Smash 1x14 – Previews
Quem vai interpretar a Marilyn?
Previews de “Bombshell”… e um aparente desastre
colossal quando ninguém aplaude depois da
última cena. Uma das coisas que mais gosto em “Smash” é justamente o fato de estar narrando os bastidores da
montagem de um musical – então eu adoro os momentos musicais, eu amo esses
personagens e seus dramas pessoais que os tornam tão reais, mas eu adoro ver os
“problemas” de produção antes que um musical consiga se estabelecer e chegar ao
produto final que é aquele que assistimos nos palcos depois de anos de
montagem. “Smash” sempre me faz
pensar muito no musical “The Addams
Family”, que passou por tanta mudança
desde as suas prévias até chegar à Broadway e, na verdade, depois disso, porque a versão que saiu em turnê pelos Estados
Unidos, pouco depois, já tinha mudanças gritantes em relação à versão gravada
no álbum.
O episódio
já começa na tensão da primeira prévia – teatro cheio, pessoas nervosas,
Rebecca Duvall no palco como Marilyn Monroe… não exageradamente ruim, mas longe
de impressionar como a protagonista de um musical deve para que seja um estrondo. A prévia nos mostra trechos de
algumas músicas e cenas, como “Let Me Be
Your Star”, “Mr. and Mrs. Smith”
(com a Rebecca errando a marcação), “Don’t
Say Yes Until I Finish Talking” (que vemos pela primeira vez como fica no
palco) e a apresentação na íntegra de “Smash!”,
a música que Tom estava tentando convencer Derek a encaixar no musical no
episódio anterior, interpretada por Ivy e Karen… e funciona muito bem. O
musical termina com uma reprise de “Secondhand
White Baby Grand” e o suicídio de Marilyn Monroe e é angustiante como o musical termina e as pessoas não aplaudem.
O que quer
dizer que há muito que se pensar.
Em paralelo,
acompanhamos dramas dos personagens que se intensificam graças às
circunstâncias… Dev e Ivy dormiram juntos
depois de se encontrarem no bar, por exemplo, e agora nenhum dos dois sabe bem
como lidar com isso – ambos estão se sentindo culpados, o que se intensifica
com o fato de que Karen é tão legal com
ambos. Ela pede desculpas a Dev por como o tratou e fala sobre como teve
medo de perdê-lo quando achou que ele tinha voltado para Nova York e não
respondia às suas mensagens, e ela é muito bacana com Ivy em toda a história de
“Derek estar dormindo com Rebecca”, o que faz com que Ivy se sinta ainda pior pelo que fez… todo o lance
com Dev deve atrapalhar esse desenvolvimento, mas eu GOSTO TANTO de ver a amizade que surgiu entre Ivy e Karen
contra todas as possibilidades. As duas
se elogiando depois de “Smash!” e se
abraçando foi perfeito.
Julia, por
sua vez, precisa dar um basta em Michael Swift, que continua insistindo de uma
maneira nojenta – é insuportável
assisti-lo. Felizmente, Julia é forte, sabendo tudo o que pode perder, mas foi muito triste como ela ficou contra o
Tom… me partiu o coração vê-los discutindo e vê-los “dissolvendo a dupla”,
embora isso (ainda) não vá se consolidar. Eu amo a Julia, mas, na discussão com
Tom, eu fique do lado dele… infelizmente, ele tinha alertado ela sobre a
história com Michael e tentado impedi-la, tinha estado ao lado dela o tempo todo, e aquele foi um erro que ela cometeu, e precisa lidar com essas
consequências, mas não pode culpar os outros ou impedir o desenvolvimento do
musical, porque, querendo ou não, Michael Swift era o que “Bombshell” precisava naquele momento, era a escolha mais óbvia
para o papel de DiMaggio naquele contexto.
Mas fico
feliz porque eles se acertam no fim das contas.
A prévia sem
aplausos de “Bombshell” deixa todo
mundo em um estado de nervos angustiante. Julia e Tom estão pressionados a
escrever um novo final para o musical, e Rebecca Duvall sabe que a culpa é
parcialmente dela, porque ela não entregou tudo o que uma estrela do teatro
entregaria – ela não arrebatou a audiência como Karen ou Ivy poderiam
conseguir. É por isso que, mesmo sentindo o gosto de amendoim, a que é
alérgica, no smoothie que está tomando, Rebecca
segue tomando, o que lhe garante uma passagem ao hospital e o cancelamento
dos espetáculos das duas noites seguintes… não tem como improvisar, de um dia
para o outro, uma substituição de Marilyn Monroe, e Julia e Tom precisam, de
qualquer maneira, trabalhar no novo final de “Bombshell”, então a produção entra em um recesso até a próxima
semana, quando todos esperam que Rebecca esteja bem.
E acabam
todos aceitando o convite de Sam para irem à igreja – E QUE SEQUÊNCIA
BRILHANTE. É inesperado e maravilhoso ver o elenco completo reunido naquele
cenário, e é um momento muito íntimo, intenso e belo… e que é importante para
várias pessoas! É aquela atmosfera toda que faz com que Julia e Tom conversem e
“se acertem”, por exemplo. Musicalmente, a cena também é digna de aplausos,
porque temos Karen e Sam (Katharine McPhee sempre arrasando, e que MARAVILHA
escutar também a voz de Leslie Odom Jr., que arrasa!) cantando “Stand”, e é um momento arrebatador…
Karen é mesmo uma estrela, esteja onde estiver. E essa é uma pergunta
interessante que chega no fim do episódio: onde
Karen estará na semana seguinte? No ensemble,
interpretando uma das sombras de Marilyn Monroe, ou no centro do palco, sendo a
Marilyn?
Isso porque,
ao que tudo indica, Rebecca Duvall não vai retornar… antes da crise alérgica,
Rebecca estava completamente arrasada com o fato de que ninguém aplaudiu o fim
do show, apavorada de ter que retornar àquele palco e passar por algo assim
novamente e ainda se sentir culpada por isso, então, mesmo tendo se recuperado
depois de ingerir amendoim, Rebecca anuncia para Karen: ela não vai retornar para “Bombshell”. A pergunta que fica agora,
que é a mesma pergunta que iniciou “Smash”
e que nos guiou durante uma boa parte dessa primeira temporada, é: QUEM VAI
INTERPRETAR MARILYN MONROE?! Afinal de contas, Karen Cartwright é, oficialmente,
a substituta de Rebecca… Ivy Lynn, no entanto, já sabe o papel todo e pode
pegar com mais facilidade para assumir essa responsabilidade de uma hora para outra, como é o caso.
Agora…
partimos ao Season Finale!
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