Friends 1x12 – The One with the Dozen Lasagnas

“Don’t you wanna know about the sex?”

TCHAU, PAOLO! Exibido originalmente em 12 de janeiro de 1995, “The One with the Dozen Lasagnas” é o décimo segundo episódio de “Friends” e traz, finalmente, o fim da história de Rachel e Paolo, o italiano que mal fala inglês que ela conhecera no episódio do blecaute, enquanto ela e Phoebe estavam procurando pelo dono do gato que atacou o Ross na sacada… Paolo tem poucas participações, na verdade, mas ele é constantemente mencionado desde o episódio do blecaute, mesmo quando não aparece, para mostrar aos espectadores (e a Ross) que “ele não é apenas uma coisa passageira”. E, agora, Rachel está prestes a dar um passo importante na relação deles, já que eles estão planejando viajar e passar um fim de semana juntos.

Até que tudo vai por água abaixo porque o Paolo é um grande de um babaca. Paolo aparece no trabalho de Phoebe para receber uma massagem e a assedia, e eu deixo aqui registrado que é desconfortável assistir à cena e à maneira como ela é tratada como “comédia”, mas felizmente o episódio usa isso para excluir o Paolo da figura e, ainda por cima, fortalece a amizade de Rachel e Phoebe de uma maneira convincente e bonita. Porque Phoebe chega no Central Perk com um mau-humor terrível depois do que aconteceu, e acaba desabafando com Ross, Monica, Joey e Chandler, e então ela se pergunta se ela deve contar a verdade para Rachel – Ross, naturalmente, acha que ela deve contar imediatamente, porque sabe que esse será “o fim de Paolo”.

E Phoebe o faz. Gosto muito da cena de Phoebe e Rachel, e de como Phoebe se importa com ela, fala sobre como a amizade é o mais importante para ela e que mesmo que elas não se conheçam há tanto tempo, ela quer lhe dizer algo. Tudo bem que é uma série de comédia e tudo é pensado para se resolver “o mais rápido possível” (a não ser, é claro, tramas longas como a própria de Ross e Rachel), mas eu gosto muito do fato de a Rachel não duvidar da palavra de Phoebe em nenhum momento, e de como ela dispensa o Paolo exatamente como deve fazer, e Phoebe é uma das pessoas que estão lá para consolá-la. Eu sinto que, de alguma maneira, esse episódio é essencial para fortalecer a amizade de Rachel e Phoebe, que se conheceram no início da série.

Ross, por sua vez, quer aproveitar a oportunidade para se aproximar de Rachel. Afinal de contas, ele conseguiu finalmente se livrar de Paolo, embora o erro tenha sido inteiramente de Paolo e ele nem tenha precisado interferir, mas talvez o Joey tenha razão quando diz que “ele está na friendzone”. Rachel aceita o seu abraço e o seu apoio, mas fala sobre como “não quer pensar em outro homem, não quer ver outro homem, não quer nem estar perto de outro homem”, o que o deixa totalmente desconcertado… quem disse que seria fácil?! Ross também tem, nesse episódio, toda uma história com o sexo do bebê que Carol está esperando: inicialmente, ele não quer saber, mas a Rachel acaba contando sem querer no fim do episódio, e isso o deixa feliz e, quem sabe, apavorado?

É como se a ficha da responsabilidade caísse naquele momento.

Por fim, é preciso comentar que JOEY E CHANDLER TÊM UMA HISTÓRIA INCRÍVEL NESSE EPISÓDIO! Como comentei em minha última review, o apartamento dos meninos apareceu pela primeira vez no episódio anterior, e esse episódio traz toda a história da mesa que o Joey quebra. Toda a história de o Joey e o Chandler terem que comprar uma mesa nova já gera bons momentos, porque eles agem como um casal dando um grande passo (as “briguinhas” na loja ao escolher a mesa são SENSACIONAIS!), mas o fato de no fim eles escolherem uma mesa de bilhar é uma das melhores coisas dessa temporada! Como eu amo vê-los jogando! E isso nos permite ver, pela primeira vez, a versão competitiva da Monica, que ainda gerará momentos icônicos!

Que venha o futebol americano!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários