As Mil e Uma Noites da Emília.
Desde que
foi solto da lâmpada pelo Tio Barnabé, o Gênio está
causando confusão pelo Arraial dos Tucanos, o Capoeirão e o próprio
Sítio do Picapau Amarelo.
“Aladim”
chega à sua terceira semana e continua sendo uma história bem interessante da
temporada, embora nenhuma me encante tanto quanto
“A Dama dos Pés de Cabra”. Uma das confusões armadas pelo Gênio é a
sua “vontade” de se casar com a Iara, a Mãe d’Água, e, desesperada, a pobre
Iara vai até o Sítio de Dona Benta para pedir a ajuda de Emília:
afinal de contas, ela não tem interesse em
se casar com o Gênio, muito menos de ser levada embora dali… então, Emília
arma um plano e pede que a Tia Nastácia frite os seus irresistíveis bolinhos de
chuva, com os quais a bonequinha atrai o Gênio desavisado, o empanturra e o
deixa tão gordo que ele não consegue mais sair correndo para fugir dela.
Então, ela o prende em uma garrafa de leite
– como o Pedrinho já fez com o Saci!
Ao saber da
história, Dona Benta diz que Emília fez “igualzinho a uma outra história das
Mil e Uma Noites que ela contara para a
bonequinha” e, satisfeita, Emília mostra a garrafa com o Gênio para a Iara, que
fica satisfeita porque, afinal,
ele não
vai conseguir “levá-la para o deserto para secar”. O Gênio promete ainda
voltar para ela, mas Iara fala sobre ele aprender a conquistar as pessoas sem
usar a força bruta. A tranquilidade de Iara não dura muito, na verdade, porque
o seu reflexo no espelho fala sobre como
a
garrafa pode quebrar e ele pode voltar atrás dela… por isso, o melhor a se
fazer é encontrar a lâmpada, só assim o Gênio poderá ficar preso para sempre…
por isso, agora a Iara vai atrás da lâmpada, que estivera com o Pesadelo e que
ele chuta para longe por culpá-la pelas últimas bofetadas que ele levou da Cuca
Horrorosa.
A Cuca, por
sua vez, fica furiosa ao descobrir que ele perdeu a lâmpada que ela tanto
buscava e, para se vingar, resolve transformá-lo em algo, e escolhe que
vai transformá-lo em humano – e não só
isso, um humano loiro e de olhos azuis. Assim, o Pesadelo se transforma em uma
versão humana interpretada por Henrique Ramiro, que assumirá o papel de
protagonista no
“Sítio do Picapau
Amarelo” no papel de João da Luz no ano seguinte, em
“O Preço do Verdadeiro Amor”. Lembrando que o ator já participou do
programa em 2002, nas histórias de bruxas, como o Peninha. Bravo com o que a
Cuca fez, o Pesadelo resolve “fugir de casa”, e então acaba no Arraial dos
Tucanos, procurando um lugar para ficar e, é claro, comida. Acaba na pensão
(que paga com um rubi que encontrou na caverna dos tesouros), e ele fica
encantado pela Cecéu…
que também o acha
uma graça.
Achei tão
bonitinha a “história” de Cecéu e do Novo Pesadelo!
Eventualmente,
a lâmpada acaba sendo descoberta por Rabicó que, naturalmente, a come.
Enquanto
isso, Armina continua sua estadia na casa do Coronel Teodorico, tendo que
aturar as pestes traiçoeiras dos seus netos, Angico e Zequinha. Depois de terem
parecido aprender a obedecer, eles armam para fazer a Armina cair de bicicleta
–
que ela nunca andou na vida, mas estava
tirando onda. Pelo menos, Armina responde dando uma bronca neles e os
puxando pelas orelhas, o que eu acho um máximo! A princesa ainda consegue fazer
Angico e Zequinha garantirem ao avô que “não foi nada” e que “não vai acontecer
de novo”. Agora com o tornozelo machucado, Armina precisa da ajuda do Coronel
Teodorico para caminhar e ir para casa, e a Dona Joaninha assiste a tudo de
longe, mordida de ciúmes…
afinal de
contas, seu único objetivo de vida parece ser fazer a Cecéu sofrer e se casar
com o Coronel Teodorico. E, para isso, ela tem um plano.
A Dona
Joaninha finge um desmaio no meio do Arraial dos Tucanos para chamar a atenção
do Coronel Teodorico e, então, por algum motivo Armina pede que ele faça uma
“respiração boca a boca”, o que eu não acho que é, de fato, um meio de lidar
com desmaios como esse… mas enfim. Teodorico reluta, a princípio, mas acaba
aceitando, e é então que Joaninha se aproveita e o agarra, para que possa dizer
a todos que foi “desonrada” e que o Coronel Teodorico se aproveitou dela quando
ela estava desmaiada.
E realmente todo
mundo parece estar do lado de Dona Joaninha, querendo obrigar o coronel a se
casar… eu não tenho muita pena do Coronel Teodorico, porque não gosto dele
mesmo, mas a Dona Joaninha não pode conseguir uma coisa dessas! Então, Angico e
Zequinha acabam expondo o cabelo verde de Dona Joaninha e, alegando que “a
noiva não está em seu juízo perfeito”, Teodorico escapa do casamento.
