The Good Place 1x04 – Jason Mendoza


“Eleanor? You broke Jianyu!”
A julgar pela atual tendência dos nomes dos episódios e o estilo de flashbacks e histórias que estamos ganhando, acho que nós ainda teremos muitas surpresas gostosas ao longo dessa temporada. Como eu elogiei nas reviews passadas, eu gosto de como The Good Place não é uma sitcom comum que apresenta episódios independentes entre si, e temos uma trama se desenvolvendo, com uma pecinha a mais se juntando a cada semana. Há uma big picture, há um mistério todo a se desvendar… e eu estou ADORANDO! Nesse episódio, temos a história de Jason Mendoza, outrora conhecido na série apenas como Jianyu – você sabe, o monge que fez voto de silêncio, mas que, como vimos no fim do último episódio, era apenas um impostor também, assim como Eleanor. Há teorias de que todo mundo seja um impostor, e uma coisa me deixou intrigado mesmo: se esse episódio trouxe flashbacks da vida de Jason/Jianyu, por que o episódio passado, que se chamava Tahani Al-Jamil, não trouxe flashbacks da vida dela?
Uhm, uma prova de que ela também é uma impostora mas o roteiro não quer contar?
Ainda?
De todo modo, tivemos um episódio divertidíssimo. Foi chocante para Eleanor descobrir que ela não era a única impostora no Good Place, e finalmente ter alguém com quem conversar. Bem, “Jianyu” está cansando de se passar por Jianyu, começando a querer assumir a verdade para todo mundo, que é Jason Mendoza, um DJ bastante questionável que ganhava dinheiro vendendo drogas falsas para os jovens de faculdade. Wow. Os flashbacks dele não foram tão bons e hilários quanto os flashbacks de Eleanor, mas eu gostei daquele último, do barco… quer dizer, estava fofinho e tudo o mais, quase me perguntei se no fundo ele não era uma boa pessoa, até ele explodir. Ah, eu ri. De todo modo, Eleanor precisa conter seu novo amigo, já que ele está a fim de espalhar para todo mundo que o monge nem existe e tudo o mais. Eleanor não pode permitir isso, ou então eles dois serão mandados ao Bad Place, e ela não está nem um pouco a fim de ir para lá. É por isso que ela causa aquela comoção toda quando ele está prestes a falar…
Você sabe, destruir o bolo na qual Patricia colocou sua alma.
“You broke the world. […] That’s not a compliment”
Tudo é fenomenal no episódio, como sempre. The Good Place sempre crescendo em meu conceito, cada vez mais encantado por essa série. Cenas como a Eleanor brigando com o Jason e mandando ele continuar fingindo. Ela batendo nele quando ele solta um “I’m cool” em resposta ao “How are you, soulmate?” de Tahani. Os pratos favoritos no restaurante, que no caso de Eleanor é nada. O buraco no chão, o sumidouro, que não parece que vai desaparecer tão cedo. Caos. Eu achei muito bacana ver o quanto a Eleanor já pode estar mudando, porque quando eles dão a ela o Jianyu/Jason, que não está disposto a mudar, aparentemente, ela diz coisas lindas, sobre Chidi e sobre ser uma pessoa melhor. Ser a melhor versão de você mesmo que você possa ser. Foi lindo. E então Jason e Eleanor agora integram a turma de Chidi, cada vez crescendo mais. “Oh wow! For the first time ever, I’m the smartest kid in class”. E eu aprendi a esperar que sempre teremos surpresas bem gostosas em The Good Place daqui para a frente…
Ah, e a revelação:
“Actually, everything in the universe can be up to 104% perfect. That’s how we got Beyoncé”

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários