The Good Place 2x12 – The Burrito


“We’re on our own. We have to handle this ourselves”
COMO A ELEANOR MELHOROU, GENTE! A cada episódio, eu sinto mais orgulho de Eleanor Shellstrop, e torço para que ela consiga ir para o Good Place… não sei o que nos espera na terceira temporada da série, tampouco sei que incrível reviravolta que o Season Finale deve conter nessa sexta-feira, mas a série está em um nível altíssimo. Eu AMO esses personagens, amo cada história deles, cada dilema… e eles chegam sozinhos, os quatro humanos, para falarem com a juíza e convencê-la a ouvir o caso deles. Mas só encontram um burrito, e é uma rápida e divertida cena inicial em que eles se perguntam se quem sabe o burrito é o grande juiz. A formalidade da Eleanor falando com o burrito até a juíza aparecer subitamente atrás deles é sensacional. Então, eles tiram seus disfarces de “Bad Place”, ficam confortáveis, e precisam convencê-la.
“Anyway, your petition is denied. I can't hear your case. Please exit to the rear”
É muito rápido para que ela os dispense, mas Tahani tenta falar com ela, e a juíza totalmente nos representa ao comentar o seu sotaque: “I mean, I would, because I just learned everything about you, but keep talking. I am, like, obsessed with your accent”. THAT’S IT. E a Tahani pode ser persuasiva, com aquelas brilhantes citações suas de seus “amigos”, “conhecido”, “ex” e “padrinhos”, no caso: “Is that not your very purpose... to weigh in on matters such as ours? To paraphrase a song written by my godfather... ‘Hey, judge. Don't make it bad. Take a sad group and make us better’” COMO EU RI. A juíza já estava entediada, há 30 anos sem nenhum caso para julgar, e então aceita conversar com eles, mas eles precisaram passar por alguns testes para que ela possa determinar o lugar de cada um… e eles serão testados individualmente.
Amei a atitude e a ideia de Eleanor, juntando-se aos amigos:

“Can we be tested together as a group? […] Well, can we be graded as a group then? The only reason we've come this far is because we've helped each other. And I don't think anything's gonna feel like the Good Place if we're not together”

A juíza os adverte de que é uma péssima ideia, mas tudo bem. Eles serão testados individualmente e receberão notas em grupo. Se todos passarem, direto ao Good Place. Se um ao menos falhar, todos ao Bad Place. O teste do Jason consiste em jogar videogame, contra os Jaguars, o seu time favorito de todos os tempos. Tahani, para mim, teve o MELHOR teste, que era um longo corredor que ela tinha que atravessar até uma porta vermelha no fim, e em cada quarto, pessoas comentando o que pensam sobre ela, como seus amigos de infância, pessoas famosas, seus pais. “I see. It's a test of my ability to not care what people think of me”. Para mim, o teste MAIS BEM BOLADO. Sem contar que o visual foil indo e eu mesmo (!) estava curioso para abrir algumas portas. Eleanor e Chidi, a princípio, ficam sem teste algum. “Trippy, right? There is no test. You guys are in!”
Mas então a juíza diz:

“Here's the thing, though. It's just the two of you. Tahani and Jason didn't make it. I'm giving them tests right now to determine where they belong within the Bad Place, so you might wanna reconsider that judges-together thing 'cause if you stick to that, you're all going down. I am so hungry. Why am I so hungry?”

