Os Rangers e os Zords de “Power Rangers Operation Overdrive”

“Five Rangers looking for the same five stones”

Tinha tudo para ser uma das melhores temporadas da franquia – mas não é. “Power Rangers Operation Overdrive” traz uma das ideias mais inusitadas e curiosas da franquia, quando coloca os Rangers da temporada atrás das cinco joias da Corona Aurora, em uma verdadeira CAÇA AO TESOURO que os leva para diferentes lugares do mundo, possibilitando que diferentes estilos de histórias fossem contados: há buscas em cavernas e escavações, no melhor estilo “Indiana Jones”; buscas em ilhas quase desertas e florestas com baús escondidos, no melhor estilo “Piratas do Caribe”; buscas em tumbas de faraós no Egito, no estilo “A Múmia”. Sempre vou dizer que “Operation Overdrive” tinha uma ideia INCRÍVEL e milhões de possibilidades, mas pecou no que se refere a desenvolvimento de sua trama.

E, infelizmente, eu preciso incluir aqui os seus protagonistas. Particularmente, eu não acho que a equipe de “Operation Overdrive” seja uma boa equipe. Paradoxalmente, os Rangers apresentam atuações exageradas demais (a ponto de ser cômico e/ou irritante) e uma inexpressividade imensa. Eu realmente não consigo me conectar com esses personagens, porque todos parecem absurdamente superficiais, como se eles não tivessem profundidade o suficiente para sentirmos que eles são pessoas reais com quem devíamos nos importar… tampouco há desenvolvimento das personalidades ou tramas particulares dos personagens, a não ser, talvez, por Mack, o Ranger Vermelho, que ganha um plot importante na reta final da temporada.

Também vale mencionar (e esse é uma das evidências do pobre desenvolvimento da temporada) a maneira como os Rangers receberam melhorias genéticas que lhes deram superpoderes mesmo quando não estão transformados (mais ou menos como acontece em “Power Rangers Dino Thunder”, onde os Rangers recebem poderes graças às Dino Pedras pelas quais são escolhidos), mas isso foi porcamente usado pelo roteiro ao longo dos episódios… teve alguma importância no início da temporada, mas parece ter sido esquecido ao longo dos episódios, e talvez pudesse ter gerado alguns plots interessantes, bem como sequências de ação diferentes, com os Rangers não morfados, por exemplo. É, como várias coisas na temporada, um elemento bom, mas pouco aproveitado.

 

Red Overdrive Ranger – Mack Hartford

Interpretado por James MacLurcan, Mack Hartford é o RANGER VERMELHO de “Power Rangers Operation Overdrive”. Mack assume o posto de Ranger Vermelho em um momento de urgência e determinação, e precisa, eventualmente, convencer o pai e ele mesmo de que ele merece estar na liderança da equipe. Acredito que Mack seja o único personagem que realmente ganha uma história durante a temporada, quando ele descobre que é um androide criado há 2 anos (!), e essa é uma parte importante de toda a reta final da temporada… o poder genético de Mack é a SUPER FORÇA, e seu zord pessoal é o Dump Driver.

 

Blue Overdrive Ranger – Dax Lo

Interpretado por Gareth Yuen, Dax Lo é o RANGER AZUL de “Power Rangers Operation Overdrive”. Dax é um dublê habilidoso que sonha em conseguir um papel em um grande filme quando ele é recrutado para ser parte da equipe da temporada. Apesar de ser um personagem interessante, ele não tem o carisma necessário para ser o novo Dustin ou Bridge, que é o que ele parece tentar ser. Infelizmente. O poder genético de Dax é a SUPER AGILIDADE, e seu zord pessoal é o Gyro Driver.

 

Black Overdrive Ranger – Will Aston

Interpretado por Samuell Benta, Will Aston é o RANGER PRETO de “Power Rangers Operation Overdrive”. Will é escolhido para ser parte da equipe formada por Andrew Hartford para encontrar as joias da Corona Aurora porque ele é habilidoso em abrir cofres e entrar em lugares de suposta segurança máxima. A principal trama de Will é aprender a trabalhar em equipe, porque sempre trabalhou sozinho. O poder genético de Will tem a ver com SENTIDOS MELHORADOS, e seu zord pessoal é o Speed Driver.

 

Yellow Overdrive Ranger – Ronny Robinson

Interpretada por Caitlin Murphy, Ronny Robinson é a RANGER AMARELA de “Power Rangers Operation Overdrive”. Ronny é escolhida para a equipe da temporada tanto por seu talento como uma piloto de corrida quanto por seu conhecimento em mecânica, que pode ajudar na criação e manutenção de zords, por exemplo. Ronny tem características de liderança, mas não é uma Taylor da vida, embora quisesse ser, talvez. O poder genético de Ronny é o de SUPER VELOCIDADE, e o seu zord pessoal é o Dozer Driver.

 

Pink Overdrive Ranger – Rose Ortiz

Interpretada por Rhoda Montemayor, Rose Ortiz é a RANGER ROSA de “Power Rangers Operation Overdrive”. Rose é aquele tipo de personagem que é incluído na equipe por causa de sua inteligência exagerada e seu conhecimento em diferentes áreas de conhecimento – muito útil para as pesquisas em busca das joias da Corona Aurora, e é ela quem faz algumas importantes descobertas. O poder genético de Rose é o de INVISIBILIDADE, e o seu zord pessoal é o Sub Driver.

 

Mercury Ranger – Tyzonn

Interpretado por Dwayne Cameron, Tyzonn é o MERCURY RANGER, o Ranger Extra de “Power Rangers Operation Overdrive”. Tyzonn é um alienígena que aparece primeiramente como um “monstro”, transformado por Moltor, e que demora para aceitar ser “parte da equipe”, mesmo depois de voltar à sua forma normal, mas eventualmente ajuda os Rangers contra os Fearcats e na busca pelas joias da Corona Aurora. Poderíamos ter tido um desenvolvimento melhor na sua trama com Vella, sua noiva, por exemplo. Seus zords pessoais são o Fire Truck Zord e os Rescue Runners.

 

Os MEGAZORDS

Além dos cinco Zords principais da temporada, os Rangers de “Operation Overdrive” ainda contam com outros zords extras, como o Drill Driver, o Shovel Driver, o Cement Driver, o Crane Driver e o Sonic Streaker. O principal Megazord da temporada é o DriveMax Megazord, que conta com diferentes formações, dependendo de que zord auxiliar é usado na composição. Também temos o DriveMax Ultrazord e o Dual Drive Megazord. Usando os Battle Fleet Zords, os Rangers também podem se unir formando o Battle Fleet Megazord. Por fim, os Zords do Mercury Ranger se juntam para formar o Flashpoint Megazord.

 

Para mais postagens de “Power Rangers Operation Overdrive”, clique aqui.

 

Comentários