Vencer o Medo – A dissimulação de David

A determinação de Omar.

David Cifuentes ainda vai ser O MAIOR VILÃO de “Vencer o Medo”, eu acho. E eu sei que já estou sentindo muita raiva de toda a sua dissimulação constante. Ele tem uma única missão na vida, desde que descobriu o plano de Omar para descobrir o verdadeiro assassino do pai: dissuadir o sobrinho da ideia. Para isso, ele faz de tudo para trazer o sobrinho para mais perto dele (chega a chamá-lo para morar na sua casa, embora a esposa não goste muito da ideia porque o considera “um mau exemplo” para o filho que vai voltar de um internato em breve), em uma tentativa clara de mantê-lo sempre vigiado… além disso, seus discursos são sempre voltados a convencer Omar de que é perigoso e imprudente seguir “investigando”, e Marcela Durán “é a verdadeira culpada”.

Mas Omar não acredita em nada disso.

Felizmente.

Até porque Omar quer saber a verdade, sempre quis. E ele deve isso a Horácio, também, porque o avô tem o sentimento de que decepcionou Fabián ao não encontrar o seu assassino e “fazer justiça”. Horácio pode até não querer que o neto corra perigo, porque ele está metido em algo muito maior do que ele, é verdade, mas Omar o convence a permitir que ele siga adiante… e a ajudar no que ele já tiver descoberto e averiguado. David está horrorizado – e podemos sentir que o desespero está começando a surgir. Ele coloca uma máscara de ceticismo que mal esconde o seu nervosismo, tentando convencer o próprio pai de que “Omar pode estar em perigo tão próximo de Marcela Durán e seus cúmplices”, mas a narrativa de “Marcela assassina” já não vende mais.

Um dos momentos mais irônicos dessa história toda é o Horácio passando mal na presença de David e, com medo de morrer, ele pede que David ajude Omar a encontrar o assassino do seu irmão – HA! Fico me perguntando se Horácio vai morrer antes de saber do envolvimento de David na morte de Fabián (se não foi ele mesmo quem matou, ele está envolvido de qualquer maneira, certeza), e embora eu gostaria que ele soubesse da verdade, morrer antes de saber de algo assim o pouparia de uma decepção e uma dor terrível. Não será fácil chegar à verdade. Com dinheiro envolvido, tudo está muito bem acobertado. Omar faz de tudo para reabrir a investigação, por exemplo, mas o juiz também é um filho da p*ta vendido que trata de avisar sobre as tentativas de Omar.

É tudo extremamente difícil.

Não sabemos ao certo o quanto Omar desconfia do próprio tio… acho difícil ele pensar que o tio tem algum envolvimento com a morte de Fabián, por enquanto, mas ao menos ele percebeu o quanto David está tentando afastá-lo da investigação: David tenta convencer Omar a todo custo de que Marcela Durán é a assassina, tenta dar um sermão a respeito de “imprudência” em Omar, e até faz uma chantagem emocional dizendo que ele precisa pensar “na dor que pode causar ao Horácio”, mas Omar sabe que o avô não pode morrer sem saber de verdade o que aconteceu com o próprio filho… portanto, ele vai seguir investigando, custe o que custar. E tem um tablet e uma caneta que podem levar Omar até o verdadeiro culpado. Ele só precisa convencer o tio de que “deixou isso para lá”.

De fato, Omar Cifuentes se meteu em uma zona perigosa quando foi ao bairro como Beto. Ele está sendo acusado de “roubar mercadoria” da Dosis (quando, na verdade, está sendo usado como bode expiatório pelo verdadeiro traidor), o que seria o suficiente para mantê-lo o mais longe possível do bairro, mas Omar/Beto é uma pessoa boa, e ele quer salvar Sancho, o melhor amigo, e Yahir, o garoto que é namorado de Areli, que estão ambos envolvidos até o pescoço e com a vida correndo perigo… “Vencer o Medo” mostra um pouco de como “sair de uma gangue”, depois que se está tão envolvido como o “Beto” estava, não é fácil, e é angustiante vê-lo sendo espancado quase até a morte e levado para uma ponte, de onde pretendem jogar o seu corpo depois de “terminar o serviço”.

Ironicamente, quem salva a vida de “Beto” quando ele está praticamente sem vida é o Rommel. Ele consegue convencer Yeison de que ele mesmo quer acabar com a vida de Beto (todos sabem da rixa que sempre existiu entre eles por causa de Marcela), e o pessoal da Dosis é burro o suficiente para deixar o Rommel sozinho com ele. O próprio Rommel queria mesmo a morte de “Beto”, mas ele já teve a sua vida salva uma vez por ele e está “devolvendo o favor” agora, mas diz que da próxima vez será diferente… quando Omar é levado para casa, é triste ver o desespero de Horácio com o neto quase morto, e é tudo o que David precisava para falar que “ele se colocou em perigo de novo” e acusá-lo de estar preocupando Horácio e mandar que Omar “pense no que está fazendo com o avô”.

David está de olho.

Ele vai fazer de tudo para não ser descoberto.

 

Para mais postagens de “Vencer o Medo”, clique aqui.

 

Comentários