[Season Finale] Crazy Ex-Girlfriend 2x13 – Can Josh take a leap of faith?

Plot twist.

Não sei bem o que a terceira temporada de “Crazy Ex-Girlfriend” nos reserva, mas de uma coisa eu estou certo: ESSE SEASON FINALE FOI EXCELENTE E PROMISSOR! Se tivermos algum tipo de vingança de Rebecca contra Josh, com a ajuda de Paula, Valencia e Heather, eu vou adorar! Quer dizer, era óbvio que o casamento não ia acontecer (e não deveria acontecer), e eu acho que ninguém que assistia à série de fato torcia por Rebecca e Josh, mas isso não quer dizer que a Rebecca não tenha se sentido humilhada por ser abandonada por Josh na hora do casamento deles… e se ela quer mesmo “destruí-lo”, talvez isso traga uma perspectiva nova para “Crazy Ex-Girlfriend” – Rebecca continuaria obcecada por Josh Chan, é verdade, mas ao menos de uma maneira diferente?

Toda a questão do casamento é uma espécie de delírio… e é muito claro, o tempo todo, que não tinha como dar certo – sou mais ou menos como o White Josh, dizendo para o Darryl que Josh e Rebecca são duas pessoas que não deviam se casar… nunca, com ninguém. Rebecca está tentando fugir dos problemas que assolaram sua vida desde quando conhecera Josh naquele acampamento de férias, e está usando a cerimônia para tentar consertar uma relação extremamente quebrada com o pai, e o Josh também não está nem um pouco certo do que está fazendo, e ele tende a fugir de compromissos e de problemas “se apaixonando” por qualquer pessoa. O fato de Rebecca citar o nome de um tal de “Robert”, no entanto, deixa o Josh bem pensativo.

Em parte, eu acho que ouvir a sua noiva te chamar pelo nome errado dias antes do casamento é algo realmente preocupante… por outro lado, eu acho que o Josh não estava empolgado ou certo desse compromisso desde antes, e essa é a desculpa perfeita para ele “escapar”. Josh fica obcecado com essa história de “Robert”, tentando descobrir quem ele é, e, no fim das contas, a participação de Trent é bem pequena nesse Season Finale… a aparição dele no fim do episódio passado prometeu um grande estrago, mas, no fim, ele apenas faz umas pesquisas, consegue informações sobre o passado de Rebecca (!) e entrega para Josh em um envelope com um carimbo vermelho imenso de “TOP SECRET”. Devo dizer: eu não julgaria o Josh por abrir aquele envelope

Quer dizer, daria para controlar a curiosidade?!

Mas, no fim, ele não abre… e toma a decisão de abandonar a Rebecca do mesmo jeito.

Rebecca, por sua vez, está lidando com seus próprios problemas, a começar pelo pai. Darryl e Nathaniel conseguiram fazer com que o pai de Rebecca aparecesse para o casamento, mas, no fim das contas, ele é mesmo o babaca que Rebecca sempre acreditou que ele fosse… e esse desespero dela por “consertar” a relação com o pai diz muito a respeito dela, na verdade – explica muito o que conhecemos dos problemas de Rebecca. É o cúmulo da cara-de-pau quando, durante uma aula de dança para a qual Rebecca está extremamente empolgada, o pai a pede dinheiro emprestado para pagar o aparelho do seu outro filho… e, no fim das contas, ele age mais ainda como um babaca e o Nathaniel é maravilhoso dizendo que não vai emprestar o jatinho para ele ir embora.

(Espero que tenhamos mais de Nathaniel na próxima temporada!)

O casamento, é claro, não acontece… os problemas técnicos são resolvidos, com a Valencia como organizadora e tudo o mais (ela estava hilária se sentindo um máximo falando com Heather através de códigos por aparelhos!), mas o problema de Rebecca e Josh vai muito além disso. Rebecca tem traumas que são despertados com toda essa coisa de casamento e o retorno menos do que perfeito de seu pai, e o Josh também faz o que sempre faz, que é fugir da responsabilidade e se esconder. Dessa vez, no entanto, ele foge para se tornar padre – o que deve ser a coisa mais absurda que o Josh já fez, e o episódio meio que cantou essa bola com a conversa de Josh com o Padre Brah (por quem, eu vou ter que admitir, eu tenho uma quedinha, sabe?).

Rebecca é, então, “abandonada no altar”, por assim dizer… e, então, ela tenta lidar com a realidade de que “todos os homens que ela ama a abandonam um dia”. O Josh agora, o Greg há algum tempo e o pai desde a sua infância, por exemplo… e, é claro, o Robert. Esse último episódio da segunda temporada de “Crazy Ex-Girlfriend” foi bastante esclarecedor, como eu comentei, trazendo contexto para os problemas de Rebecca, tanto com a história com o seu pai, quanto com a história do porquê de ela não ter podido estudar Direto em Harvard e ter tido que fazer a faculdade em Yale… e temos um momento bem dramático (e bem novelesco) e estranhamente engraçado no qual Rebecca sai correndo com o vestido de noiva, quase se jogando de um barranco…

Mas é claro que ela não faz isso. Paula está ali para detê-la, assim como Valencia e Heather. Como eu disse, eu não sei qual é o futuro de “Crazy Ex-Girlfriend”, mas eu tenho expectativas. Seria legal ver uma espécie de “vingança” contra Josh, num estilo “Todas Contra John”; também seria legal ver mais da amizade de Rebecca com o seu “girl group”, até para que ela aprenda a enxergar todas as pessoas incríveis que ela tem em sua vida, e que a amam; e, quem sabe, lá no futuro longínquo da série, quando Rebecca tiver trabalhado os seus traumas em terapia da maneira correta (e sem fugir depois de 8 minutos de sessão), um novo romance que não é com o Josh; com o Nathaniel, quem sabe? De todo modo, talvez vejamos a série com uma nova cara na próxima temporada!

Espero por isso!

 

Para mais postagens de “Crazy Ex-Girlfriend”, clique aqui.

 

Comentários