Doctor Who (2ª Temporada, 1964) – Arco 010: The Dalek Invasion of Earth, Parte 1

“We are Masters of Earth”

DALEKS EM LONDRES! Escrito por Terry Nation e dirigido por Richard Martin, “The Dalek Invasion of Earth” é o segundo arco da segunda temporada e décimo arco geral de “Doctor Who”, exibido entre 21 de novembro e 26 de dezembro de 1964, em seis partes. É uma história importantíssima para “Doctor Who”, tendo em vista que traz de volta os vilões mais populares da primeira temporada do programa, consolidando o amor da audiência pelos Daleks, em uma trama que traz os vilões para a Terra pela primeira vez. Conhecemos os Daleks com todos seus problemas de locomoção em Skaro, onde eles foram supostamente destruídos, mas é como o Doctor explica para Ian: aquilo foi no futuro, e agora eles estão em algum ponto no meio da história dos Daleks.

O Doctor segue em sua tentativa de levar Ian e Barbara de volta para casa – e embora eles cheguem a Londres, alguma coisa está diferente… o mato parece ter crescido de maneira descuidada, a ponte sobre o Rio Tâmisa está ruindo e uma parte dela despenca obstruindo a entrada à TARDIS (!), e um silêncio assombroso toma conta do lugar: eles não podem escutar vozes nem barulhos de animais ou do trânsito… e, sob a ponte, eles encontram um aviso sinistro dizendo que “é proibido despejar corpos no rio”. Eventualmente, conforme eles precisam explorar o lugar e encontrar uma maneira de tirar os destroços que os impedem de voltar à TARDIS, o Doctor e os demais descobrem que eles estão no Século XXII… mais precisamente, em 2164.

Estamos de volta a Londres… mas uma Londres do futuro, e de um futuro no qual o Planeta Terra parece ter sido tomado pelos Daleks – e por prisioneiros humanos que foram convertidos em “Robomen” para ajudar os Daleks em suas atividades. O grupo se separa quando o Doctor e Ian decidem explorar um armazém próximo que pode ter algo de útil para tirá-los dali, e Susan, com o tornozelo machucado, e Barbara são encontradas e “resgatadas” pela Resistência Humana (o que rende aquele diálogo HILÁRIO: “She says she can cook. And what do you do?” “I eat”. SUSAN MARAVILHOSA!). É uma escolha criativa competente do roteiro, que consegue explorar, simultaneamente, tanto um pouco dos humanos sobreviventes quanto do controle dos Daleks.

E, em cenas paralelas, descobrimos um pouco do que aconteceu e como foi a invasão da Terra pelos Daleks… é algo razoavelmente recente, que começou há aproximadamente 10 anos, mas os Daleks conquistaram o poder de tal forma que eles se autoproclamam “Mestres da Terra”. A invasão começou com meteoritos que destruíram parte do planeta e isolaram os humanos em comunidades incomunicáveis, o que também os impedia de se reunir para que pudessem lutar contra os Daleks, e então o domínio foi inevitável, conforme os Daleks avançavam matando humanos ou aprisionando os que consideravam mais inteligentes para transformá-los em seus ajudantes conhecidos como Robomen. Claramente, existe algo na Terra que chamou a atenção dos Daleks.

Agora, a Resistência pretende usar bombas caseiras e o elemento surpresa para invadir o disco voador dos Daleks e atacá-los, como uma forma de mostrar que eles seguem lutando (tudo o que eles querem, nesse momento, é uma vitória que gerará esperança), e Susan está preocupada com a segurança do Doctor e de Ian, com medo de eles serem convertidos em Robomen… até porque, segundo o relato dos humanos, o processo é irreversível e nenhum Roboman sobreviveu. E o medo de Susan não é infundado, já que os Daleks perceberam a capacidade intelectual do Doctor e resolvem “testá-lo”. Confiante de que tem uma chance de escapar, o Doctor acaba caindo perfeitamente na armadilha dos Daleks, provando que seria um bom Roboman.

Felizmente, o ataque da Resistência, embora seja um verdadeiro desastre em quase todos os sentidos, serve para impedir que o Doctor seja “robotizado” (toda essa coisa de “robotizar” humanos nos faz pensar muito em Cybermen, não?). Os Daleks saem vitoriosos e todos os humanos são mortos ou feridos, mas a vida do Doctor é salva, e Ian acaba sobrevivendo também, embora, diferente do Doctor que eventualmente acaba retornando para a companhia de Susan, ele continue escondido dentro da nave dos Daleks… afinal de contas, um arco de “Doctor Who” não termina enquanto o grupo não estiver todo reunido para que eles possam voltar para a TARDIS e, bem… “The Dalek Invasion of Earth” é um arco longo, com seus seis episódios.

É interessante notar, também, toda a história que está surgindo entre Susan e David, e como essa trama vai muito além de um possível romance, porque é capaz de deixar Susan pensativa e pronta para tomar uma decisão eventualmente… quando Susan fala sobre David “ir embora”, dizendo que o avô poderia ajudá-lo, ele se recusa, porque aquele é seu lar, no fim das contas. Susan comenta, então, sobre como ela sente que não tem uma identidade, porque nunca sentiu que pertencia a um lugar de verdade, e David fala sobre como um dia ela vai sentir que pertence a algum lugar e vai “parar de viajar” – o que é uma escolha curiosa de palavras. “Doctor Who” está começando a nos preparar para a primeira grande despedida da série, que está bem próxima.

 

Para mais postagens sobre o Primeiro Doctor, clique aqui.

Para todas as publicações sobre “Doctor Who”, clique aqui.

 

Comentários