American Horror Story: 1984 9x03 – Slashdance
“You ain’t
gonna get too far”
A TEMPORADA
COMEÇA A GANHAR FORMA! Eu gostei bastante
desse terceiro episódio de “1984”,
especialmente porque começamos a perceber para onde a temporada está
caminhando… a inspiração nos filmes slasher
da década de 1980 continua visível (aquela cena da morte na motocicleta foi
GENIAL!), tom que foi perfeitamente definido nos dois episódios de estreia da
temporada, e agora percebemos que não é
apenas um slasher movie em vários episódios. Temos uma trama, possíveis
reviravoltas, e nos perguntamos quem é
que está por trás disso tudo. Se no episódio passado exploramos um
pouquinho do passado de Brooke e de Xavier, esse episódio nos traz um pouco da
história de Ray e de quem chamávamos de “Enfermeira Rita”, mas que descobrimos
ser, na verdade, uma psicóloga fazendo uma pesquisa de doutorado, Donna
Chambers.
É bacana essa
alteração no cenário e no ritmo da temporada… com um quê de “Lost” (embora nunca tão bom quanto),
aos poucos flashbacks nos mostram
mais dos personagens, o que nos ajuda a entendê-los no presente… bem como ver quando estão dissimulando.
No início do episódio, é apenas outra sequência slasher. Richard Ramirez está atrás de Chet, Ray, Brooke e “Rita”,
e temos toda aquela história das “três pessoas sortudas”. Sinceramente, eu não sei se eu teria me arriscado para salvar o Ray
depois de ele se mostrar um tamanho filho da puta. E as coisas pioram
quando Chet cai em uma armadilha do Mr. Jingles e parece prestes a morrer.
Enquanto isso, Xavier, Montana e Trevor são confrontados por uns imitadores do Mr. Jingles, que estão ali
para “celebrar o aniversário do massacre no Acampamento Redwood” e, por fim,
também o verdadeiro Jingles.
Mas a trama
não fica só nisso…
Quando vemos
“Rita” enfrentar Brooke, nos perguntamos se ela
também está por trás disso tudo… e está, muito mais do que imaginávamos.
Desconfiamos de Margaret desde a estreia da temporada, mas eu não tinha me
atentado o suficiente em Rita, talvez. Uma semana no passado, a encontramos
indo atrás de Benjamin Richter, o Mr. Jingles, no hospital psiquiátrico em que
ele estava internado. O nome verdadeiro da “enfermeira” é DONNA CHAMERS e, na
verdade, ela é uma psicóloga que está pesquisando serial killers, e que gostaria de conversar com Benjamin Richter, fazê-lo falar e, quem sabe,
entendê-lo. Sua crença é de que as
pessoas não nascem más, então alguma influência, alguma coisa que pode ser
detida, leva essas pessoas a esses atos cruéis e, se ela conseguir identificar
esse elemento e impedi-lo, talvez ela possa acabar com os serial killers.
Ambicioso,
não?
O problema,
por mais que, talvez, de alguma maneira, a pesquisa dela seja válida, ela corre riscos demais e permite
fatalidades demais para que sua pesquisa siga adiante. Primeiro, ela diz
que quer tirar Benjamin dali e “estudá-lo
em seu habitat natural”. Então, ela mostra a ele o jornal que anuncia a
reabertura do Acampamento Redwood, e ele não quer voltar para lá, porque sabe que vai matar novamente, mas
ela lhe oferece “redenção”: a chance de
ajudá-la a entender sua mente e seus motivos e, então, se tornar o ÚLTIMO
serial killer do mundo. Então, é Donna Chambers quem possibilita a fuga do
Mr. Jingles do hospital psiquiátrico… é ela quem planeja e organiza tudo, lhe
dizendo o que fazer, e então ela o manda de volta para o Acampamento. Para
estar por perto, então, ela só precisa de uma identidade que possa roubar para se infiltrar.
Enfermeira Rita.
Outro passado
explorado é o de Ray, e é impressionante como ele se tornou INSUPORTÁVEL ao
longo de um episódio. Além de parecer disposto a salvar a si mesmo,
independente de quem precise jogar aos leões para isso, ele conta a Chet uma
história que lhe aconteceu no ano
anterior. Uma festa de faculdade, muita bebida e loucura, e então um cara bêbado cai da escada e morre, por
culpa dele, de certo modo. Foi um acidente, mas ele ainda vai se meter em
confusão por isso – portanto, ele resolve colocar o corpo de Chan em um carro e
jogá-lo desfiladeiro abaixo, para encobrir a morte, mas quando ele está fazendo
isso O CARA ACORDA! É desesperador, e
enquanto Chan arranha o seu braço e tenta se salvar, ele arranca o relógio de
Ray, que cai com ele no desfiladeiro, quando Ray já não consegue mais deter o
carro e o “mata” pela “segunda” vez.
Agora, o
carro foi encontrado. É uma questão de tempo até acharem seu relógio.
Por isso ele FUGIU para o Acampamento
Redwood.
O episódio se
torna ágil e bem slasher quando Ray continua
fazendo de tudo para se salvar. Ele foi um grande filho da puta no ano passado,
e agora ele repete isso, dizendo a Chet que “não vai ficar ali para morrer com
ele”, e então abandona o “amigo” para morrer sozinho, enquanto tenta fugir. Felizmente, ele tem o que merece. Não
devíamos estar do lado do Mr. Jingles nem nada, mas aquela cena do Mr. Jingles
matando o Ray ao cortar a cabeça dele em cima da moto em movimento foi
SENSACIONAL. E bem slasher anos 1980,
como é a proposta! Os demais, sempre em uma correria e numa mesma noite,
descobrem algumas verdades… Trevor, Xavier e Montana, por exemplo, encontram a
verdadeira enfermeira Rita, e descobrem que a
outra está por aí… a verdadeira Rita, no entanto, não tem mais muito tempo
de tela, porque é morta por Mr. Jingles.
OUTRA MORTE
BEM SLASHER!
A temporada
está cumprindo o que prometeu!
Brooke está
ferrada nas mãos de Donna, a falsa Rita, e os demais, de modo geral, se mostram
pessoas melhores, especialmente Trevor e Xavier que, ao encontrarem Chet machucado e quase morto, fazem de tudo
para salvá-lo, enquanto Ray simplesmente fugiu sem se importar… Xavier coloca a
própria vida em risco para descer e resgatá-lo, e ainda é todo fofo quando, sem
saber o que fazer, solta um “If I kill
you, I’m so sorry”. Ele não quer deixá-lo para trás, tampouco ser o
responsável por sua morte, mas ele faz o que pode fazer: que é tirá-lo dali naquele momento. Agora, tudo está angustiante e ameaçando crescer… a
última cena nos chama a atenção para uma personagem cujo passado ainda não
exploramos. Se já sabemos um pouco de Xavier, Brooke, Ray, Donna… e Montana? Talvez o próximo episódio
seja a vez dela, mas quando ela beija o Richard Ramirez e pergunta “Why the hell haven’t you killed her yet?”,
a impressão é de que eles estão juntos.
QUEM MAIS
ESTÁ POR TRÁS DISSO TUDO?
QUEM SÃO AS
VERDADEIRAS VÍTIMAS, AFINAL?!
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