HIStory: Trapped – Episode 9/10

Revelações.

O episódio mais forte e mais emocionante de “HIStory: Trapped” até o momento! Quando revelações importantes são feitas, Tang Yi precisa lidar com as novas informações, com a frustração acumulada, com a incerteza em relação ao que fazer… e o episódio traz esse turbilhão de emoções e sentimentos de uma maneira palpável, mostrando Tang Yi em uma posição de vulnerabilidade na qual talvez nunca o tenhamos visto antes, e mostrando Shao Fei sendo absolutamente incrível estando ao seu lado e o acalmando no momento em que isso parecia a coisa mais difícil de se fazer. Aqui, “HIStory: Trapped” se permite uma humanidade e uma intensidade admiráveis, resultando em um episódio extremamente sincero e marcante, próximo ao fim da série.

No fim do episódio passado, quando Tang Yi e Wen Hao pareciam prestes a matar um ao outro, Shao Fei revelou o que descobrira recentemente e nem tinha tido tempo de contar a Tang Yi: que Wen Hao é seu pai, assim como Li Chen era sua mãe. As cenas em que as informações vão se completando e levam tempo a assentar são sofridas e intensas, mas bonitas de se acompanhar, e é interessante ver a maneira como tudo pesa sobre Tang Yi, especialmente porque ele passou os últimos quatro anos esperando pela oportunidade de se vingar de Wen Hao pela morte do Sr. Tang, e agora ele precisa aceitar que ele é seu pai? Wen Hao, por sua vez, passou esses 28 anos acreditando que Li Chen tinha abortado o filho dos dois que estava esperando.

“HIStory: Trapped” nos apresenta alguns flashbacks importantes que nos ajudam a preencher lacunas de uma maneira clara e interessante de se acompanhar. Vemos a prisão de Wen Hao e a visita de Li Chen, na qual ela fala da gravidez e do suposto aborto, em paralelo ao Shao Fei contando a respeito da licença que Li Chen tirou durante meses naquele ano, o que era muito estranho para alguém tão viciada em trabalho como ela… também acompanhamos flashbacks dos eventos de quatro anos atrás, e embora eles ainda não sejam inteiramente esclarecedores, entendemos o motivo pelo qual Tang Yi culpa Wen Hao pela morte do Sr. Tang, mas Wen Hao tem uma revelação que, surpreendentemente, parece fazer sentido: não foi ele quem os matou há quatro anos…

Ele não tinha motivo para matar Li Chen.

Assim, a cabeça de Tang Yi só pode estar uma verdadeira confusão pesada e terrível. Depois de quatro anos acreditando que Wen Hao tinha matado a sua figura paterna e ansiando por vingança, ele descobre que direcionou o seu ódio à pessoa errada e ainda tem que descobrir quem foi o verdadeiro assassino na ocasião… além disso, ele descobre que o homem que sempre detestou é seu pai, e que além do Sr. Tang, que o criou como um pai, ele perdeu a sua mãe biológica que nunca conheceu naquela mesma noite. E por mais que mais e mais informações cheguem a ele, nada pode mudar o seu passado… nada pode mudar o fato de ele ter crescido sem uma família até encontrar o Sr. Tang, nada pode mudar o fato de que o Sr. Tang foi assassinado há quatro anos.

Toda a frustração de Tang Yi é perfeitamente exposta no episódio, em cenas de tirar o fôlego. Podemos sentir toda a sua angústia e o seu sofrimento quando ele vai para casa sozinho, e quando ele tenta expulsar Shao Fei, que não lhe dá ouvidos… nem quando Tang Yi vai embora e não o leva consigo, porque ele o segue, nem quando Tang Yi grita, esperneia e o manda sair dali, porque Shao Fei sabe que não é isso o que ele quer de verdade, que sua raiva não é direcionada a ele e que, mais do que nunca, ele precisa do seu apoio e da sua companhia. Shao Fei é um namorado e tanto (!), e a maneira como ele consegue abraçar e acalmar Tang Yi eventualmente proporcionam algumas das cenas mais lindas de “HIStory: Trapped”. A cena em que ele o abraça à noite e Tang Yi segura sua mão e pede desculpas…

QUE COISA MAIS LINDA.

Por esse motivo, esse é o meu episódio favorito de “Trapped”. É impactante termos tantas revelações sendo feitas, mas também é lindíssimo ver a maneira como Tang Yi processa (ou não processa) elas, e como Shao Fei é parceiro. E é impressionante, também, como as coisas mudam depressa e como chegamos a um dos momentos mais desesperadores da série. Na manhã seguinte, o exterior de Tang Yi está muito mais “calmo”, embora seus pensamentos devem continuar o mesmo turbilhão de sempre… afinal de contas, embora não seja direcionado ao Wen Hao, o seu desejo de vingança continua existindo – alguém matou o Sr. Tang e Li Chen há quatro anos. E essa identidade começa a vir à tona quando o chefe de Shao Fei se entrega por atividades ilegais.

E o mistério começa a se resolver.

Não demora muito para que Tang Yi coloque as mãos em A’Zhi, que ele acredita ser o assassino que buscava há tanto tempo, e ele o espanca de maneira brutal em busca de uma resposta, que só vem quando Shao Fei aparece, porque ele também quer respostas – afinal de contas, ele também sempre buscou o assassino de Li Chen! Shao Fei, no entanto, quer fazer isso da maneira correta, quer levá-lo à polícia, até porque não pode permitir que Tang Yi o mate – se Tang Yi o matar, Shao Fei não poderá ignorar isso, como policial, e terá que prendê-lo… esse é um embate parecido com outros que Shao Fei e Tang Yi já tiveram durante a série, mas, dessa vez, é mais catastrófico do que o normal, e Shao Fei acaba se colocando na frente de um tiro disparado por Tang Yi…

E o tiro o acerta.

O desespero de Tang Yi ao segurar o homem que ama e que ele acabou de atingir. Nossa.

Também temos revelações a respeito da natureza de Jack, o que talvez nos pegue totalmente desprevenidos… descobrimos que ele é um mercenário e que estava trabalhando para conseguir informações a respeito da gangue de Tang Yi, e agora está partindo para algum outro lugar, em alguma outra “missão”, o que quer dizer que talvez não cheguemos a ver a concretização do romance entre Jack e Li An? De todo modo, ele aparece de surpresa na casa de Li An, depois de um dia pesado para ambos, para pedir uma resposta a uma pergunta que fizera em outra ocasião: ele também gosta dele? Os dois passam aquela noite juntos, cozinhando e se divertindo, como uma espécie de despedida porque Jack não sabe quando (e se) voltará a vê-lo agora.

 

Para mais postagens de “HIStory: Trapped”, clique aqui.

 

Comentários