HA!
Isso tinha TANTO cara de teste que eu não caí nem por um segundo…
Enquanto isso, fiquei contente de acompanhar o BAD PLACE, porque, por ora, a teoria de que “era tudo parte de um plano do Michael” cai por terra… ele realmente estava sendo julgado como um traidor, e as cenas foram ótimas. Michael fala a Shawn e Bad Janet sobre os 800 reboots, os relatórios falsos (“Yes, but frankly, this is on you. A lot of those details I just took directly from Stephen King novels and episodes of ‘Pretty Little Liars’”), e sobre como eles deviam torturer-se uns aos outros, mas acabaram se juntando e melhorando, o que não devia ser possível. Por isso, talvez, segundo ele, eles tenham cometido um erro. Talvez eles não pertencessem mesmo ao Bad Place. E quando ele fala “Shawn, this is not fair”, QUE GRACINHA. Então a reviravolta, quando Michael é levado ao seu castigo humano eterno: BAD JANET ERA A JANET BOA DISFARÇADA! =O
E AQUELA CENA FOI SENSACIONAL! <3
O episódio, além de divertido e inteligente, teve uns momentos muito tristes, em especial as cenas de Tahani. Meu coração se partiu totalmente. Ela estava tão forte, passando de porta em porta, olhando os nomes nos quartos, resistindo a cada tentação de entrar, e ela estava perto demais da porta vermelha quando não pôde mais resistir ao ver a porta dos pais. E a primeira coisa que eles lhe dizem é “Oh, hello, Tahani. We were just talking about how you're a huge disappointment compared to your sister”. COMO É TRISTE VER A TAHANI COM OS PAIS! Eles são cruéis e terríveis, e a Tahani certamente não merece isso. Quando ela sai, destruída, dizendo “Okay. I'm sorry we didn't have a better relationship. And I wish you both the best”, o meu coração se partiu, mas eu acho que ela foi muito madura. Era muito mais difícil tratar os pais daquela maneira.
O teste da Eleanor foi ótimo, e ela MATOU A CHARADA:

“Well, I was 99% sure that going was the wrong move, but since our whole relationship has been me being sure of something and Chidi explaining why I was wrong, I owed it to him to quadruple check. The capper came when I realized... that ain't Chidi. The Chidi I know wouldn't argue that he should be rewarded while his friends got punished, and he would never ‘forget about ethics for a second’. I don't know who this joker is,  but it's not Chidi Anagonye”

Afinal, ela sempre foi boa nisso. Ao longo de vários reboots, outras pessoas (até o Jason!) mataram a charada de que aquele era o Bad Place, mas na primeira temporada, pela primeira vez, foi Eleanor. Ela entendeu que aquilo tudo era um teste para ver se ela ia ser egoísta e deixar os amigos para trás, e descobriu que aquele não era o Chidi de verdade, pela maneira como ele falava. Um bom teste. E ELEANOR PASSOU! Enquanto isso, o Chidi de verdade estava em seu próprio teste, que consistia em escolher um chapéu. POR MAIS DE 82 MINUTOS! Por isso, a juíza anuncia quando os quatro se sentam juntos: “Great. You're all going to the Bad Place”. Afinal de contas, eles mantém firme a decisão de “ser avaliados em grupo”, então se um que seja tenha falhado, todos serão julgados como esse um. Assim, TODOS ESTÃO INDO PARA O BAD PLACE DE VOLTA.
Chidi falhou por demorar 82 minutos para escolher um chapéu. Tahani falhou ao entrar por aquela porta para confrontar os pais (“But now that I failed, can I go back in and talk to Winston Churchill and Freddie Mercury?”). Jason errou porque tinha a opção de “não jogar”, e ainda tratou a juíza mal. E ELEANOR FOI A ÚNICA QUE PASSOU, e isso me faz pensar que, de certo modo, a Eleanor foi a única que melhorou de fato nesse processo todo. E foi lindo quando a juíza estava prestes a dizer que ela passou e ela interrompe, desconversa, inventa uma história e finge que ela também falhou. Todos falharam, segundo ela. A maneira como faz isso pelos amigos é BELÍSSIMA! O final do episódio é ÓTIMO, com a despedida da juíza com “um vídeo de seus momentos juntos” (EU RI!), e Michael e Janet chegando quando eles estão prestes a passar pelo portal.
WOW.
Ansioso pelo Season Finale.

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários