Novela 1x07 – Gatos e Ratos

“Essa é uma prova de fogo…”

O mais legal de “Novela” é JUSTAMENTE ver os exageros que são uma mistura de paródia e homenagem ao gênero telenovela, mais ou menos como “Schmigadoon!” faz com filmes musicais, e “Gatos e Ratos”, o penúltimo episódio da série, tem muito disso, conforme “Rebote do Destino” entra em sua reta final e uma série de clichês de telenovelas vêm à tona, como o sequestro da mocinha… também devo dizer que eu me diverti muito com todo aquele diálogo sobre “a van verde musgo” do João Marcelo com a Daphne, que é o que dá o pontapé inicial para grandes descobertas em relação aos vilões da novela e tudo o mais. Nada ali é para ser levado, de verdade, a sério, e é justamente isso o que torna assistir “Novela” tão gostoso e tão divertido!

Isabel caíra da escada, no melhor estilo “Senhora do Destino”, no fim do episódio anterior. Nesse episódio, ela está no hospital enquanto Isadora está deixando a casa dos Porto Carrero, dramaticamente deixando para trás o vestido de noiva para que “Chiara entregue a Isabel” ou qualquer coisa assim, e então temos uma reviravolta interessante: ISADORA É UMA DAS VILÃS DE “REBOTE DO DESTINO”. Toda a sequência de Isadora chegando ao hospital com uma máscara para cobrir sua identidade é sensacional e hilária, então ela dopa Isabel e a sequestra em uma cadeira de rodas, e descobrimos que ela estava o tempo todo mancomunada com Tobias (!), um plano de Lauro Valente para dar mais importância ao personagem de Jorge, seu namorado na vida real.

A diversão é garantida pelo exagero e pelo absurdo, e “Novela” ganha algumas das suas melhores cenas… a dupla de vilões formada por Isadora e Tobias, que foram concebidos originalmente por Isabel em sua ideia para a novela e se chamavam Bruna e Cícero, é o que ela descreve como “um casal de vilões loucos e adoráveis”, do tipo que o público adora assistir. “Rebote do Destino” parece uma grande comédia, e eu gosto de como “Novela” encontra a sua forma de fazer humor do jeito mais tosco e competente possível – eu dei gargalhadas sinceras em todas as vezes em que o termo “prova de fogo” foi citado durante o episódio e os vilões começavam a dançar e a cantar “Prova de Fogo”, da Wanderléa. Quer dizer, tinha como ser mais engraçado?!

A trama dentro de “Rebote do Destino” se encaminha, então, para a sua conclusão, com todo aquele crescente de sequestro, descoberta de verdadeiros vilões e tudo o mais, enquanto o Felipe, do lado de fora da novela, se convence cada vez mais de que Isabel está apaixonada por ele… afinal de contas, ele assiste à novela e ele vê como Isabel olha para João Marcelo, e agora ele espera que eles possam ficar juntos quando (se?) ela sair de dentro da novela, o que eu preciso dizer que é absolutamente fofo, e eu gosto de como “Novela” está se encaminhando para um possível final romântico e novelesco tanto dentro de “Rebote do Destino” quanto fora dela. O que será que o último episódio (da temporada?) de “Novela” nos reserva? Vamos dar uma olhada!

 

Para mais postagens de “Novela”, clique aqui.

 

Comentários