Ufa.
Depois de
prender o Gênio na garrafa, Emília deixa a garrafa na biblioteca, para que o
Visconde possa vigiá-la
o tempo todo,
e depois anuncia que vai escrever uma história ela mesma, uma história aonde o
Aladim possa entrar: AS MIL E UMA NOITES DA EMÍLIA. Naturalmente, ela coloca o
Visconde para escrever, e ele não tem
muita opção a não ser obedecer, numa
vibe
bem
“Memórias de Emília”. Primeiro,
Emília dita o que o Visconde deve escrever, mas acaba o deixando sozinho,
mandando ele continuar… e é nesse momento que o Gênio tenta hipnotizá-lo para
escapar da lâmpada, repetindo:
“Era uma
vez um sabugo de milho muito comprido que soltou um gênio da garrafa. Era uma
vez um sabugo de milho muito comprido que soltou um gênio da garrafa”, e o
Visconde estava mesmo caindo na hipnose do Gênio, e só não o solta porque a
Emília aparece bem na hora.
E cobre a garrafa.
O que não
quer dizer que o Gênio vai continuar preso por muito tempo… o Saci aparece pelo
Sítio fazendo as suas traquinagens e, quando ele seca o leite da Vaca Mocha, a
Tia Nastácia manda o Zé Carijó recolher todas as garrafas pela casa e ir até a
venda do Seu Elias comprar leite para ela fazer um bolo…
então, com o Visconde adormecido sobre o livro que Emília exige que ele
continue escrevendo, o Zé pega a garrafa que tem o Gênio dentro. Quando a
Emília descobre que a garrafa sumiu, já é tarde e o Elias já abriu a garrafa:
o Gênio está livre. O Gênio acaba
transformando a Margarida em ovelha e, eventualmente, encontra o próprio
Aladim, quem ele quer destruir para “ficar livre”. Quando Emília entende o que
aconteceu e onde o Gênio deve estar, ela parte com o pessoal para o Arraial,
onde encontra a Armina, e
eles precisam
salvar o Aladim do Gênio.
O Gênio
coloca o Aladim para “andar na prancha”, lá na igreja, enquanto o pessoal do
Arraial assiste lá de baixo, apavorado… Armina e Emília se abraçam, e é o
Pedrinho quem tem a ideia que pode salvar o Aladim:
tocar o sino da igreja. Ele e Narizinho tocam o sino, fazendo o
Gênio soltar a espada, e os dois acabam caindo e ficando
pendurados na prancha. O tapete voador, claro, salva o Aladim… o
Gênio, por sua vez, acaba caindo e fazendo um imenso buraco no chão – um buraco
que o leva diretamente para a caverna da Cuca, onde ele faz um acordo com ela:
se ela o ajudar, já que ele está todo machucado por causa da queda, ele vira
seu escravo e realiza todos os seus desejos. Cuca acha um máximo… está mesmo
precisando de um novo escravo. Além do mais, ela quer usá-lo para se livrar da
Emília, e o Gênio também quer se livrar da bonequinha de pano…
O que esses dois vão aprontar juntos?
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de Luz
Eu não gostei muito disso de colocarem outro ator pra fazer o Pesadelo transformado em humano. O Pesadelo PRECISA do Leandro Léo, pra funcionar, assim como o Marty McFly PRECISA do Michael J. Fox. Alguns personagens "pertencem" a seus atores.
ResponderExcluirPor mais que eu também deteste o Teodorico, um erro não justifica o outro. Me incomoda que foi a Armina que mandou o Teodorico fazer respiração boca a boca, dizendo que seria o único jeito, e depois não fez nada pra ajudá-lo. Ele foi acusado injustamente de assédio POR CULPA DELA e ela simplesmente não se importou.
ResponderExcluirPoderia passar horas falando mal do Teodorico, mas sim, ele foi bastante INJUSTIÇADO aqui sim. Algumas coisas são bem descabidas.
ExcluirEu vou te confessar que eu não consigo gostar da Emília. Tenho muita raiva do jeito que ela é abusiva com o Visconde, judia do Zé Carijó e sempre convence o Pedrinho e a Narizinho a mentirem pra Dona Benta.
ResponderExcluirMuitas vezes eu torço pra Cuca, porque também acho a Emília insuportável.
Eu não chego a desgostar da Emília, não (na maior parte do tempo, nos meus textos você pode ver que em algumas histórias ou momentos eu também me irrito, fico bravo e xingo ela), mas não discordo de nada do que você disse. Ela é abusiva mesmo com o Visconde e pode ser bem maldosa haha
ExcluirEu achei tão aleatório (e repentino) a Margarida pedir demissão e sair do arraial, logo depois de voltar à forma humana... eu tenho a impressão de que eles fizeram isso, porque já estavam querendo colocar a Yachmin Gazal pra fazer a mãe do pedrinho no ano seguinte.
ResponderExcluirPode ser isso mesmo, não sei.
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