O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu 1x07 – Sucesso, Aqui Vou Eu
“Meu bem, você me dá água na boca”
Pessoal
emocionado, né?! Apesar de eu gostar muito de Rita Lee e de, consequentemente,
termos tido momentos musicais muito bons,
“Sucesso, Aqui Vou Eu” é, talvez, um
dos episódios mais forçados de “O Coro” – e nem estou falando apenas
daquele pedido de casamento que não faz
sentido, sendo que teoricamente o workshop/audição começou não tem nem 15
dias (!), mas também dos flashbacks
que, em vários momentos, pareceram apenas jogados no meio do episódio, sem
muito propósito ou profundidade… no primeiro episódio, comentei como o roteiro
parecia afobado para apresentar todo seu núcleo jovem de protagonistas, e esse
sétimo episódio traz, da mesma forma, uma afobação em mostrar flashbacks rápidos de todos os
personagens e o resultado acaba sendo que todos são contemplados, mas de uma
maneira superficial.
Senti
conexão com pouquíssimas histórias nos flashbacks
apressados.
Mas falando
em “apressado”, é necessário citar Leandro – moço, não é assim que as coisas
acontecem! Há quem diga que o romance de Leandro e Alícia surgiu meio
abruptamente, e eu estava disposto a defendê-lo porque os acho fofos juntos,
mas não consigo justificar esse repentino pedido
de casamento a não ser pela vontade de Leandro de sair de casa e começar a
sua própria vida. E talvez seja justamente essa a ideia: a de fuga da
realidade. Leandro vive no mundo da lua e persegue algo que sempre lhe pareceu
distante, mas possível, e em parte é por isso que ele sempre sonhou com o
teatro, desde que fora ao teatro com a escola quando pequeno, e é por isso que
ele quer pedir Alícia em casamento, porque ela lhe passa uma sensação de
segurança e de que seus sonhos são possíveis… mas que ele é excessivamente emocionado, isso ele é.
Ainda não
sei bem qual é o papel que Freddie, o ex-namorado argentino de Alícia, vai
desempenhar nessa trama toda… no fim do episódio passado, ele chegou de Buenos
Aires e, durante esse episódio, ele foi levado para passar uns dias com Sissy e
Ivone e resolveu assumir o cargo de “empresário” de Ivone, já que ela está
assumindo o lugar de Alícia e se tornando a cantora principal do bar no qual
elas trabalham… é durante uma apresentação de Ivone e de Alícia que Leandro
pretende pedir Alícia em casamento, mas ele acaba ficando incomodado com a proximidade dela e de Freddie no palco e vai
embora, mas quando Nora, na tentativa de se divertir maldosamente, conta para
Alícia que “Leandro ia pedi-la em casamento”, Alícia corre atrás dele para
saber se era verdade, e então pede que ele siga com o plano: “Cala aboca e pede. Cala a boca e faz o
pedido”.
É fofo e
romântico… se você ignorar o fato, sabe, de que eles só se conhecem há 15 dias.
O episódio
também acompanha a crise no casamento de Fernando e Artur, com direito ao
Fernando indo conversar com Maurício (e é uma conversa bastante franca!) e o
Artur indo conversar com o Sissy para saber como Fernando está… Renato, por sua
vez, tenta cortar o que quer que tenha começado com Nora, mas sinto que ele vai ficar na mão dela, e Marita faz
um papel patético ao ligar justamente para a Nora para dizer que “acha que
Renato foi atrás de Antônia novamente”. É
um papelão, sinceramente. Reginaldo, por sua vez, diz à mãe que não quer
que ela continue indo ao ensaio com ele, e essa é, possivelmente, a cena que
mais me deixou com sentimentos confusos no episódio: eu entendo o Reginaldo
perfeitamente, e acho que ele tem razão, mas eu não consigo não sentir meu
coração se apertar pela Marion… sofri por ela, porque a amo!
A trilha
sonora do episódio, dessa vez, fica a cargo de canções de Rita Lee. Maurício,
Reginaldo e Jorge interpretam uma versão de “Balada do Louco” que fica bem bonita. Depois, durante uma
sequência de ensaio (da qual eu gostei bastante!), Jorge, Leandro e Maurício
cantam “Mania de Você”, uma música
da qual eu gosto bastante e que ganhou uma bela interpretação na série! Por
fim, a apresentação final do episódio é inesperada, porque coloca em destaque
Florencia Buquer, a amiga de Alessandro que sonha em ser atriz de teatro,
cantando “Sucesso, Aqui Vou Eu”. Uma
pena que a série esteja se dedicando a artistas específicos só agora (Chico
Buarque no episódio anterior e Rita Lee nesse), já tendo utilizado músicas de
Legião Urbana e de Cazuza em outro episódio… gostaria muitíssimo de ver
episódios com a trilha dedicada a eles também.
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