa é uma produção dos anos 1990. De todo modo, Ross passa dos limites quando vai pessoalmente ao escritório novo de Rachel e faz um papelão por causa de uma conversa que ele ouviu pela metade e que não é nada do que ele estava imaginando, porque o Mark namora outra garota do escritório… isso sem falar na hipocrisia dele, né?

Quer dizer, ele ia sair com a stripper mais tarde naquele dia e tá com ciúmes do Mark?!

Mas o fato de a Rachel também sentir ciúmes dá uma quebrada na história toda, eu acho.

Enquanto isso, Monica se envolve com Julio, um homem charmoso com quem ela trabalha e que parece estar interessado… ou pelo menos é o que ela acredita até que ele escreve um poema para ela quando eles estão juntos. Monica acha a atitude bacana, mas ela não entende muito de poesia, e é a Phoebe quem precisa “explicar” para ela eventualmente – parece que Julio a está chamando de “um vaso vazio”. Poderia ter sido exagero ou má interpretação da Phoebe, é claro, mas acaba que não é… e quando Monica vai tirar satisfações com Julio, as coisas ficam ainda piores quando ele diz que o poema não era sobre ela, mas sobre todas as garotas. Gosto de como a Monica “se vinga” dele, mandando o quarteto musical do Ross para cantar uma canção para ele…

O Sr. Prepotente.

Por fim, temos a história do Joey – E AS MENTIRAS DO SEU CURRÍCULO! Joey consegue uma audição para um musical da Broadway, uma versão de “A Tale of Two Cities”, e ele se sai bem na primeira parte da audição e é chamado para o retorno… mas, agora, ele terá que dançar, e ele não sabe nada disso! A minha parte favorita é justamente o Chandler e a Phoebe lendo as mentiras do Joey no seu currículo e as reações deles quando o Joey mostra “o que ele sabe”, e a situação vai ficando cada vez mais complicada para o Joey quando, por exemplo, o coreógrafo não consegue chegar a tempo e ele é incumbido de treinar os demais competidores. A “coreografia” do Joey e o momento em que ele sai correndo estúdio afora são duas cenas ótimas do episódio!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários