The Eighth Sense – Episode 9

Ao som de “The Story”, de Conan Gray.

QUE FINAL BELÍSSIMO! Estou verdadeiramente empolgado para o último episódio de “The Eighth Sense”, ainda que seja uma empolgação acompanhada da costumeira melancolia de me despedir de uma série da qual gostei tanto. Mas a animação vem do fato de que não vai ficar tudo para ser resolvido no último episódio, e talvez tenhamos a oportunidade de acompanhar um pouquinho de Ji Hyun e Jae Won vivendo um relacionamento feliz, entendendo como vão funcionar as coisas entre eles… e espero mesmo que toda a fase de dor e sofrimento tenha ficado para trás. Desde a viagem na praia que contou com a primeira vez do casal e um acidente grave que quase custou a vida de Ji Hyun, as coisas entre ele e Jae Won não andam nada boas, na verdade.

E, agora, Jae Won tem que começar a mudar sua atitude.

É interessante como o episódio começa com uma conversa de Jae Won com a sua terapeuta, na qual ela pergunta se ele “continua vendo o seu amigo”, aquele que lhe fazia bem, e ele diz que não, porque “o está evitando”, o que não faz o menor sentido… mas vemos Jae Won se abrir em relação aos seus sentimentos e aos motivos que o levaram à decisão de evitá-lo, sentindo que o está “protegendo” dessa maneira ou qualquer coisa assim… uma atitude que a terapeuta curiosamente chama de egoísta, o que pega Jae Won totalmente desprevenido, e embora a sua mudança não seja imediata, porque mudanças reais geralmente não são, esse deve ter sido o pontapé inicial para que ele percebesse, finalmente, que não tinha sentido ele seguir ignorando o Ji Hyun.

Ji Hyun, por sua vez, está tentando entender… e eu gosto muito de como Ji Hyun é compreensivo – durante toda a crise de Jae Won, ele sempre esteve esperando pacientemente até que Jae Won quisesse realmente falar com ele e ser sincero, mesmo quando ele tentou convencê-lo de que o que tinha acontecido entre eles na praia “não tinha significado nada”. Ji Hyun sabe que isso é mentira, no fim das contas. Isso não quer dizer que uma pequena parte mais insegura de si mesmo não comece a duvidar do sentimento de Jae Won, e Eun Ji enchendo a sua cabeça de mentiras também não ajuda… afinal de contas, parece que eles estão juntos novamente, não parece? Foi de partir o coração ver a expressão de Ji Hyun quando Eun Ji dá um jeito de ele ver um beijo dela e Jae Won.

Felizmente, talvez não tenhamos mais que lidar com Eun Ji no último episódio de “The Eighth Sense”, e digo que essa é minha grande esperança. Depois de ela forçar um relacionamento que não tinha mais qualquer tipo de sentimento bom, Jae Won finalmente decidiu terminar com tudo aquilo, ainda aproveitando para falar os motivos pelos quais terminou com ela… não foi apenas porque ele ficou sabendo dos boatos de que ela o tinha traído com outro cara, mas porque ele saiu do exército por um dia para fazer uma surpresa para ela e se deparou com ela e esse outro cara: ela não pode nem tentar dizer que foi tudo um mal-entendido. Gostaria de ter visto o Jae Won dizendo que está apaixonado por outra pessoa? Sim. Mas Eun Ji vai entender quando os vir juntos.

Duas cenas compartilhadas por Ji Hyun e Jae Won ao longo do episódio foram profundamente emotivas. A primeira delas quando eles são reunidos para fazer um relatório sobre a viagem à praia, na expectativa de conseguir uma aprovação para a reabertura do Clube de Surf, quando Ji Hyun coloca a mão sobre a de Jae Won e, mesmo quando rejeitado, ele insiste para mostrar a Jae Won que está ali por ele. A segunda é quando Ji Hyun vai a uma loja em busca de uma câmera para Jae Won e a dá de presente, sem qualquer pretensão, em uma cena muito bonita, na qual ele não impõe a sua presença por tempo maior do que o necessário para lhe entregar o presente. Tudo o que ele queria dizer está no gesto e no desenho que ele entrega junto, de Jae Won tirando fotos e a mensagem de que “apoia o seu sonho”.

Ji Hyun é muito fofo.

Agora, Jae Won precisa lidar com seus próprios sentimentos e seus próprios traumas, e decidir o momento de fazer seu caminho de volta a Ji Hyun… mais de uma vez e através de várias atitudes, Ji Hyun já mostrou-se aberto para recebê-lo quando ele estiver pronto para retornar. Assim, vemos Jae Won colocar um ponto final em sua história com Eun Ji, e ir jantar no restaurante em que Ji Hyun trabalha, em uma noite na qual ele não está lá, e então ele tem a oportunidade de conversar com a chefe de Ji Hyun, que tem alguns conselhos inusitados e sábios para dar, e que talvez tenham ajudado Jae Won a perceber que realmente existem coisas muito piores nas quais ele não pode dar um jeito… mas ele ainda não estragou tudo com Ji Hyun, no fim das contas.

E vale a pena lutar por isso.

A sequência final desse penúltimo episódio é lindíssima. De um lado, vemos Jae Won sentado à beira do rio, molhando o pé e relembrando uma série de momentos que viveu ao lado de Ji Hyun desde que eles se conheceram, e é uma edição de encher os nossos olhos de lágrimas; do outro, vemos Ji Hyun ouvindo uma música no rádio, pensando em Jae Won e enviando a música para que ele também escute… e então, depois de tanto tempo, Jae Won finalmente abre as mensagens de Ji Hyun. A direção de cena é BELÍSSIMA, com Jae Won atravessando a cidade com os olhos cheios de lágrimas ao som de “The Story”, de Conan Gray, e Ji Hyun olhando pela janela e vendo quando ele chega… um reencontro sem palavras, mas tudo é dito pelo olhar, pela emoção e pelas atitudes.

Um beijo apaixonado e entregue os reúne ali. E que beijo bonito!

Agora, nos preparamos para a conclusão!

 

Para mais postagens de “The Eighth Sense”, clique aqui.

 

Comentários