Friends 1x03 – The One with the Thumb

“Oh! Satan’s minions at work again!”

A PHOEBE É MARAVILHOSA DEMAIS! Exibido em 06 de outubro de 1994, “The One with the Thumb” é o terceiro episódio de “Friends”, e o primeiro episódio a dar uma história para Phoebe, que já estava brilhando em pequenos momentos e comentários dos episódios anteriores… aqui, no entanto, Phoebe está incomodadíssima com o fato de que “500 dólares apareceram na sua conta”: ela não quer ficar com um dinheiro que não é seu, mas tampouco gosta da ideia de ter que conversar com o banco… a cena na qual ela conta o seu “problema” para os amigos é maravilhosa, com a lógica de Rachel sobre como “se ela gastar o dinheiro, serão ‘compras’”, o sarcasmo sempre maravilhoso de Chandler e a Phoebe explicando o que ouviria se comprasse botas com esse dinheiro…

A saga de Phoebe é HILÁRIA! Inclusive, assim como a Rachel, gostaria muito de saber que banco é esse o dela (os 500 dólares de bônus e o telefone de presente depois de Phoebe falar sobre o erro cometido!), e eu adoro como a história “se resolve” de uma maneira perfeitamente irônica, quando Phoebe resolve dar os 1.000 dólares (e o telefone) extras para uma mulher na rua e, como ela quer retribuir de alguma maneira, Phoebe aceita que “ela lhe pague um refrigerante” – então, Phoebe encontra um dedão (!) dentro da latinha de refrigerante e é indenizada com 7.000 dólares pela empresa responsável. Agora, ela tem muito mais dinheiro que antes do qual “se livrar” embora, nesse caso, eu precise dizer que a Phoebe mereceu esse dinheiro, sabe? Mas tudo bem.

Chandler também está em uma história interessante… enquanto ajuda Joey a ensaiar para um teste que ele vai fazer, Chandler “precisa” ensiná-lo a fumar e, depois de 3 anos sem fumar, ele acaba retornando – e os amigos passam o episódio inteiro tentando fazer com que ele pare com esse vício, mas o Chandler não consegue se controlar! Gosto de como o Chandler tem um bom humor físico, e como ele nos entrega aquela divertida cena no seu escritório, trabalhando enquanto fuma escondido e, entre uma tragada e outra, ele esconde o cigarro acesso dentro de uma gaveta (!), e depois ele espirra um aromatizador e espalha o cheiro com um ventiladorzinho – pouco antes de, é claro, abrir a gaveta, dar mais uma tragada no seu cigarro e recomeçar o processo.

Uma das cenas mais divertidas do episódio, inclusive, vem graças ao Chandler, quando ele se revolta contra os protestos dos amigos e fala sobre como tem, sim, um vício, mas pergunta se eles “não podem aceitá-lo apesar dos seus defeitos”, e então ele expõe o que o incomoda em cada um dos demais: o fato de a Phoebe ficar mastigando o cabelo; a maneira como a Monica faz um barulho estranho quando ri; a maneira como Joey estrala os dedos o tempo todo; a forma como Ross pronuncia “excessivamente” as palavras; e, com isso, ele estabelece o CAOS. É uma cena tão divertida quando todos se voltam uns contra os outros, começam uma discussão generalizada e o Chandler simplesmente sai, feliz e tranquilo, fumando o seu cigarro como ele queria.

Só há uma pessoa que pode fazê-lo parar: Alan.

Alan é o novo namorado da Monica… alguém que ela demora para apresentar aos amigos porque eles são “como coiotes”, e ela quer poupar o cara disso – e ela mesma. Surpreendentemente, no entanto, todo mundo parece amar o Alan quando o conhecem… e é o primeiro namorado de Monica de quem todos gostam de verdade. É profundamente hilário como todos idolatram o Alan, fazem de tudo para passar mais tempo com ele e conhecê-lo melhor, e como começam a agir como se eles mesmos estivessem namorando o Alan – e nós meio que sabemos que isso só pode significar uma coisa: que a Monica, a pessoa mais importante dessa relação, não vai estar assim tão apaixonada pelo Alan quanto todos os seus amigos.

Por isso, antes de terminar com ele, Monica se senta para conversar com eles: ela sabe que Alan vai ficar bem… quem lhe preocupa são os outros cinco. A cena do término é UMA DAS COISAS MAIS ENGRAÇADAS DESSE INÍCIO DE SÉRIE, com Rachel, Phoebe, Joey, Ross e Chandler reagindo à notícia de que Monica vai terminar com Alan como um namorado carente reagiria ao ser dispensado, e o texto de “Friends” funciona muito bem durante toda a cena! A última piada ironicamente perversa do episódio é o fato de Alan realmente até aceitar bem o término e comentar que ele estava se divertindo passando um tempo com Monica, mas os amigos dela são um problema, porque “ele não os suporta”. Esse terceiro episódio é o mais divertido dos três primeiros!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários