[Season Finale] Novela 1x08 – Tudo acaba quando termina

“Será que existe amor depois do fim da novela?”

O ÚLTIMO EPISÓDIO DE “NOVELA” E O ÚLTIMO CAPÍTULO DE “REBOTE DO DESTINO”. Quer dizer… será? Divertido e surpreendente, “Tudo acaba quando termina” traz risadas, um plot twist muito bacana e um final aberto que nos deixa com gostinho de “quero mais”, e eu preciso dizer: EU AMEI ESSA SÉRIE! Eu acho que é uma comédia extremamente competente que se permite absurdos e exageros, enquanto parodia e homenageia o gênero telenovela, brincando com seus clichês, com seus estilos de narrativa e ainda faz referências diretas a grandes obras da teledramaturgia brasileira, como quando João Marcelo sai pelado de casa, como em “O Astro”, ou quando a vilã interpretada por Grazi termina a novela dando uma banana, como em “Vale Tudo”.

Apaixonado por novelas, não tinha como eu não amar!

No começo do episódio, ainda estamos no penúltimo capítulo de “Rebote do Destino”, dando continuidade àquela sequência icônica, absurda e hilária que vimos no último episódio, com Isabel e João Marcelo sequestrados, Roberto Porto Carrero se revelando o verdadeiro vilão da novela, a “prova de fogo” (com direito aos vilões cantando mais uma vez a música, o que novamente me arrancou uma gargalhada sincera!) sendo Roberto mandando Isabel matar Daphne, a delegada que é a sua própria mãe… enfim, tudo dramático, exagerado e, ainda assim, conseguimos pensar em uma série de novelas que usaram um ou outro elemento presente ali. Adoro como as coisas escalam e como temos até um zumbi a la “The Walking Dead” e uma morte a la “Exterminador do Futuro”.

Então, Lauro Valente se pergunta o que ele vai fazer no último capítulo depois dessas últimas reviravoltas… e eu gosto de como o Season Finale de “Novela” é a festa do último capítulo de “Rebote do Destino”, porque eu adoro poder acompanhar um pouquinho desse ambiente… e é interessante se imaginar no lugar daquela repórter ou da audiência que teria assistido “Rebote do Destino” realmente acreditando que aquilo tudo foi escrito por Lauro Valente: realmente, seria uma novela disruptiva e Lauro Valente pareceria um gênio respondendo à pergunta sobre spoilers dizendo que “ele não faz ideia do que vai acontecer”. Mas sabemos que, na verdade, ele roubou uma ideia de Isabel e, no fim das contas, a novela foi toda dela, porque ela mudou tudo…

Lá de dentro.

O último capítulo de “Rebote do Destino” é um evento, naturalmente, mas o destaque fica para a relação de Isabel e João Marcelo, que é apresentada em paralelo à espera de Felipe – Felipe, o intérprete de João Marcelo e que sempre foi apaixonado por Isabel, está na festa do último capítulo com o mesmo figurino de seu personagem no dia do casamento, esperando que, quando a novela terminar, Isabel saia de dentro da tela, finalmente, e perceba que está apaixonada por ele, porque ele é, de certa maneira, o João Marcelo. Isso se torna um evento à parte e Felipe está construindo uma expectativa que poderia ser um elemento fascinante de uma segunda temporada para “Novela”: quer dizer, Isabel se apaixonou por João Marcelo, o personagem de Felipe?

Aonde isso coloca Felipe? Com ciúmes do homem que ele interpretou?

É promissor.

Dentro da novela, João Marcelo pede Isabel em casamento de forma inesperada e na situação mais absurda, mas depois eles ganham uma cena absurdamente fofa na qual ela o faz se ajoelhar porque “é o que a audiência ia querer”, e quando ela o beija e eles vão para o intervalo comercial, ela tem um monólogo sentido sobre como ela gostaria que aquilo fosse real… mas não é. João Marcelo ainda é apenas um personagem e, depois que eles se casarem, ela vai sair da novela e eles nunca mais vão se ver… não existe “felizes para sempre” para eles. E isso é meio doloroso, na verdade. E é então que a série deliciosamente nos surpreende com uma reviravolta maravilhosa que nos deixa torcendo para que possamos retornar para esse universo algum dia… porque João Marcelo toma consciência.

Ele começa a se tornar uma pessoa de verdade.

Durante o intervalo comercial da cena do casamento, João Marcelo “desperta”: é a primeira vez que ele não para junto com os demais personagens, o que deixa Isabel profundamente feliz, porque talvez haja uma esperança de eles serem “felizes para sempre” no fim das contas. Quando a novela retorna, no entanto, pouco depois de ele dizer que a ama, o João Marcelo personagem não se lembra do que aconteceu. Então, Isabel diz “não” durante o casamento, tudo para impedir que a novela termine: assim, ela poderá ter mais intervalos comerciais com João Marcelo, conforme ele se torna mais uma pessoa real e os dois descobrem uma maneira de sair dali juntos. É muito bom como fica aquela dúvida sobre o fim de “Rebote do Destino”, e eu acho que seria um excelente final para a novela…

Eu gosto de finais abertos e com esperança.

E isso ecoa na série em si. GOSTEI BASTANTE! Uma experiência maravilhosa.

 

Para mais postagens de “Novela”, clique aqui.

 

Comentários