Sítio do Picapau Amarelo (2006) – O despertar de Luterra

O beijo de Samira. Novamente.

Depois de ter sido enviada a Néres pelo próprio Trévan (!), Emília encontrou a estátua na qual o Mago Mor havia sido transformado, e assim que a levou até a caverna do cristal, ele voltou à sua forma original, e assumiu a liderança dos Guardiões do Cristal, função que estava sendo desempenhada pelo eremita até então… segundo o Mago Mor, “é chegada a hora das reparações” e de “tudo voltar ao seu devido lugar”, e as forças do bem têm muitos aliados com eles: o próprio Mago Mor, a fada Celeste, o eremita, o Urbano, o Pedrinho, a Narizinho, o Visconde, a Emília, o Chico Maciel… e todos eles têm uma função. O Chico, por exemplo, precisa “proteger a medalha da Princesa Thirza com a sua vida”, enquanto as crianças saem em busca de uma pessoa que pode despertar o Reino de Luterra já que, segundo Celeste, quem despertou o Theo da outra vez está no Mundo Real.

Samira ganhou uma trama importante na reta final da temporada, quando descobriu que as pessoas que sempre acreditou serem seus pais não eram, e que Elias mentira sobre ser seu tio – na verdade, ele a encontrou abandonada em uma cestinha cheia de moedas de ouro e decidiu cuidar dela como sua filha, mas, na verdade, ela é uma princesa das Mil e Uma Noites… quando descobre isso, Samira percebe que “tudo faz sentido”, e que foi por isso que o seu beijo acordou o Príncipe Theo: porque ela é uma princesa… apesar de que a explicação de que ela gostava dele de verdade já era boa o suficiente para mim, sendo princesa ou não! De todo modo, é justamente atrás de Samira que o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo está agora, sem imaginar que é ela a tal “pessoa do Mundo Real” que despertara o Príncipe Theo da outra vez… e que agora pode despertar todo o reino com apenas um beijo.

As crianças saem em busca do “despertador misterioso” no dia seguinte, e Emília não demora muito para perceber quem é a responsável por acordar o Theo – e diz que “espera que ainda reste um pouquinho da sua paixonite pelo príncipe”, porque ela vai precisar beijá-lo novamente… se o príncipe despertar, todo o Reino de Luterra despertará com ele. Então, Emília e Narizinho rumam para o Reino Encantado acompanhadas de Samira, e a garota chega a se perguntar se o seu beijo vai funcionar dessa vez, porque ela acredita estar apaixonada por Samuel, mas assim que ela beija o Príncipe Theo, ele desperta… ele e todo o reino. Quando os reis perguntam, no entanto, como o feitiço foi quebrado, e Emília instiga Samira a dizer (“Vai, Samira! Conta pra eles!”), Samira mente porque, antes, precisa organizar os seus sentimentos em relação a Theo e Samuel.

O que ter despertado o Theo significa para ela?

Chico, por sua vez, vê a sua missão ser “facilitada” pelo Tio Barnabé, já que ele encontra a medalha da Princesa Thirza em um peixe que ele pesca no rio…então, quando ele aparece na casa para devolvê-la à princesinha, Chico fala sobre a sua missão e sobre como deveria ficar com a medalha até a hora de Thirza ir embora, porque o Mago Mor o deixou responsável por protegê-la. É irônico, sim, que Chico esteja responsável por cuidar e proteger a medalha da Princesa Thirza, tendo em vista tudo o que ela representa, mas ele também ainda está envolvido com Clarice, o que não faz o menor sentido, então isso acaba diminuindo o drama e a emoção de todo esse momento… com a medalha de Thirza encontrada, a medalha de Theo, que está em posse de Trévan, começa a brilhar cada vez mais forte, então o vilão percebe que a outra medalha está por perto.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários