Te Amar Dói (Te Quiero y Me Duele) 1x11 – Ponto de Fuga

Fuga.

Com um número musical compartilhado por todo o elenco jovem (“Mi Flow”), bastante bebida, uma primeira vez importante e a tentativa de fuga da realidade, “Ponto de Fuga” é o 11º episódio de “Te Quiero y Me Duele”, e traz os jovens em uma espécie de “protesto” contra os pais… é incerto o que eles conseguem realmente dizer aos pais com essa atitude, mas talvez seja muito mais sobre como eles queriam escapar do que o que eles realmente queriam dizer. Com as pressões e desilusões que cada um está enfrentando em casa à sua maneira, escapar para um lugar isolado sem dar notícias não parece uma má ideia… e, assim, ambos os grupos, com todas as suas diferenças, se retiram para um mesmo lugar, que cada um encara à sua maneira… e as diferenças se escancaram.

Os casais de “Te Quiero y Me Duele” foram criados a partir do choque entre dois mundos completamente distintos: Juan Gris e Lola; Marcos e Romina; Aýlin e Dante; DJ e Nacho; Ciro e Camila. E quando eles se isolam do restante do mundo e algumas coisas começam a vir à tona, é como se o que os separa se tornasse mais evidente do que nunca… a maneira como, de um lado, temos um grupo satisfeito com o lugar e a visão, mais perfeita do que eles jamais conheceram na vida, e de outro temos um grupo incomodado com o fato de que eles não têm internet ali, por exemplo, e nem todos os problemas podem ser resolvidos com a simplicidade do cartão de crédito dos pais. Em algum momento, eles começam a não conseguir negar como são diferentes.

Acho que DJ e Nacho foram os que melhor aproveitaram a viagem… muito além da sua primeira vez, eles também se conectaram de maneira muito bonita. Quando Nacho está saindo da casa dos pais, no início do episódio, ele está passando uma mensagem bem clara em uma cena muito forte: DJ é seu namorado e ele o ama. É angustiante ver a maneira como o pai diz que “não vai sustentar um filho gay” ou como “só vai aceitá-lo de volta em casa quando estiver curado de seus ‘desvios’”, e por isso é muito bom ver Nacho ter não apenas a coragem de sair dali, mas o apoio de Camila e de DJ do lado de fora. Na viagem, os dois estão alheios às grandes brigas e problemas, curtindo a conexão bonita que compartilharam, e tendo uma primeira vez excitante e romântica.

A fuga, no entanto, é temporária… todos sabiam disso, é verdade: quando eles fugiram com o avião de Nacho (!) e se hospedaram em um lugar bancado por Dante, eles sabiam que não passariam muitos dias ali, e os pais aparecem para buscá-los – ou quase todos. Os pais de Camila não se dignam a aparecer. Iván Robles, por sua vez, está ali tanto para levar Lola embora quanto para conversar com Juan Gris e dizer que gostaria de tê-lo conhecido desde pequeno e de ter sido um pai para ele… e isso parece intensificar alguns sentimentos ruins de Juan Gris em relação ao seu pai biológico, porque descobrir que é seu filho não mudou em nada sua vida para melhor… e ao Marcos ao menos ele “deu uma vida boa”, mas será que isso é realmente o suficiente?

Toda a sequência final do episódio é a separação oficial dos dois mundos, é um muro sendo deliberadamente colocado ali, como se os pais os lembrassem que eles são de mundos muito diferentes para estarem juntos… o grupo dos riquinhos é levado embora à força enquanto o grupo dos pobres é deixado para trás, para se virarem como eles fizeram sua vida inteira. O pequeno ato de rebeldia vem de Marcos, que não deixa que Iván segure o seu braço e que decide não ir embora com ele, e a verdade é que Iván nunca o amou como ele ama a Lola, então eu não acho que ele realmente se importa se o Marcos vai com eles ou se ele fica para trás. Agora que as fronteiras foram novamente definidas entre eles, como eles vão superá-las? Será que eles podem fazê-lo?

 

Para mais postagens de “Te Amar Dói (Te Quiero y Me Duele)”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário