Believe 1x05e06 – White Noise / Sinking
Os melhores episódios até agora!
Como eu esperava desde que a série começou e
passou mais umas três semanas seguindo exatamente o mesmo estilo e ritmo,
finalmente as coisas começaram a se agitar. Ainda estamos trabalhando dentro de
uma zona de conforto na qual ao fim do episódio Tate e Bo estão sempre bem,
juntos e em segurança, mas isso é só uma questão de tempo. Indiscutivelmente a
história de Believe cresceu para nos
apresentar as coisas que mais queríamos ver, que era ela enfrentando Joshua
pela primeira vez e Tate descobrindo que era o pai dela.
White Noise
foi um ótimo episódio sabem por quê? Porque o “caso semanal” não estava
dissociado da história principal do episódio – tivemos menos polícia que o
normal, o foco estava no Projeto Orchestra tentando capturar Bo, colocando
Joshua para rastreá-la, mas acima de tudo para rastrear Ben Wooten. Ben é um “famoso”
blogueiro que recebe informações privilegiadas sobre o Projeto de uma fonte
ainda anônima, e começa a se interessar por mostrar ao mundo uma história
revolucionária como dessa garota capaz de telecinesia. O problema é que isso
implica em um novo personagem para a série, que não sabemos quem é, e falta de
segurança para Ben.
E Taryn. Bo encontra na vizinha aquela que ajudará
durante essa semana – e o mais interessante foi que o poder da garota começa a
se manifestar de diferentes maneiras agora, com destaque especial para as
pinturas nesses dois últimos episódios, e o estilo me agradou bastante, torcendo
para que mantenham. Então temos a gravidez de Taryn, e a maneira como Bo a
ajuda num estilo Person of Interest,
percebendo um perigo imediato e causando todas aquelas maravilhosas cenas de
ação para salvá-la e salvar o Ben das pessoas que vieram atrás deles em busca
de informações a respeito de sua fonte sobre o Projeto Orchestra, seja ela quem
for.
Desse modo, o episódio parece muito mais agitado
do que o normal, e isso é um grande elogio. As coisas acontecem depressa, Bo e
Tate têm mais uma quantidade de cenas fofas, mas as coisas vão ficando mais
sérias – Tate planeja realmente fugir sem a garota, e no fim do episódio ela
tira seu rastreador para que ele possa fazer o que ele quiser. E Joshua mais
poderoso do que nunca chegando, em uma das cenas mais marcantes de Believe até o momento, com os gritos
estridentes de Bo que quebram todas as janelas, derrotam Joshua e o deixam à
beira da morte. São cenas fortes, e é sofrido ver o que se segue a isso, como “Tate… are you afraid of me now?”. Me
partiu ver o coração ver essa Bo sofrendo, sentindo-se estranha e escolhendo não
usar mais seus poderes para não machucar mais ninguém.
E o caminho é todo preparado para que em Sinking possamos acompanhar mais
atentamente a história de Tate [“Billy”] e entender os motivos que o levaram à prisão
mesmo que ele clamasse inocência. 8 anos antes, quando Tate e Patty entraram
para um roubo comum, uma casa pegou fogo e duas pessoas foram mortas ainda
antes disso – a culpa acabou ficando totalmente para ele, e com a cidade toda
acreditando em sua culpa, ele passou os anos seguintes todos na prisão,
esperando pelo momento de vingança que finalmente parece ter chegado.
Conhecemos uma nova faceta de Tate, que na verdade
é aquela que ele tinha antes que Believe
começasse. Temos cenas bastante fortes e extremamente chocantes que nos mostram
um Tate violento, batendo com razão em Patty, ameaçando-o de todas as maneiras,
e por fim apontando uma arma para sua cabeça. Nenhuma dessas cenas seriam tão
chocantes se não tivéssemos Bo obrigada a assistir a tudo isso, com os olhos
arregalados, convencendo-se de que aquele não é o Tate que ela conhece
atualmente e que tanto ama, mas a pessoa que ele era. A tensão aumenta, e as
cenas entre os dois se tornam muito mais sérias, brigando o tempo todo.
No entanto, desde o episódio 5, vemos
questionando: se Bo sempre sabe de tudo, até o que as pessoas sentem, ela não nota
que é filha de Tate? Sim, ela nota, e isso ficou mais do que evidente durante o
episódio inteiro, em bonitas indiretas. Mas vemos que algo grande está por vir,
e as coisas realmente mudam quando Milton resolve contar para Tate [com uma pressão
de Bo] a verdade: é tão bonito ver os olhos de Tate enchendo-se de lágrimas, a
maneira como ele fica perdido mas contente, e quando ele vai finalmente falar
com ela. Uma terna e bela cena de pai e filha, os dois sem grandes exageros,
abraços ou lágrimas, mas demonstrando o amor e o carinho indiscutíveis que
sentem um pelo outro.
Belíssimo!
Agora o Projeto Orchestra ganha uma certa
movimentação, e depois da morte de Joshua, parece que Sean vem por aí, e espero
que ele represente um perigo maior para tudo isso do que seu antecessor. Curioso
por mais cenas de Zoe, tão mais sensata e protetora do que Roman. Mas curioso
mesmo para ver como será Bo e Tate sabendo que são pai e filha – eles sempre
foram fofos e sempre se amaram, mas isso deve mudar as coisas drasticamente
para a série, tanto que foram dois episódios de pura preparação para que isso
finalmente viesse a acontecer. Bo deixa de ser uma “obrigação” para Tate, e
passa a ser sua responsabilidade, mas sua responsabilidade escolhida. Muito bom!
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