Te Amar Dói (Te Quiero y Me Duele) 1x12 – Sombras

“El amor no es suficiente”

Tudo se intensifica no penúltimo episódio da temporada de “Te Quiero y Me Duele”. Caminhos se separam, verdades vêm à tona e um novo furacão ameaça a cidade, trazendo de volta o trauma de tantos anos antes, que deu início às histórias da série. “Sombras” é um excelente episódio em sua missão de nos preparar para o Season Finale, confesso que estou curioso. Empolgado para uma eventual segunda temporada? Não exatamente. Mas tampouco vou abandonar a série se a renovação vier. Enquanto a trama maior de “Te Quiero y Me Duele” ganha novos desdobramentos conforme descobrimos o que fez Lucía Campos mudar de nome e se tornar Luz Martínez procurando ajuda com Roberto, também vemos um pouquinho do sofrimento de DJ, Nacho e Dante…

DJ e Nacho são, sem segredo nenhum, dois dos meus personagens favoritos de “Te Quiero y Me Duele”, e agora eles podem não terminar juntos, embora se amem, porque Nacho tem um pai extremamente homofóbico. Ele já mandou a filha para bem longe de casa por ela ser lésbica, e está fazendo o mesmo com Nacho, com discursos preconceituosos que são angustiantes de se ouvir. Muito amor e muita tristeza naquele áudio que Nacho envia para DJ, dizendo que o ama, mas que precisa ir embora… e é mais triste ainda a sugestão de que ambos podem seguir em frente. Poderiam, na vida real, porque o que eles viveram não vai deixar de ser especial se não for “para sempre”, mas isso não significa que eu esteja preparado para me desfazer desse casal assim.

Quero vê-los juntos e felizes sim!

Dante, por sua vez, está em um impasse na sua relação com Aylín… ela acredita que Dante ainda gosta de Lola e precisa escutar a Camila dizendo que Dante ama a ela e que Lola é apenas sua amiga, mas posso dizer? Com a falta de desenvolvimento que “Te Quiero y Me Duele” deu a esse casal e com como as coisas aconteceram rapidamente depois do término de Dante e Lola? Eu não julgo Aylín por entender as coisas do jeito errado… de todo modo, o destaque de Dante no episódio fica para o quanto ele fica empolgado com um jantar que os pais marcam com ele e no qual ele pretende apresentar Aylín a eles, mas eles não aparecem, como sempre. Afinal de contas, os pais de Dante lhe dão dinheiro, mas são completamente ausentes. E o vemos “lidar” com isso de maneira destrutiva.

Juan Gris e Lola? Me importo bem pouco com os rumos do romance deles.

A grande revelação do episódio fica para a descoberta que Iván Robles bate em sua esposa, assim como batia em Lucía Campos, e foi por isso que ela saiu de casa e pediu a ajuda de Roberto, que inicialmente só “queria ajudar uma mulher desesperada”, e só se apaixonou por ela mais tarde. Sabíamos que Iván não prestava, isso nunca foi um segredo, mas é muito pior do que imaginamos. E quando Iván pega Migue e o leva para sua casa sem autorização próximo ao furacão, cheio de promessas, ele quase consegue convencer Juan Gris de que amava a mãe dele de verdade e a lhe dar uma chance… até Lola aparecer com as últimas coisas que descobriu e jogando tudo na cara de Iván em uma cena forte que antecede uma sequência rápida e angustiante de eventos.

O furacão chegou. E, com ele, possíveis mortes.

O que o Season Finale nos reserva?

 

Para mais postagens de “Te Amar Dói (Te Quiero y Me Duele)”, clique aqui.

 

Comentários