Dark Matter (Matéria Escura) 1x03 – The Box

A fuga.

Esse me pareceu bastante um episódio de transição… deixamos de lado a vibe mais introdutória dos dois primeiros episódios de “Dark Matter” e entramos em uma fase na qual Jason está correndo perigo o tempo todo – e terminamos com a partida de Jason Dessen e Amanda Lucas sabe-se lá para onde… A SÉRIE VAI PEGAR FOGO DAQUI PARA A FRENTE! “The Box”, terceiro episódio de “Dark Matter”, foi lançado no último dia 15 de maio, e novamente consegue se dividir muito bem entre as duas realidades principais de Jason: uma na qual, há mais de 15 anos, ele escolheu Daniela e decidiu se casar e formar uma família com ela; outra na qual ele decidiu que não estava pronto para esse passo e focou no trabalho; e, agora, os “Jasons” estão invertidos.

Acompanhar o Jason2 na realidade do Jason protagonista da série é um pouco angustiante – particularmente, eu fico sempre em dúvida sobre o que ele pode fazer. Por ora, ele está tentando se adaptar, tentando “passar despercebido”, e juntar o máximo de informação que ele puder… e nem Daniela nem Charlie parecem suspeitar que “alguma coisa está errada”, embora Daniela faça um comentário sobre o seu “jogo de sedução” e tudo o mais. Quando ele descobre que vai haver um jantar na casa deles no dia seguinte, ele leva Charlie para sair e comprar coisas, enquanto solta perguntas certeiras que o ajudam a saber informações sobre os convidados que virão para o jantar, e com uma estranheza aqui ou ali, Jason2 consegue se sair bem de toda a situação.

Mas é o Jason preso no universo de Jason2 que realmente nos importa… e várias cenas dele são angustiantes. Preso, e interrogado, depois do assassinato de Daniela2, Jason está tentando entender qual é a dinâmica daquele mundo, as reações de Leighton e a “sua” própria participação em todos esses eventos… e, então, ele tenta conseguir o máximo de informação que puder sobre Jason2, inteligentemente fingindo ser ele mesmo e “estar confuso”. Gosto muito de ver esse Jason que explora, que descobre. Com alguns questionamentos sobre “não ser quem acha que é, mas quem as outras pessoas dizem que você é”, Jason consegue adentrar nos trabalhos de Jason2 e começar a entender a caixa criada por ele, capaz de permitir a sobreposição…

E a viagem entre realidades distintas.

As coisas até parecem estar indo razoavelmente bem, até o Leighton descobrir que ele é “um impostor”. “Dark Matter” tem uma virada espetacular naquele momento, e eu fiquei um tanto desesperado enquanto assistia às cenas, enquanto ele era espancado e acusado de “roubar o lugar do Jason que ‘eles conhecem e amam’”, e a série intensifica todo esse ataque brutal o intercalando com cenas de Jason2 em uma “vida tranquila” na outra realidade, que a que ele escolheu… foi ele quem escolheu ficar para trás e mandar aquele Jason para a sua própria realidade. Ele deve ter criado tudo isso pensando nisso desde o começo, na verdade! Mas não é nada que o Jason possa dizer no universo do Jason2, nem tampouco algo em que eles acreditariam…

Então, ele apanha. E parece sem esperanças.

Até que Amanda Lucas se junta a ele. E QUE SEQUÊNCIA INTERESSANTE! Amanda o ajuda a escapar, e em parte eu cheguei a duvidar de suas intenções, mas acho que ela quis mesmo ajudar, no fim das contas… e Jason e Amanda chegam ao hangar no qual a caixa desenvolvida por Jason2 está – nenhum dos dois tem pleno conhecimento de como a caixa funciona, mas os dois sabem alguma coisa, que talvez seja o suficiente para ajudá-los a escapar de Leighton, cada vez mais violento. E eu acredito que, agora, “Dark Matter” vai ter uma nova virada promissora! Afinal de contas, Jason e Amanda conseguiram escapar daquele universo que quer destruí-los a qualquer custo…mas onde eles foram parar, afinal?! Estou muito curioso para saber para onde essa série nos levará!

 

Para mais reviews de “Dark Matter”, clique aqui.

 

Comentários