I Feel You Linger in the Air – Episode 9

Noivado.

Agora eu não sei bem como escrever um texto sobre o nono episódio de “I Feel You Linger in the Air” quando aquele final me deixou TÃO SEM FÔLEGO e a prévia do próximo só me faz ansiar pela próxima semana… ainda assim, farei um esforço! Continuo amando a série e temos, aqui, um episódio lindíssimo de altos e baixos para o relacionamento de Jom e Khun Yai, que parecem estar vivendo intensamente o amor que descobriram e reconheceram, lutando contra tudo o que, do lado de fora do lugar seguro deles, ameaça afastá-los. Infelizmente, no entanto, estamos em um momento em que essas forças externam ameaçam concretamente o relacionamento tão bonito que eles construíram, e eles terão que encontrar forças para lutar contra isso se quiserem ficar juntos.

Sempre comento como “I Feel You Linger in the Air” fez um trabalho incrível ao construir a relação de Khun Yai e Jom: como nos fez torcer por eles, como entregou cada pequeno momento de flerte, de química e de amor para que acreditássemos no que eles sentem. Nesse episódio, vemos Yai cuidar de Jom quando ele não está se sentindo muito bem, e é impressionante como eles conseguem transformar até esse momento em algo sensual e bonito. Não tem como não se encantar por cada momento, olhar e toque que eles compartilham. E há aquele quê de provocação na maneira como Jom olha para Yai enquanto ele passa um paninho por seu corpo, ou quando Jom acorda melhor no dia seguinte e convida Yai para entrar e tomar um banho com ele.

Também fiquei profundamente contente por ver o Khun Yai defendendo o seu amor por Jom quando ele é confrontado pelo pai. Fiquei muito orgulhoso do personagem por não querer esconder isso, por dizer, com todas as letras ao pai, que ele e Jom se amam, e ele parece decidido a não permitir que o pai faça algo para separá-los, falando abertamente sobre como a sua vontade também deve ser levada em conta, e como ele não quer ficar fadado a uma vida de sofrimento como acontece com a irmã… ainda assim, sem que Khun Yai saiba, o pai está mexendo todos os pauzinhos para colocar o seu casamento com Busabong em andamento, e aquela cena em que ela interrompe um momento entre Yai e Jom à máquina de escrever é muito triste.

Porque sabemos o que significa.

Em paralelo, o episódio também traz uma sequência muito bonita na qual Fong Kaew resolve ajudar Maey a escapar, com a ajuda de Ming e a pedido de Khun Eeang. Gosto de quem a personagem de Fong Kaew se transformou, e toda a cena é excelente, tanto por ela estar fazendo algo para ajudar Eeang quanto pela participação de Ming, que é um dos meus personagens favoritos de “I Feel You Linger in the Air”. Ming tem dois grandes momentos nesse episódio: a) um deles quando ajuda Maey a fugir, sem qualquer outra intenção, apenas porque não quer ver a pessoa que ama sofrer; b) outro quando ele conversa com Jom sobre a relação dele com Khun Yai e fala sobre como inicialmente não entendia, mas não cabe a ele julgar os sentimentos alheios.

O Ming é uma fofura, sério.

Khun Yai descobre a respeito do seu noivado com Busabong no dia anterior à cerimônia organizada pelo pai… Jom, por sua vez, acaba descobrindo da pior maneira possível, durante uma brincadeira com Khun Lek, na qual o garoto pede que ele faça um desenho para ele dar de presente para Yai, pelo noivado. Ver a maneira como tudo aquilo cai sobre Jom é profundamente doloroso, especialmente porque sabemos que ele já passou por algo muito parecido há não muito tempo. Aquela cena em que ele chora com Prik é uma das mais tristes de “I Feel You Linger in the Air”, com ele mesmo se perguntando por que isso está acontecendo novamente, e por que esse sempre tem que ser o seu destino, não importa em que universo ou tempo esteja.

Para completar, Jom ainda tem que lidar com Khun Phra em uma cena revoltante na qual ele manda que Jom se afaste lentamente de Khun Yai, falando sobre como eles podem vê-lo como vilão agora, mas vão agradecê-lo eventualmente, porque ele só quer que Yai “viva uma vida normal”. Khun Phra tem o esperado discurso conservador que já conhecemos e, por um momento, acreditamos que ele conseguiu atingir Jom… afinal de contas, como Jom poderia lutar por seu amor por Khun Yai naquela época? Ele sabe que as coisas ali são muito mais difíceis do que no seu tempo! Então, quando Khun Yai chega em casa naquela noite, Jom conversa com ele, e ganhamos uma das cenas mais íntimas e mais dolorosas da série, na qual Jom o manda seguir adiante com o noivado…

Não é como se Khun Yai tivesse lá muita escolha, é verdade, mas ver a dor e a tristeza na voz de Jom quando fala sobre como eles precisam encarar a realidade, como se não houvesse qualquer esperança de ainda lutar pelo amor deles… aquilo nos atinge em cheio, assim como atinge o Jom. Confesso que eu fiquei bastante sentido, inconformado e ansiando pelas próximas novidades de “I Feel You Linger in the Air”, para saber como isso pode se resolver. Eu sei que a série tem um tom mais realista e discute assuntos bastante pertinentes, mas eu não quero pensar em um final no qual o Yai seja confinado a um casamento infeliz com alguém que ele não ama, enquanto sofre o resto da vida pensando em Jom… mas talvez seja o que vai acontecer, afinal?

Como será quando Jom tiver que voltar para o seu tempo?

Ainda são tantas perguntas!

De todo modo, nesse momento, Jom resolve fazer alguma coisa. A cerimônia de noivado de Khun Yai e Busabong é triste como sabíamos que seria, mas é ainda mais angustiante ver a maneira como os pais estão sorrindo satisfeitos, como se estivessem fazendo “o melhor negócio do mundo”, enquanto Yai está visivelmente arrasado do início ao fim. Então, durante a refeição que segue a cerimônia de noivado, Jom surpreende a todos: inclusive à audiência. Jom aparece prontamente interrompendo a refeição para dizer, com um certo ar de deboche, que ele “preparou uma apresentação como presente pelo noivado de seu amado senhor”. E, naquele momento, eu segurei a respiração… foi um pouco de crueldade encerrar o episódio ali, mas é um grande cliffhanger.

Além disso, a prévia nos deu uma ideia do que vem pela frente.

E EU MAL POSSO ESPERAR! Próximo episódio promete!

 

Para mais postagens de “I Feel You Linger in the Air”, clique aqui.

 

Comentários